Diferenciais myTapp: 14 motivos para ter o melhor autosserviço de chope

Diferenciais que vão além da redução de custo da operação e elevam o seu bar para o próximo nível da experiência para o cliente e da gestão para você.

29 de setembro de 2022 Raquel Xavier

Diferenciais myTapp: 14 motivos para ter o melhor autosserviço de chope

A myTapp nasceu com uma missão muito clara: tornar o chope artesanal acessível a todos. Proporcionar uma experiência única, onde o consumidor possa se divertir experimentando todas as opções do bar antes de escolher o seu favorito. Esse é o nosso propósito.

Entretanto, muitos clientes estavam buscando otimizar a operação do bar como um todo. Além da novidade no atendimento e do diferencial da experiência do autosserviço no seu bar, buscavam, por exemplo, reduzir o custo com folha de pagamento a funcionários, reduzir o alto turnover, que gera ainda mais gastos com rescisão, contratação, treinamento e produtividade; gostariam de obter dados de forma organizada e estratégica para relacionamento com clientes; fazer gestão inteligente do estoque e aumentar seu lucro. E a myTapp foi além.

Conheça os diferenciais myTapp que fazem do seu autosserviço de chope, o sistema referência do Brasil.

Serviço de garçom: operação enxuta e tablets nas mesas

Em média um garçom atende cerca de 5 mesas simultaneamente, sendo que vai cerca de 10 vezes na mesa. No mínimo acontece o seguinte:

  1. Entrega cardápio;
  2. Tira pedido de comida e bebida;
  3. Entrega bebida;
  4. Entrega comida;
  5. Entrega a conta;
  6. Realiza a cobrança.


Mas nesse meio tempo, ele vai e volta várias vezes para tirar pedido e entregar bebidas. Digamos uma mesa de 4 pessoas. Cada um bebendo um chope diferente, acabando seus chopes em tempos diferentes, numa média de 3 copos de chope cada um. Esse garçom vai e volta na mesa mais 12 vezes. É o dobro da relação que fizemos acima. Mas não se seu bar contar com autosserviço. O cliente se diverte escolhendo um chope novo a cada rodada e você mantém uma operação enxuta, pois agora um garçom pode atender muito mais mesas.

Quando a garçom sai da mesa ele, via de regra, vai a uma estação lançar os pedidos em um sistema. Mais tempo perdido e muita chance para os tão temidos pedidos errados. Então que tal adicionar um tablet na mesa do seu cliente para ele poder pedir à vontade? Cliente não precisa esperar o garçom, pedidos sempre certos, ainda menos custo com mão de obra. Animal hein… 😉

Gestão com desperdício zero e inteligência de dados

Quem trabalha com chope sabe quão complexo é controlar as vendas por barril.

A começar pela espuma. Chope faz espuma, e em função disso o desperdício pode chegar a mais de 20%. Tenho certeza que você já viu um barman servindo um copo de chope e derramando uma quantidade absurda para fora do copo. O contrário também acontece. Um copo com dois dedos de colarinho vai ter menos que os 300mls que deveria ter. Isso significa que, quando você multiplica o número de copos vendidos pelos mililitros do copo, o resultado não tem nada a ver com quantos litros saíram da sua torneira efetivamente.

Agora imagine seu bar vendendo 2 mil litros de chope por mês a um custo de R$10,00 o litro e desperdiçando 25%. Deu para entender o tamanho do problema, né?! Como resolver?

Nosso sistema monitora cada gota que sai da tap, relaciona o consumo ao cliente, e como ele paga pelo que se serve, o desperdício reduz muito. Simples assim.

Agora você sabe quantos mililitros vendeu de cada estilo em cada dia. É bastante informação, então organizamos tudo em um relatório no Microsoft Power BI que é bem visual, para você não se preocupar.

Marketing e relacionamento com o cliente

A myTapp é o único sistema que permite a captura de campos customizáveis. Todo mundo sabe que dados são o novo petróleo. Saber quem são as pessoas que passam no seu bar é fundamental, tanto para entender o passado, quanto projetar o futuro.


Aqui vão algumas dicas de ações que você pode implementar utilizando esse recurso exclusivo do sistema myTapp:

  1. Peça o email ou Whatsapp do seu cliente e diga que você enviará uma pesquisa de satisfação para ele. Respondendo, ele ganha um copo de chope na próxima visita. Na pesquisa você pode questionar:

a. O que ele achou do chope, da comida, do atendimento, do ambiente, se ele indicaria o bar para algum amigo e porque. Com esses insights, você pode melhorar ainda mais a experiência do cliente no seu bar;
b. Se você é um pub que transmite jogos internacionais, pergunte quais esportes ele gosta, por exemplo, NBA, campeonatos europeus de futebol, NFL, NBL, hugby, surf, skate, entre outros, e ajuste a sua programação;
c. Outras perguntas: tipo de chope, tipo de música, dia da semana que mais sai, etc. Sabendo dessas informações, você pode passar a enviar a programação da semana.

2. Pergunte a data de aniversário e convide os aniversariantes do mês a fazerem a festa no seu bar. Consumação do aniversariante é por conta da casa, por exemplo.

3. Digamos que seu bar seja próximo a uma universidade. Pergunte o curso que os clientes estão cursando e publique no seu Instagram um ranking de cursos com mais clientes e também ranking dos cursos que mais bebem. Seus clientes irão adorar a brincadeira!

Experiência do cliente

Vou deixar essa pra você responder.


Suponhamos um bar com 15 torneiras de chope a R$12,00 um copo de 300ml. Você se arriscaria a pegar um chope que não conhecesse ou iria na que já é acostumado? Pilsen para alguns, Ipa para outros.


Agora outro bar. 15 torneiras também. O preço agora é R$4,00 para 100ml, mas você pode pegar menos se quiser. E não se preocupe! Não tem o constrangimento de pedir provinha pro barman, porque aqui você mesmo pega o quanto quiser. Você não provaria todas as torneiras?


De qual bar você sairia mais encantado? É isso que o melhor autosserviço de chope vai te proporcionar!

Infográfico da Operação

15 diferenciais do melhor autosserviço de chope

Vou lhe poupar do trabalho. Somos os primeiros no Brasil com essa solução, mas como em todo mercado, sempre há pessoas atentas a boas ideias e a desenvolver produtos semelhantes. Faz parte… Essas empresas também nos ajudam a seguir melhorando nosso produto todos os dias.

Aqui vai uma lista de pequenos grandes detalhes, que fazem toda a diferença e que dificilmente você encontrará em outra plataforma.

  1. Confiabilidade e estabilidade do sistema: o autosserviço myTapp é o primeiro do mercado nacional, com 6 anos de operação;
  2. Mais de 250 clientes atendidos no Brasil, América Latina e Europa;
  3. Sistema hospedado na Amazon: seguro, elástico, plenamente confiável;
  4. Sistema plug-and-play para o dono do bar: sem muito suor de configurações complexas;
  5. Sistema instantâneo para o cliente: por aproximação do cartão RFID ou NFC = torneira liberada;
  6. Você escolhe o tipo da conexão do seu sistema: Servidor interno: para locais com difícil acesso ou sinal fraco de internet: Cabeada: para maior estabilidade do sistema; Wi-fi: para levar o autosserviço onde quiser, por exemplo, eventos e kegerator;
  7. Sistema online e responsivo para você consultar em qualquer dispositivo que estiver e quando precisar: tablet, notebook, celular;
  8. Modalidade de venda de copo fechado (quando o garçom pega o cartão dos clientes);
  9. Aba de produtos para cadastro do cardápio completo do bar (por exemplo para batatas fritas com o crédito adicionado no mesmo cartão do cliente);
  10. Campos customizáveis para conhecer mais o cliente: aniversario, email, time de futebol, banda, esportes favoritos, etc;
  11. App para celular para agilizar a vida do cliente com recargas, encontre o seu bar, etc;
  12. Opções de pagamento pré e pós pago para o cliente do bar;
  13. Integrações com e-wallets (carteiras eletrônicas que permitem pagamentos eletrônicos com segurança, no celular).
  14. Tap list digital integrada à plataforma, para que você nunca mais precise atualizar a sua tap list e possa divulgá-la além do bar.

Além dessa lista, a myTapp ampliou seu portfólio para outras soluções, como o totem de autoatendimento para pedido de comida, tablet para pedidos nas mesas e sistema para controle de vazão para bares que ainda operam com barman, no modelo tradicional.

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