Cardápio de bar: como criar um incrível e se destacar

O cardápio é um dos pilares do sucesso de um bar. Muitas vezes, é o fator decisivo para um cliente ir (ou não) até lá. Tenha cuidado na escolha dos pratos e aproveite as nossas dicas!

26 de setembro de 2022 Raquel Xavier

Cardápio de bar: como criar um incrível e se destacar

Criar um cardápio de bar pode ser desafiador. Enquanto alguns clientes querem apenas uma porção de batata frita, outros querem uma experiência única. Para atender às necessidades de todos eles, é preciso jogo de cintura e, claro, planejamento.

O cardápio é um dos pilares do sucesso de um bar. Muitas vezes, é o fator decisivo para um cliente ir (ou não) até lá. Por isso, tenha cuidado na escolha dos pratos e aproveite as nossas dicas!

Planejando o cardápio do bar

Antes de decidir a comida que será vendida, é preciso planejar o cardápio. Quem são seus clientes, quais são seus hábitos e como costumam pedir a comida no bar. Eles são profissionais ou estudantes? Preferem algo luxuoso, mais elaborado, ou algo mais simples?

Tudo isso irá definir o cardápio do seu bar, desde a comida até o design. E também há outros fatores envolvidos, que vêm antes da comida, e é por eles que vamos começar.

Os itens do cardápio do seu bar devem ser versáteis

A utilização cruzada dos itens do menu reduz a deterioração dos alimentos e permite que você use ingredientes em mais de um prato. Por exemplo, se você oferecer um molho caseiro que vai tomate e manjericão, tente oferecer outros itens com eles. Também é uma boa ideia atualizar seu menu periodicamente e remover itens fora de época.

Compre ingredientes locais

Podem ser vegetais e frutas, carne, aves, frutos do mar e inclusive a cerveja. As pessoas adoram alimentos locais, de preferência aqueles que foram cultivados ou criados de forma sustentável.

Com um melhor sabor, mais frescos, menos impacto ambiental e ajudando a impulsionar sua economia local, os alimentos locais são uma ótima maneira de agregar valor percebido ao menu do seu bar e ajudar a destacar sua marca.

Fique atento ao custo dos alimentos

Para manter os lucros e os preços acessíveis para os clientes, cada item do menu do bar deve ter o preço calculado para ser possível determinar o seu custo – a quantia real que custa para você preparar o prato.

Ingredientes caros resultarão em pratos caros. Isso não significa que os alimentos que você compra devem ser os mais baratos possíveis – a qualidade é o aspecto mais importante da criação dos itens do seu cardápio -, mas você precisa equilibrar os custos altos e baixos dos alimentos para obter uma boa margem de lucro e nunca ter prejuízo.

Tenha pratos de fácil preparo

A menos que você tenha um estabelecimento super requintado, os pratos feitos na cozinha do bar precisam ser rápidos. É preciso eficiência para não deixar nenhum cliente esperando.

Qualquer item do cardápio que tenha uma apresentação exigente pode atrasar a equipe da cozinha. Você ainda pode oferecer ótimas apresentações, mas tente manter o mais simples possível.

Facilite a escolha dos clientes

A escolha é um processo de decisão, e a maioria das pessoas não decidem só com base em simples informações. Por isso, crie atalhos para facilitar a escolha dos clientes. Algumas dicas para isso são:

  • Para facilitar a leitura, separe as comidas das bebidas. Se puder, faça cardápios separados;
  • Crie títulos atrativos em grupos de pratos, como “Os mais pedidos”;
  • Coloque imagens nos principais pratos do seu cardápio;
  • Não arredonde os preços, utilize valores fracionados;
  • Não coloque alteração de valores a caneta ou fita adesiva! O cliente terá a impressão que o preço aumentou e pode se sentir enganado;
  • Coloque imagens dos pratos reais do seu bar, com boa qualidade e coloque uma legenda em cada um indicando qual prato é aquele;

E ainda, aplique a descrição dos pratos, principalmente para os que merecem destaque. Compare:

  • Iscas de filé acebolado – 49,90
  • Iscas de filé acebolado (Suculento filé mignon cortado em cubos, coberto por rodelas de cebola dourada na manteiga, acompanhado de batata frita crocante e molho da casa) – 49,90

Se você encontrasse os dois pratos em um cardápio de bar, qual deles seria mais atrativo?

Criando o cardápio do bar

Bom, depois do planejamento, é hora de falar sobre comida, o item fundamental de qualquer cardápio! Como falamos, as escolhas vão depender do seu público, mas escolhemos algumas que, normalmente, quem frequenta bar adora.

Clássicos de bar

Entre as mudanças do mercado cervejeiro dos últimos anos, algumas coisas continuam as mesmas. Uma delas é aquela comidinha clássica de bar, os básicos. Aqui estão algumas ideias para você conquistar clientes e maximizar seus lucros.

  • Batatas fritas;
  • Aipim frito;
  • Anéis de cebola;
  • Nachos;
  • Frango a passarinho;
  • Mozzarella sticks;
  • Mini hambúrguer;
  • Couve-flor assada;

Sempre há espaço para mais clássicos. Adicione um prato regional que seus clientes vão adorar e dê um toque único, criando um molho da casa, por exemplo. De qualquer maneira, ter opções clássicas no cardápio é sempre uma ótima opção.

Harmonizações

A melhor comida de bar normalmente combina com as bebidas que você serve. Ao criar seu cardápio, é sempre uma boa ideia considerar alimentos que possam harmonizar com a sua carta de bebidas.

Por exemplo, uma bebida com gengibre combinaria bem com peixe e uma margarita especial com nachos ou quesadillas. O vinho também tem harmonizações muito comuns. Os brancos são ótimos com frutos do mar e aves, enquanto os tintos complementam massas e carnes vermelhas.

A cerveja também é uma ótima opção para criar harmonizações no cardápio de bar! Combina bem com carboidratos, carnes vermelhas e alimentos mais pesados ​​em geral. Por exemplo, se você servir cervejas leves e cervejas de trigo, tente incluir comida picante ou hambúrgueres no menu de comida de bar.

Quer saber mais sobre como combinar as cervejas com o seu menu? Então não deixe de baixar nosso Guia de harmonização com cerveja para bares e restaurantes. São inúmeras dicas com base nos estilos, sugestões de especialistas e muita informação sobre o assunto!

Quer conhecer mais sobre a myTapp e como podemos levar a tecnologia para seu estabelecimento? Solicite um contato!

Quer receber mais conteúdos como esse em seu e-mail?

Assine nossa newsletter e fique por dentro dos materiais da MyTapp!

Informe seu nome
Informe sua empresa
Informe seu e-mail