Como montar um food park inovador: sem filas para pedidos de comidas e bebidas

Sabemos que montar um food park é uma coisa, mas saber inovar e manter ele, é outra! Confira nossas dicas e fique a frente da concorrência!

3 de outubro de 2022 Raquel Xavier

Como montar um food park inovador: sem filas para pedidos de comidas e bebidas

Se existe um formato de negócio gastronômico que vem ganhando espaço no Brasil, desde 2017, é o dos Food Parks. O modelo reúne ao ar livre, diversos food trucks (caminhões, trailers e vans adaptados com cozinhas completas) que produzem e servem ali mesmo preparos variados, para todos os gostos. Sua essência é oferecer boa comida e bebida, com descontração e a preços mais acessíveis.

Vender comida de rua é uma atividade antiga, segundo Bianca Chaer, autora do Livro “Comida de rua, o melhor da baixa gastronomia”, muito popular nos países em desenvolvimento, como o Brasil. A forma de trabalhar essa vertente da culinária, descomplicada e cheia de vida, começou a receber novas roupagens a partir da primeira década do século 21, com a modalidade de comércio em food trucks. O gatilho para esse novo sistema foi a crise econômica norte-americana, que provocou o encerramento das atividades de diversos restaurantes. Sem opção, os chefs viram na rua uma oportunidade de oferecer alta gastronomia, com valores amigos.

Por aqui, com a globalização e a facilidade de viagens, muitos empresários e entusiastas do setor de food service apostaram nesse tipo de serviço para expandir seus negócios ou mesmo inaugurar um primeiro restaurante com esse formato arrojado, construído com base no contato direto com o público e ao ar livre. E é justamente por isso que listamos algumas dicas valiosas para empresários e entusiastas que pretendem empreender no setor do food service. Vem com agente e confira abaixo:

11 dicas para planejar o seu food park inovador

Quem deseja entrar no mercado de food truck park atualmente ou apenas se manter ativo, diante à vasta concorrência precisa seguir caminhos que tragam constante inovação, buscando além de estudar o mercado, conectar-se às vontades e necessidades dos consumidores.

Para te ajudar nesse caminho, separamos 11 dicas imperdíveis para você montar um food park inovador e de muito sucesso:

  1. Faça uma imersão, estude o mercado e passe uma temporada analisando um negócio já estabelecido, para compreender o seu funcionamento e dinâmica. É a premissa para uma estratégia de sucesso.
  2. Esteja ciente e atento à regulamentação vigente na localidade onde pretende instalar o seu food truck park.
  3. Trabalhe com seleção de food trucks que usem embalagens práticas de fácil manuseio para quem come de pé e preferencialmente, recicláveis ou biodegradáveis.
  4. Analise o processo de montagem dos preparos dos trucks que vão compor seu food park, o ideal é que ele não demore mais do que 5 minutos, salvo exceções como assados, churrasco e hambúrgueres. Atenção: a rapidez jamais pode comprometer a qualidade, boa comida e tempo de espera adequado são critérios de peso na hora da escolha de um lugar para comer.
  5. Inovar, inovar e inovar! Estimule a constante reinvenção e inserção de novidades nos cardápios dos food trucks para que garantam que os pratos ofertados estejam sempre atrativos e apetitosos aos olhos da clientela.
  6. Capriche na curadoria das categorias que vão compor o seu food park, aposte no rodízio e de tempos em tempos, coloque um food truck novo.
  7. Um olho no peixe, o outro no concorrente! Depois de lançado seu food park, mantenha-se atento aos movimentos de quem faz o mesmo que você. Novas ideias são sempre bem vindas se forem uma inspiração para uma inovação sua, e não uma cópia!
  8. Promova eventos festivos e ou temáticos para atrair e conquistar seu público-alvo.
  9. Conquiste seu cliente também com programas de fidelização, desenhe ações e atraia seu consumidor com benefícios exclusivos.
  10. Aposte na seleção de boas bebidas para regar a refeição do cliente! Garanta para seu espaço variedade e qualidade apostando em um bom serviço de chope para food park. Um chope truck pode dar conta do recado, mas, se você quer apostar em uma boa variedade de chopes artesanais fresquinhos, que são um excelente chamariz de clientes, vale investir em uma praça central de autosserviço de bebidas em barril (chope, vinho, gin, etc), com quantas torneiras de diferentes estilos você quiser!
  11. E falando em autoatendimento, a modalidade é uma excelente opção quando o assunto é como montar um food park inovador! Cardápios digitais, autosserviço de chope, auto-checkout, clientes escolhendo e personalizando pedidos, agilidade, autonomia e nada de filas, é disso que estamos falando.

Eliminando filas no seu food truck park

Organização e tecnologia são aliadas quando o assunto é diminuição da formação de filas. O autoatendimento é um dos grandes coringas para ajudar você a combater as filas do seu food park, afinal, ele garante liberdade, agilidade e autonomia para a clientela fazer os pedidos e pagar a conta, sem precisar aguardar pelo garçom ou atendente!

A ConnectPlug, empresa focada em trazer soluções eficientes para o sistema de bares, restaurantes e empreendimentos do segmento, oferece recursos fantásticos e objetivos quando falamos em autoatendimento. A empresa disponibiliza 3 modalidades possíveis e atende aos consumidores com cardápios digitais que podem ser disponibilizados em:

  • Tablets de Mesa, contendo menu e informações sobre as ofertas.
  • Cardápios completos e interativos acessados por QR Code.
  • Totens de Autoatendimento onde o cliente seleciona e customiza sua pedida.

As 3 vertentes são objetivas, interativas e dão ao cliente autonomia e agilidade para fazer pedidos. Além disso, o autoatendimento e os cardápios digitais, desenvolvidos com tecnologia de ponta, facilitam a logística operacional de funcionamento do truck de comida, uma vez que não há um atendente como intermediário e o pedido é enviado diretamente para a cozinha. Ou seja, para a clientela esse modelo deixa a experiência mais ágil e assertiva, diminuindo as chances de falhas na comunicação e frustração com pedidos que não chegam exatamente como desejado, como por exemplo, um hambúrguer com o ponto da carne errado ou um prato sem adição de determinado tempero.

Aos gestores e donos de empresas do ramo da alimentação, a ConnectPlug garante uma boa lista de benefícios, concentrados em um mesmo sistema, entre eles: sistema que funciona off-line, controle total de estoque e financeiros e emissão de notas fiscais e auxílio no controle do fluxo de caixa. Além disso, com um cardápio digital 100% integrável com outras soluções, proporciona o fechamento de comandas e emissão de cupom fiscal com mais rapidez.

Quer mais uma boa notícia? Hoje já é possível implementar no seu food truck park um sistema de autoatendimento que integre os pedidos de comida ao autosserviço de chope artesanal!

Isso mesmo! A myTapp integrou seu sistema de autosserviço de chope, que permite que o consumidor sirva-se do chope escolhido, na quantidade e momento desejados, com o sistema de autoatendimento da CPlug.

Para a clientela, a unificação dos sistemas de autosserviço de chope da myTapp com o modelo de autoatendimento da ConnectPlug é só alegria: traz liberdade para fazer o pedido quando quiser e coroa a experiência no momento do pagamento, oferecendo a facilidade de ter todos os pedidos, de comida e bebida, concentrados em uma única conta e acelerando o seu fechamento. Tudo sem abrir mão da parte lúdica de servir-se do estilo de chope escolhido e na quantidade desejada.

Além de agilidade e diminuição da formação de filas, o cliente tem mais liberdade de consumo e, através do app myTapp, pode fazer o controle do seu consumo, descobrir, antes de chegar, quais chopes estão disponíveis naquele momento e ainda efetuar o pagamento total da conta direto no app!

Para o empreendedor, essa integração representa a simplificação da gestão, diminuição de prejuízos e aumento da lucratividade, já que o sistema de autosserviço de chope da myTapp controla cada ml vendido ao cliente, além de permitir acompanhar o consumo, níveis de chope nos barris e informações sobre a clientela, tudo em tempo real.

A integração do sistema de autoatendimento da ConnectPlug com o de autosserviço de chope da myTapp é um diferencial importante e uma inovação necessária para o segmento dos bares, restaurantes, food truck parks e afins, justamente por tornar a experiência mais dinâmica, completa e rápida, ou seja: uma experiência única que seu cliente com certeza vai querer repetir!

Clique no botão abaixo e saiba mais sobre as funcionalidades da integração que garante essa experiência incrível para o seu cliente!

Quer receber mais conteúdos como esse em seu e-mail?

Assine nossa newsletter e fique por dentro dos materiais da MyTapp!

Informe seu nome
Informe sua empresa
Informe seu e-mail