Como posicionar a marca da sua cervejaria

O posicionamento de marca da sua cervejaria representa a forma com que você deseja ser reconhecido pelos seus clientes, por isso ele é indispensável para se diferenciar em um mercado cada vez mais concorrido.

22 de setembro de 2022 Raquel Xavier

Como posicionar a marca da sua cervejaria

Posicionar a marca da sua cervejaria.

Em maio de 2022 o Brasil atingiu a marca de 1500 cervejarias registradas no MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Esse número fica extremamente maior se contabilizarmos os paneleiros que já desenvolveram seus rótulos e estão começando aos poucos na comercialização.

O que isso significa? Que são milhares de marcas espalhadas no país dentro de um mesmo segmento, comercializando produtos dentro de um mesmo mercado e que (queira ou não queira) são concorrentes uns dos outros.

Ainda que os sabores e aromas dos seus rótulos sejam diferenciados e que você – ou até mesmo os concursos – falem que eles são os melhores que existem, o seu público precisa se identificar, entender você e sua essência. Para isso, o posicionamento estratégico e bem pensado de uma marca se faz indispensável para se diferenciar em um mundo cada vez mais concorrido.

O que é um posicionamento de marca e como posicionar sua cervejaria

De forma breve, o posicionamento de marca da sua cervejaria representa a forma com que você deseja ser reconhecido pelos seus clientes. Ou seja, é como você se porta e trabalha para ser visto, mas não necessariamente como realmente é.

No mundo ideal, o posicionamento que você emite e a imagem – a forma com que o público percebe sua marca – são iguais. Para que isso aconteça, um trabalho bem estruturado deve ser feito.

Em um mercado que ficou muito tempo estagnado nesse sentido, o posicionamento das cervejarias – em especial as artesanais – se faz ainda mais necessário perante a sociedade.

Descentralização do posicionamento cervejeiro

Em que momento você começou a perceber que as cervejarias industriais/comerciais passaram a falar de uma maneira um tanto quanto diferente?

Não faz muito tempo, não. Até pouquíssimos anos atrás, a mensagem passada pelas empresas eram todas muito similares. Com o foco em um público específico, as mídias mostravam homens como consumidor foco em um ambiente cercado de pessoas dentro de padrões e estereótipos, o que foge da realidade de muitos consumidores.

O jogo mudou. O consumidor está cada vez mais consciente e comprando aquilo que lhe mais gera identificação.

Com centenas de possibilidades e produtos disputando um espaço no carrinho de compras, fica cada vez mais visível quem está no poder: o consumidor é crítico, empoderado e exige das marcas o respeito e a atenção para suas ideologias.

São essas marcas que vão para casa com eles, mesmo que – por muitas vezes – acabam sendo um pouco mais caras. O movimento do “bebo menos, mas bebo melhor” é real e foi ele que impulsionou o crescimento do aparecimento das cervejarias artesanais e fez com que o chope local ganhasse espaço nas torneiras dos bares.

Isso mostra a necessidade do posicionamento da marca vinculada com o público. As possibilidades são infinitas e não estamos mais limitados à mostrar o “mais do mesmo”.

Cada cervejaria tem a sua identidade, sua história, sua motivação para existir. Nenhum rótulo é igual ao outro e, por isso, nenhuma cervejaria deve ser também.

Como definir um posicionamento de marca para sua cervejaria

Uma marca que definiu bem o seu posicionamento tem suas principais características e vantagens conhecidas e reafirmadas pelo público. Para chegar nesse resultado, é importante trabalhar tudo que possa servir para associar a sua marca. E isso não significa apenas trabalhar bem a identidade visual.
É claro que a marca (logotipo e símbolo), os rótulos e a todos os outros materiais visuais de sua empresa são fundamentais.

Afinal, o consumidor deve bater o olho, reconhecer sua cervejaria e ter algum sentimento vinculado ao que está vendo. Mas isso deve se estender muito mais.

  • Para começar a pensar no seu posicionamento, responda:
  • Com que a sua cervejaria se importa?
  • Quais o diferencial da sua cerveja?
  • Como você quer que as pessoas lembrem de sua marca?
  • Quem são as pessoas que vão se identificar com você?

Em todo e qualquer lugar que sua marca estiver presente, essas respostas irão te guiar! Isso significa que você deve evidenciá-las para seus colaboradores, fornecedores, concorrentes e, claro, para seus consumidores.

As três maneiras mais clássicas de passar esse posicionamento são: identidade visual das cervejas, mídias sociais e ponto de venda.

Identidade visual

O “quem você é” está bem representado na identidade visual da sua empresa? Quem nunca ouviu falar nela, irá encontrar um de seus rótulos na prateleira e receber a mensagem que você quer passar?

A identidade visual é a porta de entrada que irá comunicar, sem ter que abrir a boca para explicar.

A Cervejaria Amada é um bom exemplo de posicionamento de marca através da Identidade Visual.

Da marca, passando pelo nome dos rótulos, até chegar nas ilustrações de cada um deles. A Amada consegue evidenciar o amor por suas origens e a representatividade da Bahia em todos os aspectos. Consegue ver?

Mídias sociais

O consenso mundial já convenceu (praticamente) todos que criar um perfil nas mídias sociais é imprescindível na hora que começar um negócio. O que poucas marcas sabem é como aproveitar da melhor forma possível essa atividade.

Como são as imagens que você pretende divulgar? Elas parecem uma propaganda? Possuem textos e muitas informações visuais? Se sim: está na hora de repensar.

O uso no cotidiano das mídias sociais é para lazer. Assim, as pessoas tendem a seguir perfis que mostram um estilo de vida, pessoas. Trazer imagens com textos e que se assemelham muito a um anúncio de revista irão tornar seu perfil um ponto de acesso informacional – ou seja: não sigo, mas acesso quando quero saber o que vai acontecer. Invista em boas imagens dos seus clientes se divertindo e crie ambientes que fiquem incríveis em fotos.

Um perfil comercial nas redes sociais deve publicar conteúdos relevantes e belos para atrair novos clientes.

Um exemplo legal é o perfil da Cervejaria Perro Libre. Levando o dia-a-dia do estabelecimento em imagens de alta qualidade, mas sem perder a visão de consumidor, gera um perfil que gera interesse de visita e consumo, sem levar uma perspectiva de anúncio para a mídia.

Ponto de venda

Onde melhor o cliente poderá sentir a sua essência do que em um local pensado 100% por você? Trabalhar na construção de um ambiente que leve seu posicionamento em todos os cantos, é uma ótima possibilidade de se comunicar integralmente.

A forma com que você deseja que as pessoas se sintam diante de sua marca, pode ser revertida em experiências locais para eles.

A Cervejaria Alright, por exemplo, tem uma pegada forte de easy going – o objetivo é que você se sinta bem! Tudo na Alright vai ao encontro de uma meta final: passar uma experiência positiva para o cliente, deixando o ambiente o mais confortável possível. Como o próprio slogan deles diz: brew up, chill out!

O Beer Garden da Alright Beer é um case de sucesso.

Para que isso seja possível, construíram um espaço que mistura a fábrica com um beer garden com 12 torneiras de autosserviço de chopp myTapp, onde o cliente tem a liberdade e a democracia de servir o quanto quiser – pagando proporcionalmente por isso -, experimentar todos os rótulos e depois tirar os seus sapatos e relaxar na grama!

E você, o que está fazendo para posicionar sua cervejaria?

Com tantas marcas surgindo no mercado, para conquistar pelo sabor, primeiro você precisará gerar identificação, curiosidade e experiência. Preparado para um mercado que não para de crescer? E se você quer saber mais sobre como está o mercado da cerveja artesanal no Brasil, não deixe de acessar nosso ebook sobre o assunto!

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