Cervejas leves e refrescantes para conquistar a clientela nesse verão

Vem verão! E na estação mais quente e iluminada do ano a vontade de uma boa cerveja leve e refrescante é imperativa!

30 de setembro de 2022 Raquel Xavier

Cervejas leves e refrescantes para conquistar a clientela nesse verão

Em terras tropicais, como nosso Brasil, dá para dizer que o clima pede aquele chope fresquinho ou uma boa cerveja artesanal leve durante o ano inteiro, não é mesmo? Mas nessa época de recesso e festas de final de ano, praia, churrasco e piscina, a melhor parceira é ela, um dos fermentados mais populares do mundo!

Por essas e por outras, listamos 6 estilos de cervejas refrescantes para você curtir e, claro, não deixar de fora da carta de cervejas especial de verão do seu bar!

Vale a pena ressaltar: não queremos ditar regras, afinal gosto é gosto e nada impede de você ter entre as preferidas, independente da temperatura, cervejas como Stout, Porter ou Old Ale. O importante é saber que, nessa época de calor, o consumo de cerveja tende a ser maior e, ter disponível no seu cardápio opções de cervejas artesanais leves com certeza vai agradar a clientela.

Algumas pesquisas de consumo indicam que a preferência de estilos para enfrentar o calor são os de pegada mais leve e refrescante. Por isso nosso papo de hoje é sobre elas e vai te dar ideias para ganhar o paladar dos clientes!

Confira abaixo o nosso ranking dentre os 6 estilos de cervejas leves e refrescantes para o verão:

1. Cerveja tipo Pilsen

Limpa, dourada, bem carbonatada e dona de um amargor elegante, a cerveja do estilo Pilsen nasceu na República Tcheca, em 1842. Desde então, ganhou o paladar do mundo, entregando um equilíbrio perfeito entre aromas e sabores conferidos pelos maltes claros e lúpulos florais.

Ela é a cara do verão, harmoniza com comidas leves como saladas, frango grelhado e vegetais. Quando consumida na versão chope, garante ainda mais frescor e uma explosão de aroma.

Exemplares típicos:

  • Pilsner Urquell
  • 1795 Original Czech Lager
  • Czechvar

Atenção: não confunda cerveja Pilsen com American Lager!

American Lager é um outro estilo, com perfil sensorial muito menos marcante, pouco ou quase nada de aroma, amargor e corpo levíssimo, surgiu como opção de consumo mais barata e para serem bebidas bem geladas, apenas com a função de refrescar. É o caso de cervejas como Skol, Budweiser, Itaipava entre outras chamadas de mainstream.

2. Estilo Witbier

O estilo belga que harmoniza com o verão brasileiro como ninguém!

Feita com uma porcentagem de trigo não maltado que confere além de um corpo macio, coloração amarelo palha, levemente esbranquiçado, essa cerveja tem baixo teor alcóolico, entre 4.8 e 5.2%, e é condimentada com casca de laranja e semente de coentro.

Com amargor baixo e corpo médio baixo, é uma ótima sugestão para os dias à beira da piscina ou do mar e seu toque cítrico casa muito bem com peixes e frutos do mar.

Exemplares típicos:

  • Vedett
  • Hoegaarden
  • Blanche de Namur

3. Session Beer

As Session Beers são versões mais leves de outros estilos, com teor alcoólico entre 3,5 e 5%. Elas preservam as características sensoriais do estilo base de forma equilibrada, mas as apresentam de maneira mais sutil.

Uma Session IPA, por exemplo, tem teor alcoólico mais baixo do que uma IPA, mas com aroma de lúpulo em evidência e amargor mais discreto, porém presente.

São ótimas pedidas para acompanhar o churrasco ou simplesmente refrescar as altas temperaturas do verão.

Exemplares típicos:

  • Founders All Day IPA
  • BrewDog Dead Poney Club
  • Wäls Session Citra

4. Catharina Sour

A Catharina Sour, desenvolvida no Brasil a partir de 2014, é uma cerveja leve e refrescante, com baixo amargor, corpo leve e boa carbonatação. A graduação alcoólica vai de 4% a 5,5% e o amargor é bem baixo.

A aparência é clara e efervescente, sua coloração varia de acordo com a fruta utilizada e, tanto no aroma como no gosto, a fruta vem em primeiro plano. Em relação a estilos similares, é mais intensa do que uma Berliner Weisse e tem adição de frutas frescas.

Ou seja, é parceira para as altas temperaturas do verão e um ótimo coringa para harmonizar com sobremesas a base de frutas ou para acompanhar aquela seleção de queijos da sua tábua de aperitivos ou até mesmo aquela isca de peixe empanada e frita que adoramos comer na praia.

Exemplares típicos:

  • Cervejaria Blumenau: Sun Of a Peach
  • Lohn Bier Catharina Sour Jaboticaba
  • Schornestein: Catharina Sour Cupuaçu

5. Berliner Weisse

Originária da cidade alemã de Berlim, essa cerveja é conhecida também por Champagne do Norte, graças a Napoleão Bonaparte, um amante da bebida, que teve contato com o estilo quando desembarcou por lá com suas tropas, em 1809.

Com coloração amarela e ligeiramente turva, a Berliner Weisse leva trigo em sua composição e é bem carbonatada. Com teor alcóolico entre 2.8 e 3.4%, ela tem um corpo e amargor bem baixo e uma acidez que é macia na boca.

Tradicionalmente, os alemães produzem algumas versões com adição de xarope de frutas. Em solo brasileiro, há cervejarias produzindo bons exemplares com adição de frutas, o que garante muito sabor e versatilidade ao estilo.

Esse é mais um dos tipos de cerveja artesanal leve que cai nas graças dos clientes fãs do fermentando, além de ser ótima sugestão de consumo para os dias quentes.

Exemplares típicos:

  • Berliner Kindl Weisse,
  • Tupiniquim: Lógica Absurda
  • Bold Brewing: Psychedelic Weisse

6. Kölsh

Proveniente da cidade alemã de Colônia, essa cerveja é tradicionalmente feita 100% de malte de cevada, mas há cervejeiros que usam uma pequena porcentagem de malte de trigo.

É uma cerveja sutil e delicada, com baixa exposição de malte e o lúpulo aparece bem discretamente. Com teor alcoólico entre 4.8 e 5.3% ela é sutilmente seca e adocicada mas muito fresca. Vai bem com pratos leves como carnes brancas grelhadas, vegetais na brasa e saladas.

Exemplares típicos:

  • Früh Kölsh
  • Eisenbahn Kölsh
  • Bamberg Kölsh

A cerveja é um dos fermentados mais antigos do mundo e tem uma versatilidade invejável, além de uma imensa variedade de estilos. É como gostamos de dizer, tem cerveja para todos os gostos, ocasiões e temperaturas. Se você acha que não gosta desse líquido sagrado, é porque ainda não encontrou um estilo para chamar de seu.

Nossa dica: experimente e desfrute, com moderação sempre! E claro, se beber não dirija!

Boas festas e que o ano que está para chegar transborde muita cerveja artesanal e bons chopes!

Quer conhecer mais sobre a myTapp e como podemos levar a tecnologia do autosserviço de chope para seu estabelecimento? Solicite um contato!

Quer receber mais conteúdos como esse em seu e-mail?

Assine nossa newsletter e fique por dentro dos materiais da MyTapp!

Informe seu nome
Informe sua empresa
Informe seu e-mail