Com quantas torneiras de chopp abrir um bar?

Fizemos o guia completo para você fazer um cálculo eficaz de quantas torneiras de chopp são necessárias para atender bem diferentes públicos em um bar

30 de setembro de 2022 Raquel Xavier

Com quantas torneiras de chopp abrir um bar?

No planejamento de abertura de um bar, é preciso ter bem estruturados todos os processos e entender todos os diferentes públicos que serão atendidos nele, pois isso fará toda a diferença no sucesso do empreendimento.

Sabemos que cada bar é único e tem suas próprias características que definirão o número ideal de torneiras de chopp que cada bar deve ter. Mas, com 6 anos de estrada e mais de 350 bares atendidos, temos um bom conhecimento para te dar um norte: para atender de forma completa todos os nichos de público consumidor de um bar, começar em torno de 6 a 10 torneiras, variando estilos e cervejarias é a melhor pedida.

Mas por que de 6 a 10 torneiras? Quais são as características que devem ser consideradas? Como essa conta fecha? Essas e outras questões respondemos nesse guia, que vai expor e te ajudar a avaliar cada um dos fatores que são diretamente relacionados à decisão de quantas torneiras de chopp e quantos estilos de chopp são ideais para o seu bar, visando a melhor experiência do cliente no seu estabelecimento.

Nichos

Existem pessoas que buscam clássicos bem feitos, outras que buscam sempre o mesmo estilo por gosto ou por pouco conhecimento. Por outro lado, tem os paladares mais curiosos que ficam atentos aos lançamentos mais recentes e de um estilo preferido. Além das pessoas que estão entrando agora nessa categoria de cervejas artesanais e outras que já estão bem inseridas.

Esses diferentes tipos de consumidores são chamados de nichos.

Dois exemplos clássicos: os beerloversbrand que são fiéis às cervejarias e que não medem esforços para provar todos os rótulos pertencentes a elas. Estão sempre, buscando as torneiras mais próximas, mais inéditas, mais conhecidas daquela marca. E os conhecidos beergeeks, que buscam nos bares por torneiras que só trazem novidades e receitas mais extremas, ousadas.

Pensando em poder atender melhor um maior número de pessoas, a variedade deve ser levada em conta. Para um cliente que sempre volta ao bar, ter mais opções de escolha faz com que ele se sinta seguro inclusive em indicar o bar para outras pessoas, mesmo que não conheça suas preferências. Apostar em um mix de torneiras com cervejas clássicas, leves, lupuladas e escuras é um bom começo. Se tiver os conhecidos beergeeks, pode também ousar em ter torneiras exclusivas para novidades e receitas mais extremas.

? Começando nosso cálculo, aqui já são 4 torneiras e mais 1 exclusiva para novidades mais ousadas. Continuemos.

Espaço físico

Este é um dos fatores cruciais para o cálculo correto da quantidade de torneiras de chopp a serem colocadas em um bar. O proprietário precisa pensar que além de atender bem o seu consumidor com uma variedade empolgante de estilos e rótulos diferentes, o cliente precisa aproveitar o momento no bar com bem estar.

Pensando no volume de movimento, em um final de semana lotado, a circulação das pessoas (consumidores, garçons, funcionários, etc) no interior do bar precisa fluir.

É necessário entender se o tipo de serviço de chope que será fornecido ao cliente suporta uma grande quantidade de torneiras em relação ao espaço disponível para circulação comum.

Outro espaço que também é necessário calcular com antecedência é o espaço físico destinado à câmara fria, onde ficarão acondicionados os barris que serão usados e também os de estoque.

Um bar funcional e lucrativo é aquele onde a equipe está sempre de olho nas trocas de barris e no funcionamento correto das torneiras e sistemas. Para isso, o espaço físico do bar como um todo influencia diretamente na capacidade de diversificação dos produtos.

? Portanto, na nossa conta e após essa análise de espaço físico, aqui você pode avaliar se terá apenas 1 torneira ou mais de cada um dos estilos-base citados no tópico anterior. Vamos adiante.

Custos e benefícios

Nessa parte do cálculo da quantidade de torneiras, é essencial para o empreendimento ter bons fornecedores e parceiros. Isso acarretará em melhores negociações de preços por litro e volume.

A opção de um “chope da casa” em uma torneira fixa, pode aumentar a vazão desse estilo, melhorando seu volume de compra junto ao fornecedor e, portanto, sua negociação com ele. Assim, você pode repassar essa vantagem para os clientes na forma de um menor valor no copo ou com promoções pontuais, como o terceiro chope é grátis e programas de fidelidade.

? Vamos considerar que você optou por manter apenas 1 torneira para os 4 estilos-base e mais 1 exclusiva para novidades. Agora mais 1 torneira fixa de alto giro e chegamos ao número mínimo ideal de 6 torneiras.

O atendimento

A pandemia modificou serviços, consumo, rotinas e no atendimento em bares não foi diferente. Neste cenário, o autosserviço, que mesmo antes da pandemia já era um formato inovador de serviço, é ainda mais vantajoso na busca de estratégias para abertura de novos bares e para também gerar autonomia aos clientes em bares já existentes.

Além da autonomia do cliente poder servir-se, sua experiência com o bar se torna muito mais rica. Ele pode provar todos os estilos de pouquinho ou de montão conforme for testando e aprovando cada um deles. A liberdade da escolha entre a quantidade de torneiras de chopp disponíveis farão do consumo um momento único. No final, ele ainda pode ir embora sem aquela fila monstra do caixa na saída, pois realizou todos os pagamentos no aplicativo.

No lado da gestão, você ganha em espaço e redução de custos com funcionários, reduzindo o número de garçons e atendentes no caixa. Esse investimento você pode fazer em mais torneiras de autosserviço, ou seja, mais opções para seus clientes e mais lucro para você.

? Fecha a conta e passa a régua: com espaço físico disponível, você pode dobrar a quantidade de torneiras para os 4 estilos-base, chegando a 8. Mais 1 torneira exclusiva para as mais ousadas e 1 para alto giro: 10 torneiras. A partir daqui, revisite os critérios listados para planejar adicionar ou não mais torneiras no seu bar.

Tirando a prova: baixe a Planilha Gratuita de Análise de Quantas Torneiras são ideais para iniciar um Bar (com ou sem autosserviço de chope) que preparamos para você!

Qual a vantagem em calcular com maior precisão quantas torneiras de chopp e estilos servir em seu bar?

Fidelização. Além dos motivos mais óbvios como reduzir desperdício de chope e gerar lucro, fidelização de clientes é o resultado de um bar memorável. Quando o cliente chega num bar, seja ele um exímio bebedor e conhecedor de estilos de cerveja ou não, ter um número interessante de torneiras de chope disponíveis para a escolha da melhor cerveja para ele (ou as melhores, quem sabe?) é o diferencial para a sua fidelização.

Além disso, uma boa seleção de estilos de cerveja estimula o cliente a provar novos sabores e, portanto, aumenta o seu faturamento. Mas uma quantidade excessiva de torneiras pode levar ao desperdício de chope por não haver consumo suficiente.

Combinar a quantidade de torneiras ideal com uma variação de estilos atrativa e o melhor do atendimento, ajuda a superar todas as expectativas de experiência do seu cliente, tornando em ação efetiva o famoso pedido na despedida, “volte sempre”.

Quer conhecer mais sobre a myTapp e como podemos levar a tecnologia do autosserviço de chope para seu estabelecimento? Solicite um contato!

Quer receber mais conteúdos como esse em seu e-mail?

Assine nossa newsletter e fique por dentro dos materiais da MyTapp!

Informe seu nome
Informe sua empresa
Informe seu e-mail