Consultoria para Bares: como funciona?
Um consultor cervejeiro é um especialista na área de fabricação de cerveja e, muito além disso, ele pode te ajudar em tudo, desde escolher o equipamento certo até fornecer conselhos sobre cardápio, sistema de gestão, marketing, treinamento de equipe, legislação e outras burocracias necessárias para abertura de um bar.
Por isso, contratar um consultor é uma maneira legítima de garantir que seu novo bar tenha todos os elementos necessários para o sucesso. Nesse artigo iremos abordar tudo o que você precisa saber sobre a contratação de um consultor de cerveja para a abertura do seu novo estabelecimento!
Experiência é a chave!
Existem vários benefícios ao trabalhar com uma consultoria para abrir um bar, mas uma das principais é estar em contato com quem tem anos de experiência no segmento. Por isso, antes de contratar um consultor é imprescindível que você avalie o histórico profissional dele. Não estamos dizendo para você vasculhar o passado do consultor, apenas busque por consultorias que já trabalharam com modelos de negócio parecidos com o seu.
Com tantos detalhes para ter em mente, até mesmo o dono de bar mais experiente precisa de uma ajudinha às vezes. Para encontrar uma consultoria que de fato solucione as questões de abertura e do dia-a-dia do seu bar é fundamental buscar por quem esteja trabalhando em projetos similares ao seu.
Do planejamento à execução
A experiência do consultor pode garantir que o seu planejamento seja robusto e não sofra grandes alterações ao longo do processo, o que evita retrabalho e outras surpresas desagradáveis. A previsibilidade ao seu negócio é ponto crucial para garantir que seu dinheiro seja investido da melhor forma.
Antes da execução do projeto, um consultor poderá aconselhá-lo sobre os melhores caminhos a seguir em termos de modelo de negócio, decisão essa que impactará diretamente na escolha dos equipamentos, fornecedores, lógica da administração do negócio, escolha da equipe e local, entre outros serviços/produtos que irão representar custos recorrentes do negócio.
A precificação é uma etapa crucial do planejamento. Para precificar de forma coerente e em acordo aos gastos previstos da sua operação, nada melhor que ampla experiência de mercado – e muito cálculo (entende por que a previsibilidade do seu negócio é tão importante?).
Um bom exemplo é a sazonalidade: negócios de bebidas são extremamente sazonais e o faturamento nos meses “de baixa” podem ser até 70% menores que nos “meses bons”. Na série de webinars da Semana do Cliente conversamos com donos de bar sobre gestão de bar e a sazonalidade foi um tópico muito polêmico, principalmente no 4º episódio com os proprietários Eduardo, da Cervejaria Fora da Lei, e o Edgard, da Cervejaria Alquimistas. Vale a pena assistir!
Durante a operação
Todos os problemas não previstos durante o planejamento serão mais difíceis de solucionar assim que o bar estiver aberto. Para um projeto que segue um cronograma organizado é preciso conhecer o tempo de cada processo: da instalação do sistema de refrigeração, aos detalhes da linha de chope, da linha produtiva (no caso de cervejarias), além da configuração do sistema PDV e integração, etc.
Nesse sentido a consultoria cervejeira é muito recomendada para as etapas iniciais do estabelecimento, até o dono de bar estar ciente de todos os processos de gestão do bar e capacitado tecnicamente através do acompanhamento do consultor. Nos primeiros meses de bar funcionando a consultoria assume uma posição estratégica: garantir que os clientes sejam agradavelmente surpreendidos. O público que gosta de cervejas artesanais pode ser muito exigente, por isso a consultoria irá tratar a sua carta de cervejas com cuidado e prezar pelo funcionamento pleno das torneiras de chope.
A estratégia também envolve o direcionamento do bar na escolha do público. Por exemplo, se você deseja atrair o tipo de público que prefere cervejas artesanais e locais, um consultor de cerveja pode orientá-lo pelas melhores opções, com seus contatos diretos com cervejarias. Também será papel dele criar uma carta de cervejas coerente, equilibrada em questão de estilos, além da atenção ao serviço destas: da escolha dos tipos de copos para cada chope específico até as ideias de harmonização e experiência do cliente para além do chope.
Além disso, eles podem oferecer conselhos sobre como preparar várias bebidas e como cuidar do bar. Se você não tem muita experiência com cerveja ou preparação de bar, essa ajuda é inestimável. Eles entenderão como obter o melhor de cada cerveja e como obter o máximo do seu orçamento com drinks e coquetéis.
Conclusão
Amantes de cerveja apreciarão o conhecimento especializado e a atenção aos detalhes! Os clientes mais engajados em cultura cervejeira estarão dispostos a investir tempo escolhendo entre uma seleção esmagadora de chopes. Já os clientes mais leigos precisarão de um estímulo, aquele empurrãozinho: uma boa comunicação sobre as características dos chopes, uma equipe capacitada para fazer uma boa recomendação que trará uma experiência positiva ao cliente em questão. Essas são características de um negócio cervejeiro de alto nível!
Portanto, se você deseja criar um programa de cerveja de alto nível a partir do zero, trabalhar com um consultor que conhece os meandros do setor pode ser a melhor decisão. Proporcionar a melhor experiência possível para o cliente é a filosofia myTapp – assim como proporcionar a melhor experiência de gestão ao dono do bar. Por isso estamos com consultorias parceiras para negócios cervejeiros saírem do zero com a confiança de quem já sabe onde quer chegar: ter um bar de sucesso!
Conheça o trabalho do Vitor Antoniazzi, Consultor Cervejeiro na Craft Crew Consultoria. É mestre cervejeiro e professor na maior escola de cervejas da América Latina, a Escola Superior de Cerveja e Malte.
O autosserviço de chope myTapp melhora a experiência do seu cliente, reduz seus gastos e te ajuda no controle da sua operação. Entre em contato com a nossa equipe para saber mais!