Tipos de chope artesanal que farão sucesso no seu bar

Quando se fala em tipos de chope não há uma única maneira certa de classificá-los. Existem diversos estilos de chope e falar de todos eles renderia um livro. A ideia desse artigo é organizar os tipos de chope em categorias que todos consigam entender.

4 de outubro de 2022 Kainã Pacheco Santos

Tipos de chope artesanal que farão sucesso no seu bar

Tipos de Copo de Chope

É muito difícil simplificar os tipos e estilos de chope sem cometer alguma imprecisão, afinal, cerveja é um assunto inesgotável e cheio de singularidades. Apesar disso, é importante termos um panorama geral antes de entender a fundo cada tipo e estilo de cerveja.

Você já deve saber que a diferença entre chope e cerveja é, basicamente, o processo de pasteurização – ou qualquer outro tratamento equivalente para inativar microorganismos e aumentar a durabilidade da bebida. O chope, que no inglês americano leva o nome “draft beer” (em tradução literal “rascunho de cerveja”) pode mesmo ser entendido enquanto um “rascunho”, uma vez que o processo de produção do chope e da cerveja é o mesmo até o momento da pasteurização. Portanto, todas as características dos chopes que iremos abordar neste texto também valem para cervejas.

Para dividirmos os chopes em diferentes tipos, primeiro temos que escolher qual característica será parâmetro para nossa classificação. Afinal, se eu quiser dividir os chopes em Chopes para tomar no calor e Chopes para tomar no frio, eu poderia, certo? 

Para a finalidade deste artigo, vamos dividi-los de três formas:

  • Por processos de fermentação: Chopes ALEs e Chopes Lagers
  • Por coloração: Chopes claros e Chopes escuros
  • Por estilos mais populares: Chopes Pilsen, Bock e Weiss

Processos de fabricação e tipos de chope

Uma diferença crucial nos processos de fabricação de chopes são os tipos de fermentação, onde a grande variável é a levedura utilizada e a temperatura da fermentação. Fermentações em altas temperaturas resultam em chopes da família ALE, enquanto fermentações em baixas temperaturas originam os chopes da família Lager. 

Para encurtar: chamamos as cervejas Ales de alta fermentação e as Lagers de baixa fermentação.

Muito provavelmente os chopes que você toma pertencem a essas duas famílias, mas existem outras. A família Lambic, por exemplo, é caracterizada por cervejas de fermentação espontânea, que resultam em sabores bem distintos. Existem também cervejas que são produzidas em processos mistos e que, portanto, fazem parte da família das cervejas Híbridas. Mas voltando às famílias mais populares…

A ação das leveduras interfere diretamente na complexidade das cervejas. As Ales geralmente são mais completas de aromas e sabores uma vez que sua fermentação é mais rápida. Além disso, a fermentação também interfere no teor alcoólico do produto final. Os chopes de baixa fermentação geralmente têm menos de 5% de álcool, enquanto os chopes de alta fermentação podem conter até 12% de álcool. Mas lembre-se: isso não é uma regra rígida. As cervejas Bock e Doppelbock, por exemplo, são Lagers com teor alcoólico elevado.

Tipos de chope: coloração e aspectos físicos

Observando a coloração, chegamos a uma divisão bem simplificada de dois grandes grupos: os Chopes Claros e os Chopes Escuros.

CHOPES CLAROS

Os chopes claros definitivamente são os tipos mais populares de chope. Seguindo o processo de fabricação padrão, a partir de cevada maltada e lúpulo é feitafaz a fermentação, utilizando-se as leveduras específicas para cada estilo, resultando numa bebida clara. Os chopes claros mais tradicionais são, em maioria, chopes filtrados. Passam por um processo para remover as leveduras e outros sedimentos, o que resulta em um chope mais limpo e cristalino, consequentemente mais fácil de beber.

Os chopes claros podem variar muito em teor alcoólico uma vez que existem diversos estilos de chope claro. Dentre os chopes claros mais comuns estão os Pilsners (Pilsen) e os American Lagers. Ambos apresentam teores alcoólicos baixos, até 5% de álcool. 

As diferenças entre o Pilsen e o American Lager são muito sutis, e para os leigos elas passariam batido. Já um paladar treinado consegue facilmente diferenciá-los pelo sabor e aroma.

Vale ressaltar que há muita confusão quanto ao estilo das cervejas brasileiras comerciais de larga escala. Muitos pensam que elas são cervejas Pilsen, mas na verdade pertencem ao estilo American Lager. Apesar de ambas serem da família das Lagers, as Pilsens geralmente são mais amargas, enquanto as American Lagers tendem a ser mais doces, o que corresponde mais às preferências do paladar brasileiro comum. 

CHOPES ESCUROS

Podem ser produzidos de várias maneiras, mas a maneira mais comum é através da adição de maltes torrados. Além disso, em geral os chopes escuros são fermentados por mais tempo e, consequentemente, apresentam um amargor bem pronunciado e sabor complexo – através do contraste dos amargos com o sabor do lúpulo -, além de um corpo mais robusto e aroma intenso. 

Os estilos de chope escuro mais comuns e populares são o Stout e Porter, da família Ale, e o Bock da família Lager.

Tipos de chope pelos estilos

Em se tratando dos chopes mais populares – daqueles que todo restaurante tradicional costuma ter para oferecer – se destacam três principais estilos: Pilsen, Weiss e Bock.

Para simplificar ao máximo, em uma única frase, o Pilsen é aquele chope mais leve, refrescante e cristalino, enquanto Weiss é um pouco mais doce, sedimentado e turvo, e Bock é o chope mais forte, mais escuro e caramelizado. 

Os tipos de chope realmente importam?

Conhecer diferentes formas de classificar os tipos de chope pode ser muito útil na comunicação com o seu cliente, seja para fazer uma sugestão de estilo, seja para apresentar a variedade dos estilos que o seu bar oferece (veja as melhores dicas para montar uma carta de cervejas)- ou até para facilitar o desenvolvimento do seu próprio paladar, criando pontos de referência para mapear sabores e aromas.

Através das classificações que vimos neste artigo é possível especular sobre algumas das características fundamentais de um chope antes mesmo de tomá-lo. 

E para donos de bar que querem melhorar o atendimento: comunique-se no mesmo nível de entendimento do seu cliente. O seu cliente só levará em consideração a sua sugestão se ele entender os motivos dela. 

Uma boa técnica é apresentar brevemente os rótulos disponíveis e perguntar por alguma preferência. A partir das características que seu cliente disser, use as mesmas palavras que ele para apresentar novas informações. Assim você estabelece uma relação mais empática com seu cliente e, consequentemente, mais assertiva. 

O autosserviço de chope myTapp leva o seu cliente para desbravar todos os chopes do seu bar. Entre em contato com a nossa equipe para saber mais!

Quer receber mais conteúdos como esse em seu e-mail?

Assine nossa newsletter e fique por dentro dos materiais da MyTapp!

Informe seu nome
Informe sua empresa
Informe seu e-mail