Como a sua loja de conveniência pode decolar nesse verão?

É óbvio que o sonho de todo mundo que quer abrir um negócio, é vê-lo decolar! Então fica até o final desse post para descobrir como!

30 de setembro de 2022 Raquel Xavier

Como a sua loja de conveniência pode decolar nesse verão?

Já foi o tempo em que loja de conveniência seguia aquele padrão ultra básico, com venda de itens como refrigerantes, água e opções de alimentos industrializados para take away.

O consumidor muda com o passar do tempo, assim como o mercado, as maneiras e tendências de consumo. Nos últimos anos, as lojas de conveniência têm extrapolado essa definição enxuta e vêm conquistando a categoria de empreendimentos onde o cliente vai, na companhia da família e amigos, em busca de uma experiência completa.

Diretrizes para uma loja de conveniência completa

Uma loja de conveniência pode ser um ótimo negócio quando você trabalha seu mix de produtos e amplia as possibilidades de consumo para os seus clientes, crescendo também o seu ticket médio em cada venda. Algumas ideias para sua loja de conveniência decolar neste verão e nas outras estações do ano são:

  • Conheça seu público! Isso ajuda a ter ideias para seu mix de produtos;
  • Garanta um espaço aconchegante para que sua clientela queira ficar e desfrutar a experiência;
  • Capriche na curadoria de produtos que serão ofertados, incluindo uma seleção de alimentos naturais, variados e de qualidade;
  • Avalie investir em pratos preparados para matar a fome no local;
  • Ofereça bebidas diversas como sucos naturais, cafés especiais, cervejas e chopes artesanais;
  • Aposte em inovação e diferencial na experiência do seu cliente.

O sistema de autosserviço de chope da myTapp é uma ótima ideia para loja de conveniência e um grande diferencial para quem quer trabalhar com chope, como já falamos por aqui. Nosso modelo de serviço cai como uma luva para empreendimentos deste formato, já que o padrão do autoatendimento, comum à loja de conveniência, harmoniza com a liberdade que o sistema de autosserviço de chope oferece ao cliente. É ele quem escolhe o chope e se serve, não exige garçons ou atendentes, além de garantir ao proprietário controle total dos estágios da operação de venda e consumo.

Loja de conveniência: o que vender?

Cada vez mais, esse modelo de negócio busca oferecer novidades exclusivas para seus frequentadores, com ampla variedade de ofertas que incluem alimentos frescos e de qualidade, como produtos de pequenos produtores, artesanais, orgânicos e naturais. O artigo publicado este ano pela Brasil Postos, mostra através de dados e pesquisas do setor, que as lojas de conveniência têm investido cada vez mais nesse sentido, a fim de aumentar a recorrência de visitas dos seus clientes.

Esse movimento e ressignificação do que entendemos por loja de conveniência vem acontecendo com força internacionalmente.

Nos Estados Unidos há uma rede de conveniência, com centenas de lojas espalhadas pelo país, que chega a movimentar intensamente as vendas diárias de alimentos. Para se ter ideia, segundo o artigo, em média, 180 quilos de bananas são comercializados por loja diariamente nessa grande rede norte-americana.

No sudeste asiático, as lojas de conveniência do 7 Eleven, são verdadeiros oásis, onde dá para encontrar de tudo um pouco. Através desse exemplo de sucesso, dá para ousar nas ideias do que vender em loja de conveniência:

  • Itens de higiene como desodorante, shampoo e sabonete;
  • Roupas e itens de vestuário;
  • Alimentos e preparos prontos para consumo no local;
  • Eletroeletrônicos, como celulares, cabos e câmeras;
  • Chip de internet e recargas para celulares;
  • Produtos de papelaria, como cadernos canetas;
  • Bebidas alcoólicas variadas;
  • Contam com espaço agradável para que o cliente desfrute das refeições.

Já em solo nacional, um dos brilhantes exemplos que comprovam como uma loja de conveniência pode ser um negócio de sucesso é o Petro Posto União, localizado na charmosa cidade de Pomerode, em Santa Catarina. Há oito anos sendo ponto de encontro da região, a loja de conveniência Petro Posto União, atenta às necessidades e preferências de seus clientes, ampliou sua gama de produtos.

Em dezembro de 2019 inaugurou nova versão da loja e inovou no atendimento apresentando, pela primeira vez na região, 10 torneiras no sistema de autosserviço de chope. Junto com a nova fase, veio o novo, acolhedor e democrático ambiente, que conta com mesas ao ar livre, é pet friendly e oferece um espaço exclusivo para as crianças. A grande sacada de sucesso foi a preocupação em atender às preferências dos consumidores da região, que não abrem mão de um bom chope artesanal!

No período de 1 ano, o público recebeu tão bem as 10 torneiras de chope, por onde circulam estilos de chope variados e rotativos, que há algumas semanas a loja de conveniência da cidade mais alemã do Brasil, inaugurou um novo ponto de chope com mais 4 torneiras. Por lá a gastronomia que ficava por conta dos food trucks, em média três por dia, agora conta também com uma pequena cozinha própria que oferece algumas boas opções de petiscos preparados ali mesmo.

Por lá, todas as opções de serviço funcionam em sistema de autoatendimento, que é a essência das lojas de conveniência. Medida que além de proporcionar liberdade aos clientes, permite que os preços praticados sejam mais atrativos. Conheça o case completo do Petro Posto União de Pomerode aqui.

Pronto para renovar sua loja de conveniência? Implementar o sistema de autosserviço de chope é uma das dicas de ouro para sua loja de conveniência bombar! Além de garantir uma experiência completa para a clientela que se encontra no local para uma boa conversa, regada a chope artesanal, esse modelo também dá opção àqueles que querem comprar a bebida para consumo posterior, com o formato de growler station.

Quer conhecer mais sobre a myTapp e como podemos levar a tecnologia do autosserviço de chope para seu estabelecimento? Solicite um contato!

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