Reunimos as melhores dicas de como montar A carta de cervejas do seu bar!

Aprenda a usar a carta de cervejas especiais como um instrumento de marketing para vender mais e ajudar seu cliente a ter a experiência merecida. Confira abaixo!

29 de setembro de 2022 Raquel Xavier

Reunimos as melhores dicas de como montar A carta de cervejas do seu bar!

Empreender no setor das cervejas artesanais tem se mostrado uma realidade cada vez mais possível e necessária na vida de entusiastas e empresários que apostam no crescimento do segmento. Em fevereiro de 2020 o Brasil já ultrapassava um total de mil cervejarias registradas. Segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), os bares e restaurantes presentes em 5.570 municípios do território nacional são responsáveis por 2,7% do nosso PIB, ou seja, brasileiros vem nutrindo o costume de comer e beber fora de casa. Mas, abrir um bar dá dinheiro? Calma, vem com a gente porque já pensamos nisso e publicamos um material com 4 dicas infalíveis para seu bar prosperar!

O que queremos dizer com isso? Que trabalhar com cerveja é um sonho realizado para muitas pessoas, com boas probabilidades de sucesso, mas é preciso dar atenção a detalhes que são essenciais na gestão operacional do seu estabelecimento.

Por trás de um bar em funcionamento e um cliente satisfeito, há um mar de detalhes que devem ser avaliados e providências que precisam ser garantidas. Afinal, de que adianta ter uma seleção de rótulos variada e completa se sua clientela não tem acesso ou orientação a respeito dela? Ou então, por que ter um line up poderoso de cervejas ácidas e complexas se o seu público gosta mesmo é do amargor de uma IPA?

É nesse ponto que a grande aliada dos bares entra em cena: a carta de cervejas especiais. Esse material que compila e traz informação sobre cada cerveja, reúne de forma organizada todas as suas ofertas e seus detalhes, como preço, teor alcoólico, estilo, entre outras informações, transmite confiança para o cliente escolher a sua cerveja, além de ser um convite ao consumo.

Parece simples, basta juntar informações e imprimir, não é mesmo? Não!

Antes de montar uma carta de cervejas artesanais é fundamental conhecer o seu público, afinal, é ele quem dita as preferências e faz o seu estoque girar. Por isso, uma dica de ouro: trabalhe seu cardápio de cervejas especiais como um cartão de visitas, ele deve ter “a cara” do seu bar. Alinhe a identidade visual da sua carta de cervejas, com o tipo de oferta ali inseridas e com seu cardápio de comidas. Principalmente, lembre-se de se atentar ao perfil de consumo da sua clientela.

Quais as maneiras de montar uma carta de cervejas?

Você pode escolher determinados aspectos para nortearem a organização dos produtos, como:

  1. Países de origem: onde os rótulos são agrupados de acordo com sua nacionalidade, Belga, Alemã, Inglesa, etc
  2. Por família de fermentação: uma maneira mais genérica que separa as cervejas conforme a família de fermentação: Ales, Lagers e Espontâneas.
  3. Por cor: agrupando as cervejas conforme sua coloração: douradas, pretas, amarelo palha, etc
  4. Por estilos: separação de acordo com os estilos por exemplo, apresentar todas as IPA’s num mesmo setor, as Pilsens, Stouts, Tripels e assim sucessivamente.
  5. Por vários itens em conjunto: é possível utilizar mais de um critério quando construir sua carta, por exemplo, país de origem +estilo+ família de fermentação, por exemplo.
  6. Cervejas de barril ou chope devem ganhar destaque na montagem da sua carta de cervejas. Quando falamos em chope, conforme a legislação brasileira, falamos de um produto fresco, com durabilidade mais curta, afinal, chope nada mais é do que a cerveja que não passou pelo processo de pasteurização e é servido a partir de um recipiente pressurizado.
  7. Grande parte dos estilos se destacam quando consumidos na versão chope, com exceção das chamadas cervejas de guarda -que tem o perfil sensorial arredondado e evolui com o passar do tempo. Receitas que tem como protagonista os lúpulos, como as IPAs e suas vertentes, se destacam muito quando degustadas na versão “on tap”, afinal, eles tem sua potência aromática assegurada pelo frescor, além da espuma cremosa que é garantida através da extração feita sob pressão. Falamos sobre vantagens de cada recipiente e características da cerveja em chope ou garrafa por aqui, para saber qual deles vale mais a penas para o seu estabelecimento, dá uma checada no material que publicamos por aqui.

Informações que não podem faltar em uma carta de cervejas

  • Nome completo da cerveja
  • País de origem
  • Teor alcoólico
  • Volume da embalagem
  • Estilo
  • Preço
  • Descrição sensorial – atenção: é fundamental que estas informações sejam assertivas e sem erros de grafia ou conceituais
  • Sugestão de harmonização – nada melhor do que estimular seu cliente a ter uma experiência completa e desfrutar tanto do cardápio como da carta de cervejas especiais do seu bar, afinal, comida e cerveja casam muito bem!

Quer saber como harmonizar comida e cerveja? Baixe aqui, gratuitamente o nosso Guia de Harmonização com Cerveja para bares e restaurantes

Se estiver em processo de criação ou reformulação do cardápio e quiser insights para criar um cardápio de bar que se destaque, não deixe de ler essas dicas que disponibilizamos por aqui.

Curiosidade: a maior carta de cervejas do mundo é a do tradicional bar belga Delirium Cafe, que fica em Bruxelas.
Foto do site Epic Curiousity

Avisos de utilidade pública

  • A carta de cervejas não deve ser um livro de leitura, as informações devem estar dispostas de maneira clara e objetiva.
  • O preço e teor alcoólico são as duas informações mais importantes para orientar o consumidor, ou seja, deixe-as visíveis e de fácil acesso,
  • A descrição da cerveja também é uma ferramenta importantíssima para ajudar na venda dos produtos, utilize atributos positivos e adjetivos comuns ao vocabulário do consumidor.
  • A imagem tem alto impacto na mente humana, nosso cérebro a processa 60 mil vezes mais rápido do que a palavra escrita, ou seja: usar fotos dos produtos também é uma estratégia interessante, causa boa apresentação e impressão também,
  • Seleção de cervejas e importadoras: atente-se à logística de reabastecimento do seu bar! É importante ter uma boa seleção de rótulos na sua carta de cervejas e conseguir repor estes produtos frequentemente. Nada mais frustrante do que dizer ao cliente que determinado item da carta está em falta, não é mesmo?
  • Treine sua brigada, sempre! Promova para sua equipe degustações dos produtos vendidos, é fundamental que seus garçons conheçam e saibam descrever características como aroma, sabor e informações sensoriais sobre os estilos vendidos em seu bar.

Como a nossa missão é ajudar e contribuir com você, empreendedor e entusiasta cervejeiro, separamos algumas opções de plataformas onde você pode colocar a mão na massa e criar uma carta de cervejas artesanais, online e gratuitamente, para o seu bar. Vale conferir:

Conhecer o público-alvo do seu bar vai fazer toda a diferença na estratégia de crescimento do faturamento e do seu lucro! Quer saber como? Baixe agora o nosso ebook gratuito!

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