Marketing para bares: 7 dicas para você aplicar no seu bar

Um bom marketing é capaz de ajudar você a atrair mais clientes, aumentar a popularidade e suas margens de lucro. A verdadeira questão é “Por onde começar?” Se você está aqui é porque acredita que o marketing digital para bares pode te ajudar nisso…e você está certo.

29 de setembro de 2022 Raquel Xavier

Marketing para bares: 7 dicas para você aplicar no seu bar

Já parou para pensar como as pessoas encontram bares e restaurantes? A maioria das pessoas que procura informações sobre empresas locais usa o Google. Em outros casos, eles contam também com mídias sociais, sites especializados ou o clássico boca a boca.

Depois que são apresentados aos resultados da pesquisa, eles procuram classificações e comentários feitos por clientes anteriores. E baseado nessas descobertas, eles decidem para onde ir.

Agora, o que isso significa para você como proprietário de um negócio? Isso significa que há uma grande oportunidade de estar à frente da concorrência. Existem muitas maneiras de divulgar seu local e garantir que os clientes em potencial apareçam no seu bar!

Você pode ter o melhor serviço, as bebidas mais incríveis, mas isso não importa se você não comunicar corretamente. Tudo tem que fluir em conjunto.

Marketing digital para bares no Instagram

A popularidade do Instagram aumentou muito nos últimos anos e essa é uma excelente rede social para o seu bar ou cervejaria ter uma conta, pois tem bastante apelo visual, afinal é voltada para fotos e vídeos. Eu diria que é obrigatória!

O crescimento de empresas nesta rede social foi tão grande que em 2016, um lançamento tornou o Instagram mais profissional. O Instagram for Business, ou Instagram para negócios, foi lançado como um conjunto de três novas possibilidades: perfis empresariais, posts patrocinados e métricas.

1 – Configure a sua conta como comercial

Em primeiro lugar, torne o perfil do seu bar no Instagram em um perfil comercial. É rápido, simples e permite que sua conta tenha acesso a diversas informações que não estão disponíveis para perfis pessoais. Para isso, só é necessário ter uma página no Facebook.

  • Caso seu perfil ainda não seja comercial, vá até o menu de configurações do Instagram e clique em Alternar para o perfil comercial. Depois, escolha a página do Facebook que você deseja associar ao seu perfil e preencha as informações de telefone, e-mail e endereço.

Não se esqueça de preencher o campo Nome, que aparecerá em negrito logo abaixo da sua foto de perfil, com o nome exato do seu bar (é o myTapp ? do nosso perfil). E preencha a biografia com uma frase clara e objetiva sobre o que o seu negócio oferece, é importante que ao baterem o olho, os visitantes saibam logo do que se trata o seu negócio.

A caixa de texto da biografia é valiosa, pois é a única que permite a inserção de links. Se tiver, aproveite para divulgar seu site e eventualmente outros links interessantes, como um evento. Para ficar mais agradável visualmente, encurte os endereços utilizando ferramentas como o Bitly.

2 – Publique na linha do tempo e nos stories

Existem duas formas de postar no Instagram: o modo clássico é utilizando sua linha do tempo, na qual é possível postar fotos e vídeos que os seguidores podem curtir e comentar, bem como ver os comentários de outros seguidores. As publicações na timeline ficam para sempre no seu perfil, acessíveis para qualquer pessoa que o acesse.

A segunda opção é utilizar os Stories. Com essa opção, também é possível publicar fotos e vídeos, além de adicionar filtros e outros elementos. Ao contrário da linha do tempo, este formato de publicação some após 24 horas.

Qual é a melhor? Ambas devem ser utilizadas. Enquanto a timeline é para publicações pontuais, use a ferramenta de stories para mostrar o dia a dia do estabelecimento. Gere expectativa para lançamento de novos sabores de cervejas e use linguagem informal, fale com seu público nas redes sociais da mesma forma que você conversaria com um cliente presencialmente.

3 – O que publicar

Para definir o que será publicado, é muito importante saber qual seu público-alvo, o seu objetivo e onde você estará presente. Mas, para bares algumas publicações não podem faltar, o segredo é variar a comunicação. Veja só alguns exemplos:

  • Divulgação de inauguração
  • Taplist da semana
  • Fotos de comidas
  • Programação musical
  • Happy hour e eventos

4 – Use as Hashtags #

Hashtags são muito importantes no Instagram, pois ajudam as pessoas a encontrarem o perfil da sua empresa mais facilmente. Usá-las torna seus posts visíveis para todos que compartilham dos mesmos interesses, assim as publicações não ficam limitadas apenas aos seus seguidores.

Pesquise hashtags relevantes e separe do seu texto, colocando-as ao final. Não escreva muitas palavras juntas #porquedessamaneiradificultaaleitura. Algumas que podem funcionar são: #bares #cervejas #tapbar #pubs #nome da sua cidade #marca de uma cerveja que você está servindo, entre muitas outras.

5 – Faça um sorteio ou uma promoção

Quem não gosta de ganhar um presente? Uma ótima maneira de expandir sua base de seguidores e ganhar visibilidade é fazer um sorteio. Peça para os interessados curtirem a página e que comentem na publicação oficial, marcando um amigo, como um pré-requisito.

Você pode sortear uma porção do petisco da casa acompanhado de um chope super especial, um ingresso para uma atração de música ao vivo com direito a um acompanhante, um souvenir do bar (camiseta, boné, caneca…), dentre outros. Seja criativo!

6 – Faça repost dos clientes no seu perfil

Um cliente pode marcar o perfil do bar em suas postagens, marcar a localização do seu negócio, entre outras interações. Aproveite este conteúdo que chamamos de UGC (User-generated Content, ou Conteúdo Gerado pelo Usuário) e faça o repost no seu perfil.

Estimule o compartilhamento! Diga aos seus seguidores para quando estiverem em seu bar tirarem uma foto bem bacana e marcarem o seu perfil. É uma forma de fortalecer o relacionamento com o público-alvo e criar um conteúdo super legal para o seu perfil.

7 – Com qual frequência publicar?

Independentemente da mídia social utilizada, é muito importante manter um calendário de publicações. Quais dias e quantos dias depende. A melhor resposta para esta pergunta: teste! Comece com algumas publicações semanais, dentro da sua capacidade produtiva, e acompanhe os resultados.

Para ajudar na organização e no planejamento do seu marketing digital, criamos uma planilha com dois calendários. Um deles é um calendário mensal para redes sociais, que vai ajudar no fluxo de publicações, e o outro é um calendário geral anual, para guiar suas promoções e eventos de marketing em geral.

E aí, pronto para fazer o marketing digital para seu bar? Se você deseja saber mais sobre o assunto, ter dicas de especialistas da área, de marketing para o Facebook, sugestões de ferramentas e muito mais acesse agora mesmo o nosso GUIA DE MARKETING DIGITAL para bares e cervejarias, ele tá incrível e é gratuito!

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