Alta temporada de verão: veja como preparar o seu bar desde agora
Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são os mais movimentados do ano nos bares do Brasil, por causa do verão. Além das festas como Natal, Ano Novo e Carnaval, o clima tropical do país favorece o aumento das viagens e da busca por lazer e diversão.
Os bares estão entre os segmentos que mais lucram nessa estação. Afinal, são estabelecimentos onde as pessoas podem beber, comer algum petisco, conversar e “mostrar o ombrim” durante a estação mais aguardada do ano.
Por que preparar seu bar para altas temporadas
Em 2022, segundo a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), o Brasil recebeu cerca de 3,1 milhões de turistas estrangeiros durante o verão. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) estimou um aumento de 20% no lucro para o setor. Em 2023, com a pandemia da Covid-19 sob controle, as expectativas também são boas.
Além dos turistas, aqueles que moram no país também aproveitam o verão para viajar, se divertir e estar entre a família e amigos. Boa parte desse público vai procurar bares e restaurantes para visitar e é importante que os estabelecimentos estejam preparados.
Uma pesquisa da Abrasel, realizada em outubro de 2022 com empresários do setor, mostrou que quase metade dos entrevistados estavam se preparando para o verão. Afinal, de que adianta receber muitos clientes no seu bar em determinado intervalo de tempo, mas não ter condições de oferecer um bom atendimento e eles não voltarem? Ou pior: os clientes compartilharem com outras pessoas as experiências ruins que tiveram no seu estabelecimento?
O aumento da clientela traz a necessidade de adaptar o seu bar para receber um fluxo maior de pessoas, assim como fazer melhorias na estrutura, no cardápio e no atendimento.
Como planejar o bar para a alta temporada de verão
1. Tenha a tecnologia como aliada
Quantas pessoas você atende em média? Para a alta temporada, tenha em mente que a demanda vai aumentar e que provavelmente o seu time atual não conseguirá dar conta. A tecnologia pode ser uma grande aliada do seu estabelecimento.
Existem inovações tecnológicas que irão facilitar todos os aspectos do bar, da gestão ao atendimento. Para começar, é claro que vamos comentar sobre o autosserviço de chope MyTapp, que resulta em filas menores, atendimento rápido e clientela satisfeita, mas não para por aí.
Com ele, o cliente pode escolher o chope desejado e se servir. Não há a necessidade de chamar um garçom apenas para essa tarefa, o que vai otimizar o tempo e o serviço dos funcionários.
Além de economia para o dono de bar, o sistema MyTapp oferece agilidade, segurança, liberdade e bom atendimento. Com apenas uma ação, o cliente escolhe a opção que deseja e pode aliviar o calor do verão brasileiro com praticidade.
Outras tendências em tecnologia para bares e restaurantes que podemos citar são: meios de pagamentos digitais, integrações, serviço de reservas online, sistemas de gestão, entre outros produtos e funcionalidades que vão tornar o seu bar mais do que preparado para a alta temporada do verão.
2. Capacite a equipe
Pouco adianta ter um grande time se falta capacitação. Antes da alta temporada chegar, promova treinamentos para a sua equipe sobre atendimento ao público, gestão de tempo, assim como sobre outros pontos que você acredita que precisam ser melhorados.
3. Atualize o cardápio
Quais pratos do seu bar são a cara do verão? Será que não está na hora de atualizar as receitas ou acrescentar novas opções? Este pode ser um grande atrativo e diferencial para o seu negócio. Reúna-se com sua equipe, pesquise e esteja aberto para sugestões.
Além de atualizar o cardápio, disponibilize-o online, por meio de um QR Code. Esta é uma tendência que se fortaleceu durante a pandemia da covid-19 e veio para ficar. Não deixe de oferecer também a versão impressa, pois alguns clientes podem preferir o cardápio físico.
O cardápio atualizado pode ser uma excelente estratégia de marketing, inclusive para fidelizar clientes que já frequentam o bar, pois novidades sempre geram curiosidade.
4. Faça reformas, se necessário
A estrutura do seu bar está precisando de reparos? Que tal iniciar a alta temporada de verão com tudo organizado e renovado? Seja consertar ou substituir itens danificados ou até retocar a pintura da fachada, o ambiente faz toda a diferença na primeira impressão que o cliente terá.
5. Torne o ambiente confortável
O lazer e o descanso andam juntos no verão. Afinal, como nesse período muitas pessoas estão de férias, relaxar se torna uma das prioridades. Um ambiente confortável pode ser um bom atrativo e também fator favorável à fidelização.
Para isso, não precisa de muito: um ambiente bem ventilado ou climatizado, uma iluminação aconchegante e um cantinho para quem deseja fugir da multidão já se destacam. O bom atendimento também é aliado do conforto, pois oferece aquela sensação de se sentir em casa.
6. Planeje eventos
Independentemente do tema e nicho do seu bar, o verão sempre oferece oportunidade de planejar eventos para o seu público-alvo. Shows com artistas locais ou noites temáticas com discotecagens são excelentes formas de se destacar frente à concorrência.
7. Faça campanhas de marketing
Você preparou o bar, treinou a equipe, investiu em tecnologia e planejou eventos. Agora, é preciso divulgar, não é mesmo? Campanhas de marketing, principalmente nas redes sociais, que oferecem a possibilidade de segmentação de público, alcançarão potenciais clientes.
A dica é fazer, com antecedência, um calendário de publicações para esse período. Você pode, além de divulgar os eventos, promover dicas diversas sobre a estação.
Ai que delícia o verão!
Está se aproximando a estação com maior potencial de aumento de lucro para os bares, cervejarias e restaurantes. Com planejamento e organização desde agora, o seu bar estará preparado para receber e atender bem todo o público esperado para dezembro, janeiro e fevereiro. Aproveite a época para atrair, conquistar e fidelizar.
Aqui em nosso blog temos várias sessões de conteúdos que podem ajudar o seu bar a se destacar.