Como aumentar a nota do Google do seu bar

Você já pesquisou o nome de uma empresa no Google para ver o que os outros dizem sobre ela? Já decidiu onde ir comer ou beber só pela nota do Google? Ou já desistiu de ir a um bar ou restaurante por causa de comentários negativos que leu na internet?

4 de outubro de 2022 Kainã Pacheco Santos

Como aumentar a nota do Google do seu bar

Aumentar a Nota do Google Business

Provavelmente sim, afinal 97% dos consumidores lêem avaliações online sobre empresas antes de realizar uma compra, e ao menos metade das pessoas decidem se vão visitar um estabelecimento com base nas informações disponíveis na internet. Portanto as avaliações dos seus clientes são cruciais para o sucesso do seu negócio.



No mundo digital as opiniões de pessoas comuns acabam valendo mais do que uma crítica profissional, pois geram uma sensação maior de identificação nos leitores. Um estudo da Harvard Business School afirmou que conquistar uma estrela a mais nas avaliações do TripAdvisor pode gerar um ganho de faturamento de 5% a 9%.

Neste artigo iremos discutir os pontos fundamentais para seu bar conquistar boas avaliações e marcar uma presença positiva na internet.

Coloque seu bar no Google Meu Negócio e outras plataformas

Google My Business é o seu principal aliado na internet. É preciso cadastrar seu bar na plataforma para que a principal ferramenta de busca na internet, o Google, possa sugerir o seu estabelecimento nos resultados de pesquisa online. O cadastro é gratuito e muito simples de fazer, além de garantir tráfego orgânico para o site e/ou redes sociais do seu estabelecimento.

Além do Google, existem outras plataformas de pesquisa mais específicas para buscas de restaurantes e bares, como o TripAdvisor, por exemplo. É muito importante que você esteja presente nestas plataformas para que elas consigam te indicar nos resultados de busca. Capriche nas fotos, descrições e informações vitais, como horário de funcionamento, endereço, e até o cardápio, se possível. 

Dica myTapp: Não tente estar em todas as plataformas.

Não há necessidade de perder tempo configurando perfis em redes sociais e plataformas que não irão trazer benefícios reais para seu negócio. Foque em Google Meu Negócio e TripAdvisor

Responda as boas avaliações – e as más também

Quando você lê as avaliações do seu negócio você tem a possibilidade de entendê-lo de uma nova perspectiva: a do cliente. É muito importante saber como os clientes percebem o seu bar.

Dica myTapp: Não demore para responder às avaliações.

Responder às avaliações é a melhor maneira de humanizar o seu negócio, além de estimular novos clientes a interagirem com ele na internet. Mesmo que você não consiga responder de forma personalizada, responda ao menos um breve “Obrigado pela sua visita!” ou um “Ficamos felizes que você se divertiu!”.

Dica myTapp: Não dê respostas idênticas em todas as avaliações.

Ao responder as avaliações positivas você pode aproveitar e informar os clientes sobre eventos futuros, novos produtos ou serviços, e quaisquer novidades que serão relevantes para quem gostou do seu bar. Outra opção é indicar a rede social mais ativa do seu negócio para o cliente seguir e ficar sempre informado das novidades do seu estabelecimento.

Já nas avaliações negativas foque em entender o que deixou o cliente frustrado. Foi o atendimento? Foi o produto? Foi o tempo de espera?

Uma vez que você entendeu os motivos da avaliação negativa, foque em se redimir – e nestes casos é importante que sua resposta não seja algo pronto. Tente personalizar a comunicação, fale seu nome, e diga que sente muito por não ter proporcionado uma boa experiência.

Dica myTapp: Não alimente conflitos.

Depois de ler aquela review negativa, se você estiver com raiva, não responda. Espere a poeira baixar. Tente escrever uma resposta profissional e neutralizadora, e peça a opinião de outra pessoa antes de apertar o botão “Enviar”.

Se o cliente continuar respondendo negativamente, mostre interesse em compreender a fundo o que aconteceu. Entregue um contato para levar a conversa para o particular – pode ser seu telefone ou email.

Dica myTapp: Nunca delete as avaliações negativas.

Manter as avaliações negativas é importante para construir um retrato verdadeiro do seu bar, além de serem oportunidades para você caprichar nas respostas e transmitir confiança. Vale lembrar que receber críticas é necessário para melhorar a experiência do cliente. 

Incentive os clientes a avaliarem seu bar

Para conseguir avaliações, donos de bares e restaurantes podem criar algumas estratégias. O roteiro básico para conseguir um comentário preferencialmente positivo pode ser o seguinte.

  • Crie um QR Code com o link de acesso para a página de avaliações do seu bar no Google Meu Negócio.
  • Dê um cartão com o QR Code para cada funcionário e também coloque o código em pontos estratégicos do seu bar, como nos caixas e no cardápio.
  • Não pergunte “E aí, você gostou?”, ou “Como foi a experiência?”. Faça perguntas como “Conseguimos superar as suas expectativas?”. Assim os feedbacks serão mais verdadeiros

Dica mytapp: Você pode criar campanhas para ganhar mais avaliações.

Dar descontos em drinks, oferecer cash back, ou qualquer outra promoção, são boas maneiras de incentivar seu cliente a avaliar seu bar através do QR Code.

Dica myTapp: Estimule seus funcionários a conquistarem boas avaliações para seu negócio.

Você pode estabelecer uma meta, por exemplo, de 10 novas avaliações positivas por mês, e se essa meta for atingida, terá alguma recompensa para a equipe, como uma festa ou um cachê.

Faça marketing com as avaliações

O marketing digital tem revolucionado a forma como as pessoas interagem com as empresas. Por isso, os bares que querem se destacar precisam conhecer algumas estratégias de marketing para bares e desenvolver estratégias para fidelização de clientes.

Por exemplo: você já ouviu falar de UGC? O User Generated Content é todo aquele conteúdo gerado pelo próprio usuário – neste caso, o seu cliente – e que pode ser utilizado na comunicação e marketing do seu bar.

Utilize as redes sociais para amplificar os comentários positivos que você receber! Compartilhe as avaliações em posts, disparos de emails e no site do ser bar.

Dica myTapp: Seja verdadeiro. 

Não alimente falsas expectativas para não ter um cliente decepcionado – esse é um dos principais motivos pelos quais estabelecimentos recebem más avaliações.

Se você quer mais dicas de marketing para seu bar, baixe o nosso Guia de Marketing Digital para Bares e Cervejarias e entenda como marcar presença nas plataformas mais importantes para seu negócio, além de conhecer as principais ferramentas para te ajudar no marketing digital do seu bar.

O autosserviço de chope myTapp melhora a experiência do seu cliente, reduz seus gastos e te ajuda no controle da sua operação. Entre em contato com a nossa equipe para saber mais! 

Quer receber mais conteúdos como esse em seu e-mail?

Assine nossa newsletter e fique por dentro dos materiais da MyTapp!

Informe seu nome
Informe sua empresa
Informe seu e-mail