Como fidelizar clientes: 5 estratégias para aplicar no seu bar

Aprender como fidelizar clientes é o que vai manter o seu negócio em pé por tempo indefinido. Os clientes fidelizados geralmente gastam mais que os clientes novos e servem como profissionais de marketing boca a boca, ajudando a atrair novos clientes.

28 de setembro de 2022 Raquel Xavier

Como fidelizar clientes: 5 estratégias para aplicar no seu bar

Sendo dono de um bar ou outro estabelecimento, você está fidelizando os seus clientes? Seja com um programa de fidelidade ou apenas o cultivo de relacionamentos contínuos com os clientes, existem algumas estratégias testadas para garantir que os clientes voltem sempre. Melhor ainda, seus clientes fidelizados vão trazer suas famílias e amigos também..

Aqui você vai encontrar 5 estratégias sobre como fidelizar clientes em bares ou outros estabelecimentos:

1. Faça uma pesquisa de satisfação

Para fidelizar seus clientes, eles precisam estar satisfeitos com o conjunto que você oferece (bebidas, atendimento, ambiente, etc.). E para compreender o que realmente está acontecendo no seu estabelecimento e qual a imagem que você está passando, pesquisas de satisfação podem ser um ótimo caminho.

As informações podem ser coletadas de diversas maneiras. Pode ser na famosa caderneta no caixa, pode ser contratando pesquisadores para conversarem diretamente com seus clientes ou até mesmo com uma pesquisa online.

Com os dados que você possui no banco de dados – quem trabalha com myTapp possui eles automaticamente -, é possível enviar pesquisas de satisfação para os seus clientes por e-mail ou aplicativos de mensagem após a ida deles no seu estabelecimento. Dependendo da importância que você dá para esse ponto, pode inclusive gamificar esse processo, oferecendo brindes para aqueles que participam da pesquisa.

Além de você conseguir o retorno que precisa, ainda aumenta as chances do cliente retornar ao seu estabelecimento. Se você tem achado difícil encontrar esses dados sobre seus clientes, use a tecnologia a seu favor.

2. Aniversariantes

Aniversário é um momento em que as pessoas querem se divertir e curtir com amigos e familiares. Isso acaba, em geral, sendo vinculado com o consumo de bebidas alcoólicas quando o assunto são aniversariantes maiores de idade. O uso desses momentos pode ser uma ótima oportunidade para gerar receita para seu negócio.

Se você trabalha com o cadastramento de seus clientes, é possível ver todos os aniversariantes do período que desejar. Isso permite que você coloque em prática algumas ações de marketing, como o envio da sugestão de comemoração de aniversário no seu estabelecimento.

3. Promoção de retorno

Outra promoção também muito interessante é o convite para o retorno de clientes que não frequentam seu estabelecimento há muito tempo. Esse tipo de informação, entretanto, é um pouco mais complicada de ter em mãos.

Quem trabalha com algum sistema de automação inteligente, como no caso de estabelecimentos que são clientes myTapp, tem a possibilidade de saber quando foi a última vez que cada cliente visitou você. Com esta informação, você consegue gerar uma promoção para chamar todos para curtir novamente!

4. Tenha um clube fidelidade

As pessoas querem experiências diferentes. Pensando nisso, alguns bares têm trabalhado com a ideia de uma carteira de clientes exclusivos por meio de um clube de fidelidade. Essa ideia faz os olhos dos consumidores brilharem por se sentirem especiais – mesmo que tenham que pagar a mais por isso.

Seu clube de fidelidade é eficaz apenas se seus clientes souberem que ele existe. Os garçons devem estar bem instruídos em incentivar as pessoas a se inscreverem e participarem no momento da venda. Ao enfatizar que a inscrição é simples e descrevendo os benefícios de ser participar desse grupo, a maioria das pessoas ficará feliz em participar.

5. Faça uma corrida com premiação

Você já jogou algum jogo com pontuação onde tinha um curto período de tempo para adquirir algum item raro que você queria? As pessoas amam jogos. Então faça do seu bar um jogo ou uma corrida com linha de chegada que até pode ser desenhada na parede.

Recompense seus clientes com o dobro de pontos se eles visitarem seu bar dois dias seguidos ou se eles convidarem um amigo para participar da corrida. Quanto mais eles avançarem em direção a linha de chegada, mais eles vão voltar para ganhar mais pontos.

As estratégias disponíveis para fidelizar clientes são muitas – mas você precisa de dados para ver como aproveitar ao máximo seu programa de fidelidade para impulsionar os negócios. Nós falamos anteriormente que os clientes procuram por experiências diferentes, criar isso é uma arte – mas, não precisa ser algo complicado, tudo se resume a fazer com que seus clientes se sintam especiais.

Ter uma péssima experiência no atendimento ao cliente é a principal razão pela qual os clientes deixam de voltar a gastar o seu dinheiro em um estabelecimento.

É um fato. A concorrência pode ser grande no ramo do mercado cervejeiro. Para manter os clientes sempre voltando para o seu estabelecimento, faça da fidelidade do cliente uma prioridade e coloque algumas dessas estratégias em prática o quanto antes.

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