Por que ter autosserviço de chope no bar?

Apostar no autosserviço de chope se torna diferencial de atendimento e lucratividade para novos e antigos negócios

3 de outubro de 2022 Raquel Xavier

Por que ter autosserviço de chope no bar?

Por que autosserviço de chope?

Ter acesso às torneiras de chope do bar parece ser um sonho de diversos clientes. Mas, isso já se tornou realidade em bares que aderiram ao autosserviço de chope em seus estabelecimentos. Nesse sistema, o cliente se cadastra no balcão e recebe um cartão pré ou pós pago. Ao aproximar o cartão da tela, o sistema libera a torneira e começa a contabilizar a quantidade colocada no copo. São diversas as vantagens, tanto para os clientes quanto para os bares.

Uma incrível experiência de consumo de cerveja para o cliente;

Controle de fluxo e de desperdício;

Cobrança pela quantidade servida;

Agilidade no atendimento;

Base de dados sobre o consumo.

A experiência do cliente com o autosserviço de chope

O modelo de autosserviço em geral já vem se popularizando no Brasil há alguns anos. Hoje em dia, caixas de autoatendimento, por exemplo, são cada vez mais comuns em grandes comércios. Sistemas como esse dão maior autonomia ao cliente, proporcionando uma melhor experiência. Além disso, o fluxo de atendimento fica mais ágil, causando menos filas. Segundo uma pesquisa publicada no portal Retail Dive, cerca de 76% dos consumidores preferem não interagir com atendentes ao ir ao mercado, assim, utilizando tecnologias de autoatendimento.


Algo parecido acontece em bares e restaurantes que aderem ao sistema de autosserviço de chope. O cliente deixa de ter uma experiência passiva, onde precisa aguardar para ser atendido e, ainda, esperar que seu pedido chegue à mesa. Nesse sistema, o cliente se serve no momento que quiser e paga exatamente pela quantidade que coloca no copo. Assim, a experiência torna-se justa e ainda mais atrativa, já que isso possibilita que o cliente experimente mais variedades de chope. E são vantagens como essas que fazem com que esse cliente retorne ao estabelecimento. Além disso, em sistemas como o da myTapp, pioneira nesse mercado, o consumidor final pode ter acesso a um cartão próprio e recarregá-lo pelo aplicativo. Assim, este se torna ainda mais fiel ao bar e à tecnologia.

O que seu bar ganha com o autosserviço de chope?

Além de ser um modelo justo para todos os lados, o sistema de autosserviço permite uma melhor gestão a bares e restaurantes. Com o uso de tecnologia conectada diretamente aos barris de chope, gerentes e gestores têm acesso a dados precisos sobre suas vendas. A partir dessas informações, podem ser feitos planejamentos financeiros e ações de marketing bem direcionadas. São dados como:



  • Quantos litros ainda restam no barril;
  • Qual tipo de chope mais vende no seu bar;
  • Quais são os dias e horários de maior movimento;
  • Quantos litros de chope são consumidos por noite;
  • Qual produto traz maior rentabilidade;
  • Quanto líquido é desperdiçado em cada barril.

Evite desperdício de chope

Esse último item é uma das questões que mais preocupa donos de bares. O desperdício de um barril pode ultrapassar 20% do seu total. Nessa conta entram sangrias, provas e colarinhos, por exemplo. Já com o sistema de autosserviço, de acordo com estudos da myTapp, o desperdício é reduzido a 5% do barril. Dois fatores principais ajudam a explicar esse número.

  • Novos esquema para “provinhas”: como vimos, o sistema preza pela cobrança justa do que é colocado no copo. Assim, o cliente final tem liberdade para consumir alguns mililitros de cada cerveja sem ser cobrado pelo copo cheio. Ao mesmo tempo, o bar não precisa disponibilizar as famosas “provinhas” gratuitamente, evitando desperdícios.
  • Sistema Poupa Chope: O Poupa Chope é um aparelho conectado à linha de chope entre o barril e a torneira. Sua função é bloquear a linha quando o líquido do barril acabar. Essa ação impede que entre gás na linha, assim, é possível trocar de barril sem precisar desperdiçar cerveja na sangria. Além disso, com a linha bloqueada, o equipamento evita que a bebida acumulada na mangueira seja derramada durante a troca de barril. Assim, quando o novo barril é conectado, o chope que já estava na linha da torneira é o primeiro a sair, evitando assim o desperdício do líquido novo.

Um novo conceito de atendimento ao cliente

O consumidor já está maduro para tecnologias de autoatendimento. Inclusive, uma parcela prefere esse tipo de serviço. Como vimos, o autosserviço traz maior agilidade à experiência do cliente. Todavia, esse sistema para bares e restaurantes não têm o objetivo de substituir o atendimento tradicional. Na verdade, ele potencializa o trabalho dos garçons, por exemplo.

Enquanto os clientes vão às torneiras para se servir, a equipe do bar tem mais tempo para auxiliar pessoas com mais dificuldade e servir pratos de comida com mais rapidez. Além disso, o garçom também terá momentos de atendimento consultivo, quando poderá apresentar a carta de chopes do estabelecimento, auxiliando o cliente na sua escolha e tirando dúvidas.

Está considerando utilizar o autosserviço de chope em seu bar? Conheça a myTapp, pioneira do sistema no país.

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