Copos de cerveja: conheça os principais e escolha o copo certo

Por que existem tantos? Quando se trata de beber cerveja não há uma única maneira certa, nem um copo certo. Na verdade, existem muitos tipos de copos que podem ser usados para diferentes estilos de cerveja e cada um tem seu propósito. Vamos conhecer os copos de chope mais utilizados, as diferenças entre eles e entender como o formato de um copo pode deixar a sua cerveja ainda melhor.

4 de outubro de 2022 Kainã Pacheco Santos

Copos de cerveja: conheça os principais e escolha o copo certo

Tipos de Copo para Cerveja

Pode parecer apenas um detalhe, mas os copos influenciam – e muito – na experiência sensorial de beber uma boa cerveja. Atualmente, existem diversos tipos de copos para beber cerveja, cada um com uma finalidade específica. O propósito de existir vários copos é parecido com o de harmonizar cervejas com diferentes alimentos: a ideia é explorar ao máximo os sabores, aromas, texturas e aparências através de combinações certeiras.

Exploramos algumas das técnicas básicas para alcançar combinações certeiras no post sobre harmonização com chocolates.

Copo de cerveja é um utensílio muito antigo, que acompanha o homem há séculos. Portanto, escolher o copo certo para cada tipo de cerveja vai além da preocupação em apresentar ou evidenciar os aromas da bebida: beber uma cerveja no copo dedicado ao seu estilo é uma prática histórica e cultural.

Depois de conhecer a história por trás de cada copo de chope, e entender como ele altera a experiência no paladar e aroma, você certamente irá apreciar o chope de uma nova perspectiva.

Características dos copos de cerveja

O formato dos copos de cerveja varia muito e, para entender como o formato complementa na experiência sensorial, devemos observar os seguintes aspectos:

  • Altura do copo
  • Largura da base e da boca
  • Corpo abaulado ou reto
  • Espessura da parede do copo (bordas)

Por trás da escolha de cada formato existe um propósito. Em linhas gerais:

Copos retos e altos: aceleram o escoamento da bebida ao caminho da boca, tornando a experiência mais refrescante.

Copos abaulados e mais baixos: a bebida chega mais lentamente à boca, proporcionando uma experiência mais gentil e próxima da degustação.

A largura da boca influencia, entre outras coisas, na volatilização dos aromas da bebida.

Copos com boca larga: a área de contato do líquido com o ar é maior, portanto as notas aromáticas volatilizam mais, dando para sentir de longe o aroma da bebida.

Copos com boca estreita: retardam a volatilização e concentram os aromas no seu interior.

Copos com paredes espessas: mantém a bebida gelada por mais tempo – o que é ótimo em dias de muito calor – e influenciam no encaixe com a boca, além da aparência mais agressiva que estimula no ato de beber maiores quantidades.

Copos com paredes finas: valorizam a aparência da bebida pelo seu aspecto delicado, além de proporcionar um encaixe de boca mais leve, complementando a experiência de degustação. 

História dos copos de cerveja

Podemos dividir a história dos copos de cerveja em dois momentos: antes e depois da Revolução Industrial, no século XIX. Qual foi a grande mudança nesse período? A popularização de copos de vidro.

Antes dos copos de vidro a cerveja era bebida em canecas de diferentes materiais: cerâmica, metal, madeira, e até em couro e chifres de animais. E o objetivo era sempre o mesmo: valorizar a apresentação da cerveja sem perder praticidade e resistência dos recipientes.

Com a popularização do vidro, a cultura cervejeira logo se apropriou do material, percebendo o potencial do material. E assim se deu início uma nova era de criatividade em torno dos copos para beber cerveja.

Transparente, leve, resistente, higiênico e barato: o vidro revolucionou a forma como bebemos cerveja e é difícil imaginar outro material melhor do que ele para fabricar copos de cerveja.

Um dos primeiros copos de cerveja feito de vidro e que se tornou popular foi a típica caneca canelada, com seus dez chanfros nas laterais. Além de valorizar a apresentação, o pegador da caneca permite que quem está tomando a cerveja mantenha as mãos longe do líquido, mantendo a cerveja gelada por mais tempo.

De lá para cá, a comunidade cervejeira foi muito criativa e hoje temos uma extensa variedade de copos para escolher. Você já sabe qual copo usar para cada estilo de cerveja?

Copo certo para cada estilo de cerveja

“É muito bom conhecer as combinações de copos e estilos para aumentar o nosso repertório, mas é sempre bom lembrar que as sugestões não anulam as nossas preferências pessoais”, comenta Nilana Souza, sommelier e consultora cervejeira na myTapp. “Um bar que quer agregar na experiência do cliente mas não vê viabilidade em trabalhar com muitas variedades de copo, recomendo apostar naqueles mais versáteis, como as Calderetas, as Pints e as Taças Iso.”

Se você está em busca de mais informações para o seu negócio cervejeiro, confira as melhores dicas para montar a carta de cervejas do seu bar.

AMERICANO

O copo mais brasileiro de todos – apesar do nome – é ideal para cervejas leves, como as American Lagers e Pilsens – 150ml

CALDERETA / SHAKER 

Muito versátil e o mais popular entre os copos de cerveja, é recomendado para servir IPAs, Lagers escuras, Porters e Stouts – 300ml

CÁLICE / GOBLET

São copos de cerveja antigos, com um fundo arredondado e uma forma mais ampla na parte superior. Perfeito para cervejas aromáticas, a boca larga volatiliza os aromas. Indicado para servir os estilos de cerveja belga – 250ml

CILÍNDRICO (STANGE/STICK)

Seu formato fino e cilíndrico, desde a base até a boca, é ideal para o serviço de estilos como Altbier e Kölsch, pois favorece a formação de espuma – 200ml

FLAUTA

São copos de cerveja mais finos e elegantes e são normalmente usados ​​para cervejas frisantes, como as Lambics e Gueuzes. Eles têm um fundo arredondado e se estreitam na parte superior, o que os torna ideais para beber cerveja e concentrar seus aromas, uma vez que a carbonatação dura por mais tempo – 300ml

LAGER

Provavelmente o mais conhecido dentre os copos específicos para chope, este clássico favorece a cremosidade da espuma das Lagers – 500ml

MASS / STEIN / MUG / CANECO / Maß

Você certamente já viu um desses nas fotos da Oktoberfest. o caneco de bordas bem espessas mantém a bebida gelada por mais tempo – até 1L

PILSEN / TULIPA

Parecido com copo Lager, a diferença está no bocal mais aberto. Recomendado para as cervejas Pilsner e American Lager – 500ml

PINT

O pint é o copo de cerveja muito popular São grandes e redondos, com um fundo arredondado, e são ideais para cervejas densas e cheias de sabor, como IPAs, Stouts e Porters. Também podem ser usados para outros tipos de cerveja, incluindo lagers, ales e até mesmo cervejas frutadas, como as Bitters – 473ml – 568ml (Reino Unido) 

SNIFTER / NAPOLEON

Geralmente usado para cervejas fortes e cheias de sabor, ele tem uma forma achatada na parte inferior e se estreita na parte superior, o que o torna ideal para concentrar as notas aromáticas de uma Barley Wine, uma Stout, ou até uma Lambic – 700ml

TUMBLER

Copo de paredes espessas e boca larga, recomendado para cervejas do estilo Witbier – 400ml

WEIZEN

Feito para comportar todo o conteúdo de uma garrafa de cerveja Weiss – que deve ser despejada por completo no copo para manter o corpo de fundo (composto por leveduras) e favorecer a formação de espuma – 500ml

O autosserviço de chope myTapp vai revolucionar o seu bar, atrair mais clientes e aumentar sua margem de lucros. Entre em contato com a nossa equipe para saber mais!

Quer receber mais conteúdos como esse em seu e-mail?

Assine nossa newsletter e fique por dentro dos materiais da MyTapp!

Informe seu nome
Informe sua empresa
Informe seu e-mail