Como fazer seu bar crescer e atrair mais clientes? Confira 5 dicas simples
Não é raro encontrar, em qualquer canto do país, casos de sucesso de bares com conceitos diferenciados que conquistaram a clientela e passaram a faturar bastante. Por outro lado, quem nunca passou na frente de um bar que estava, como se costuma dizer, “às moscas”?
Um ambiente agradável, bom atendimento, preço adequado, um cardápio bem planejado, tudo isso é essencial para atrair clientes. Mas veja bem: isso é essencial — o mínimo que os clientes esperam. Para fazer seu bar crescer, é preciso ir além do básico bem feito.
A boa notícia é que “ir além” também não é tão complicado assim. Na verdade, nós temos algumas dicas simples nas quais você pode se inspirar.
1. Torne-se um bom administrador de negócios
O setor de bares e restaurantes tem muitos empreendedores criativos e apaixonados. Porém é essencial balancear esses aspectos com uma dose de racionalidade. Ou seja, você também precisa saber como gerenciar e administrar essa empresa que é o bar.
Isso envolve várias atividades, como gestão de estoque e relacionamento com fornecedores, gestão de pessoas, administração financeira, definição de preços e até a contabilidade para bares e restaurantes, que é bastante específica.
Por mais paixão que você tenha pelo seu negócio, você quer que ele dê lucros, certo? Então, é indispensável ter noção de todos esses aspectos “menos divertidos” da administração — além da decoração, atendimento, comidas e bebidas.
Ainda nesse tópico, é interessante dedicar bastante tempo e esforço para conhecer todos os processos. É claro que você pode se concentrar naqueles que domina melhor — a cozinha ou o atendimento, por exemplo —, mas é essencial ter uma visão holística.
Olhando o todo, você pode tomar decisões mais estratégicas e evitar que algum detalhe fuja do controle, fazendo com que tudo se perca.
2. Entenda onde você pode melhorar
Ouvir críticas sobre um negócio ao qual você se dedica tanto pode não ser confortável — mas é essencial para entender onde melhorar para agradar ainda mais a seus clientes. Afinal, em meio à correria do trabalho, é natural que algumas coisas passem despercebidas.
Por isso, leia atentamente as mensagens que chegam pelas redes sociais do bar, bem como as avaliações em ferramentas como o Google Meu Negócio — e encoraje seus clientes a dar opiniões nessas plataformas. Você também pode enviar pesquisas de satisfação por email e WhatsApp, além de ficar com os ouvidos bem sintonizados para captar conversas ali mesmo no bar. Instrua seus colaboradores a fazer o mesmo.
É claro que algumas críticas e sugestões podem ter pouco fundamento — como diz o ditado, “falar é facil”, não é mesmo? Mas mantenha sempre a mente aberta para receber feedbacks. Depois você pode filtrar, com calma, o que é realmente proveitoso.
Até porque, se você está tendo dificuldades para fazer seu bar crescer, mesmo fazendo tudo aparentemente certo, é só ouvindo seus clientes que você vai descobrir o que precisa mudar.
3. Atraia clientes, mas também fidelize
Essa é uma dica conhecida, mas que sempre deve ser repetida: mais importante que trazer novos clientes para o bar é convencer aquelas que já conhecem a voltar. Afinal, a atração de clientes é mais custosa e difícil do que as estratégias de fidelização.
Para atrair clientes, você pode apostar em uma fachada atrativa, investimentos em divulgação e promoções, parcerias com outras empresas. Também é possível criar eventos ou participar de programações da sua cidade — como as “restaurant week”, por exemplo. Outra estratégia popular é se inscrever em clubes de desconto, como os de jornais.
Já para a fidelização, o primeiro passo é encantar o cliente, claro, prestando um atendimento de primeira. Além disso, invista no relacionamento: envie a programação da semana, mande mensagens no aniversário, ofereça um chope grátis ou outro agrado para os clientes mais assíduos, converse com eles sobre as próximas novidades do bar, etc. Você também pode criar um programa de fidelidade com recompensas a cada 5 ou 10 pedidos.
Para o primeiro e o segundo caso, é imprescindível que você conheça o público-alvo do seu bar. Somente conhecendo o perfil de consumo dos seus clientes é que você será capaz de oferecer as melhores promoções, brindes assertivos e mesmo fazer marketing nos canais mais adequados para impactá-los.
Quanto mais próximo dos clientes você e seu bar forem, mais eles se sentirão à vontade para retornar. Quem sabe, seu estabelecimento se torna aquele onde o cliente “bate ponto”.
4. Tenha criatividade no conceito e nas experiências
Diferente de um mercado ou farmácia, que a gente frequenta porque precisa, bares são locais que os clientes escolhem de acordo com seu gosto pessoal. Frequentar um certo tipo de bar é algo que faz parte da personalidade das pessoas.
Por isso, é indispensável que seu bar tenha um conceito bem definido — e que este fique claro em cada aspecto da experiência. Da decoração aos nomes dos itens do cardápio, o estilo de atendimento, os copos em que os drinks são servidos… Tudo precisa se conectar ao conceito.
Dito isso, é interessante pensar em outras experiências que você pode agregar ao bar. Uma atração musical ao vivo, um karaokê ou fliperama, um evento com um cardápio único, chopes e drinks especiais, combos de comida e bebida. Até uma parede bonita para os clientes tirarem fotos para o Instagram pode fazer seu bar se destacar diante da concorrência.
Isso porque, no fim das contas, o que importa é se destacar. Tornar seu bar uma opção única na região. Comida e bebida é algo que todo bar oferece, então tente pensar em atrativos que só você pode oferecer.
5. Mexa em time que está ganhando, sim
Nossa última dica é não “se acomodar” — ou acreditar que está fazendo tudo certo e não deve mudar. É claro que você não pode fazer as coisas sem pensar, mas criar novidades é algo que precisa estar na sua rotina.
Seja um novo drink, chopes super diferentes, ou um novo prato no cardápio, uma mudança na decoração ou participação em eventos diferentes: as novidades ajudam a manter os frequentadores sempre interessados e gera curiosidade em potenciais novos clientes. Afinal, quem nunca foi a algum bar que não conhecia para provar um prato diferente?
Além disso, não tenha medo de abraçar inovações no setor, como o autosserviço de chope, comanda eletrônica ou um sistema de auto-atendimento de pedidos. Essas inovações, quando adotadas na hora certa, podem se tornar um daqueles diferenciais que citamos anteriormente, que vão atrair e fidelizar clientes.
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