20 tipos de bar: ideias para bares criativos

Confira estilos clássicos, diferentes atrações e novas tendências para grandes e pequenos bares de sucesso!

3 de outubro de 2022 Raquel Xavier

20 tipos de bar: ideias para bares criativos

Tipos de Bar Criativo

Todo bar é único. Cada estabelecimento tem suas particularidades e formas de atrair. Originalmente, a palavra “bar” (barra, em inglês) fazia referência ao balcão desses locais, já que havia uma barra separando fregueses e estoque. Com a evolução do atendimento, o balcão foi mudando e vários tipos de bar foram surgindo.


A principal diferença está no clima proposto. A maioria dos bares têm atrativos além de drinks e cervejas, a depender da proposta de cada local. Essas diferenças podem estar no tipo de serviço, no cardápio ou na decoração. Confira os principais tipos de bar:

  • Estilos clássicos
  • Novas experiências
  • Bebidas e entretenimento
  • Temáticos
  • Tendências

Bares clássicos

Os tipos de bar que se tornaram clássicos vieram de diferentes lugares do mundo. Com o passar do tempo, os estilos foram evoluindo e se incorporando. Em comum, todos esses estabelecimentos buscam servir bebidas geladas e proporcionar bons momentos. Confira alguns estilos clássicos.

Taverna

Esses foram os primeiros bares da história. A instalação, de origem romana, também deu origem aos restaurantes, servindo comida, vinho e cerveja. Hoje em dia, o termo “taverna” é mais utilizado em bares que apresentam uma temática medieval ou rústica. Isso pode se expressar na decoração e no cardápio, por exemplo. Porém, as antigas tavernas e seu modo de atendimento já ficaram no passado.

Bar americano

Esse tradicional estilo é um dos mais conhecidos. O típico bar americano é aquele onde existe um balcão com armários e prateleiras de bebida atrás. Aqui, a estrela principal é o barman. É ele que prepara os coquetéis e serve o chope. Os clientes que vêm sozinhos podem se sentar ao balcão em cadeiras altas. Porém, para aqueles que estão em um maior número de pessoas, existem mesas dispostas no salão e garçons à disposição. 

A comida nesses estabelecimentos costuma ser simples, já que o foco principal está na variedade de bebidas. Esses locais são conhecidos pelas promoções nos happy hours, que podem ser semanais ou diárias. Oferecer um estilo de chope mais barato na noite ou drinks em dobro, por exemplo, são maneiras de atrair clientes e fidelizá-los. 

Pub bar

Os pubs são bares tipicamente britânicos. O nome é uma abreviação de public house. Tradicionalmente, os pubs focam no serviço de cervejas. Por isso, deve existir uma grande variedade de torneiras. Um bom pub busca atender aos mais diversos gostos, com barris de marcas, preços, aromas e estilos.

A estética também segue um padrão mais tradicional, buscando ser um local aconchegante. Por isso que, geralmente, as mesas são grandes e têm bancos confortáveis. O conforto é uma das principais propostas de um pub.

Essa proposta é importante para fidelizar frequentadores. Os clientes mais fiéis de pub são chamados de regulars. Geralmente, são pessoas que moram ou trabalham perto do estabelecimento, justamente pela comodidade. Por isso, o local de um pub também deve ser estratégico.

Boteco ou botequim

O boteco é um local tipicamente brasileiro. Como outros bares ao redor do mundo, dispõe de mesas e cadeiras de plástico ou de ferro. A simplicidade está na decoração, no cardápio e em todo ambiente. Mas, isso não quer dizer que o serviço não seja de alto nível.
Esse tipo de estabelecimento, geralmente, recebe um grande número de pessoas diariamente. O cliente não está ali pela variedade de cervejas, mas pela diversão que o bar oferece, como em transmissões esportivas, música ou sinuca, por exemplo. A cerveja é servida em garrafa, o famoso “litrão”. A maioria dos botecos oferece várias marcas da bebida, com variações de preço entre elas. Alguns estabelecimentos também oferecem chope, que é servido direto no copo.

Taphouse ou choperia

A palavra “tap” se refere às torneiras de cerveja. Logo, uma taphouse é um bar especializado em servir chope. Não disponibiliza cervejas engarrafadas ou coquetéis, por exemplo. Esse conceito estrangeiro já está bastante difundido no Brasil.

Uma forte característica das taphouses é a parede de torneiras. As taps ficam uma do lado da outra e cada uma ligada a um barril de cerveja. Aqui, o segredo é apostar na variedade de estilos, já que boa parte dos clientes vai a esses locais para experimentar coisas novas e marcas diferentes. Por isso, vale lembrar que a taplist (cardápio com as cervejas disponíveis) deve variar durante a semana.

Novas experiências em bares

Hoje em dia, o cardápio e o custo não são os únicos valores levados em conta pelos clientes. Cada vez mais, as pessoas estão buscando por experiências diferentes. E estão dispostas a pagar por isso! Criar e satisfazer a curiosidade da clientela também passou a ser uma missão dos bares. Para isso, deve haver um diferencial único no estabelecimento. Vamos conferir alguns tipos de bares que apostam nas boas experiências como carro-chefe do negócio?

Gastropub ou gastrobar

O principal diferencial desses locais é prezar pela alta gastronomia. Ou seja, seus pratos têm um maior cuidado com a qualidade dos produtos e na sua apresentação. Em um gastropub, as refeições são mais sofisticadas do que aquelas servidas em bares tradicionais, por exemplo. Mesmo assim, sendo um bar, o foco também deve estar nas bebidas. Por isso, deve haver uma preocupação maior com a harmonização entre cerveja e refeição.

Brewpub

Esse tipo de estabelecimento é um dos queridinhos dos amantes de cerveja artesanal. Um brewpub serve chopes de marca exclusiva, ou seja, com receitas e fabricação próprias. A produção da cerveja acontece no próprio bar onde é consumida.

Além disso, parte da experiência está em conhecer a fábrica. Os clientes mais curiosos podem acompanhar os processos de mostura, fervura etc. Porém, no final das contas, o que vale é a qualidade final da produção. A cerveja ali feita é o carro-chefe do negócio, sendo o principal fator para o sucesso do estabelecimento.

Biergarten

Em tradução literal, biergarten significa jardim da cerveja. São grandes espaços abertos de convivência e degustação da bebida. Com grandes mesas e acesso livre, alguns biergartens podem acomodar milhares de pessoas. Em muitos deles, os clientes podem trazer alimentos de casa, como se fossem fazer um piquenique, e apenas consumir a cerveja do local. Esse tipo de estabelecimento tem origem na Baviera, região alemã. É uma modalidade já consolidada no mundo, mas que vem buscando seu espaço no Brasil.

Bebidas e outros entretenimentos

Como vimos, a cerveja nem sempre é o único atrativo de um bar. Alguns estabelecimentos oferecem outros tipos de entretenimento para o seu público. Isso gera um valor maior para o bar e ainda pode trazer uma renda extra. Confira alguns bares que apostam em atrativos além da bebida.

Karaokê Bar

O karaokê é uma forte marca cultural do Japão. Essa prática chegou ao Brasil no início do século XX juntamente com a imigração japonesa. O termo significa “orquestra vazia”, fazendo referência à ausência de um cantor na música.

Nos bares de karaokê, os próprios clientes vão ao palco para se apresentar. Eles escolhem as canções e cantam seguindo a melodia. Em alguns locais, existem cabines separadas, onde os clientes cantam para os colegas de mesa, e não para todo o bar. Seja qual for o sistema, as pessoas veem as máquinas de karaokê e os microfones como um diferencial para o estabelecimento.

Música ao vivo

Diferente de um karaokê, os bares de música ao vivo contam com apresentações profissionais. Esse diferencial é importante para muitos clientes que dão preferência para esse tipo de bar. Mas, além disso, deve-se levar em conta o estilo musical do público-alvo. É importante que o repertório dos artistas contratados seja satisfatório, fazendo com que os clientes voltem mais vezes.


Outro ponto importante é o pagamento do artista. Os músicos devem receber um cachê por suas apresentações. Existem algumas formas de acordar esse valor, podendo ser uma quantia fixa ou referente ao número de clientes no dia. 


Para isso, existe o couvert artístico, que é uma taxa relativa à apresentação musical. Esse tipo de cobrança não é ilegal e é obrigatória, se assim o bar optar. Mas, atenção: o Código de Defesa do Consumidor prevê, como direito básico, a informação clara e adequada sobre os serviços prestados por um estabelecimento. Portanto, a cobrança do couvert artístico só pode ser feita caso haja aviso prévio. Geralmente, isso acontece por meio de cartazes ou junto a entrega do cardápio. O importante é que a informação esteja clara antes que o cliente consuma.

Bar de Sinuca

As mesas de sinuca estão em diversos estabelecimentos do Brasil. O jogo já é popular entre frequentadores de bar há anos. Porém, alguns locais focam em elevar o jogo a outro patamar de entretenimento. Os bares de sinuca, ou snooker bars, dispõem de diversas mesas. Por isso, não existem filas para jogar. Geralmente, cada grupo de clientes tem sua mesa própria e pode consumir à sua volta.

O jogo, além de ser um atrativo, é uma fonte de renda extra para o estabelecimento. Para cada partida existe uma taxa, mesmo que mínima. Então, existe um retorno viável, já que a maioria das pessoas só tem acesso a mesas de sinuca em locais como esse. Elas vão até lá justamente para se divertirem com o jogo, o máximo possível.

Sports Bar

Um sports bar, ou bar de esportes, é um estabelecimento focado em disponibilizar transmissões esportivas. Esse clássico entretenimento de bar, hoje em dia, não se limita apenas ao futebol. Existem fãs de luta, basquete, futebol americano e até de esportes eletrônicos que buscam por bons bares para beber e assistir ao seu jogo favorito.

Por isso, para atender ao maior número de clientes, é importante ter mais de um televisor e estar atento aos principais eventos esportivos do mundo. Algumas vezes, os jogos podem acontecer simultaneamente, então é preciso estar preparado para receber diversos clientes.

Porém, é preciso estar atento com os direitos de cada transmissão. Boa parte dos clientes vai ao bar para assistir a jogos disponíveis apenas em canais de TV fechada, por exemplo. Então, para passar o jogo, o estabelecimento deve seguir as regras da emissora para transmissões em locais abertos ao público.

Novas tendências de bar

O setor da alimentação fora do lar está cada vez mais atual e tecnologicamente moderno. Se você está pensando em abrir um bar, é importante estar atento às novas tendências desse mercado. Afinal, o seu diferencial pode estar justamente na curiosidade gerada pelas novidades que o seu bar propõe.

Autosserviço de Chope

O sistema de autosserviço de chope busca acrescentar uma maior autonomia na experiência dos consumidores. Basicamente, funciona assim: o cliente se registra no balcão e recebe um cartão com créditos para gastar no bar, podendo ser pré ou pós pago. Com isso, o próprio cliente pode liberar as torneiras e encher seu copo com o melhor chope.


Esse tipo de experiência é vantajosa para o bar e para os clientes. Como o sistema é automatizado, cada mililitro é contabilizado. Então, quem está bebendo paga apenas por aquilo que colocar no copo, podendo provar mais opções. Nesse caso, quem está vendendo reduz o desperdício que teria com provas e cortesias. A myTapp, pioneira no serviço no Brasil, calcula que o desperdício de líquido cai de 20% para 5% ao utilizar o sistema.

To-go Bar

Esse tipo de serviço cresceu nos últimos anos. Os bares to-go, ou seja, aqueles que têm a opção de retirada dos produtos para viagem, são ideais para quem não está predisposto a consumir fora de casa. Uma prova da eficácia desse sistema, é o crescimento recente na venda de growlers no Brasil. Assim, quem busca por bebidas disponíveis apenas em bares, como o chope, tem nesses estabelecimentos uma opção.

Growler Station

As growler stations, assim como o to-go bar, não possuem necessariamente uma estrutura de consumo no local. Este é um local para uma passada rápida dos clientes que querem encher seus growlers com chope fresco, direto da torneira. O diferencial é que esses locais focam exclusivamente na venda de chope, trazendo mais opções aos clientes. Inclusive, os próprios consumidores podem reabastecer suas garrafas. As estações podem funcionar o dia inteiro, atuando de forma independente ou anexas a um bar tradicional.

Cardápios restritivos

Há algum tempo, alguns restaurantes optam por produtos que agradem paladares mais específicos. A busca dos consumidores por cardápios menos convencionais pode estar atrelada à saúde ou até mesmo a questões pessoais e ideológicas. De qualquer forma, essas pessoas precisam comer (e beber)! Confira alguns tipos de bar com cardápios restritivos.

  • Vegetariano e vegano: de acordo com uma pesquisa do Ibope, em 2018, cerca de 14% da população brasileira se declarava vegetariana. Esse número, que representaria cerca de 30 milhões de pessoas, ainda tende a crescer. Essas pessoas podem ter dificuldades em encontrar bons bares com opções veganas ou vegetarianas variadas, e aí pode estar seu diferencial.
  • Orgânicos, artesanais e saudáveis: cada vez mais, as pessoas estão buscando por uma alimentação saudável e de qualidade. De acordo com uma pesquisa da Euromonitor, esse mercado movimentou cerca de R$100 bilhões em 2020 no Brasil. Para essas pessoas, um bar que oferece opções de bebidas com bases orgânicas e produção artesanal seria um diferencial, por exemplo. 
  • Restrições alimentares: devido a alergias ou intolerância a alguns alimentos, muitas pessoas acabam tendo dificuldades para escolher um restaurante. Isso acontece pela pouca opção de pratos restritivos e pelo perigo de contaminações cruzadas. Um bar que tem a preocupação de impedir o contato de pratos sem glúten com praças onde se utiliza trigo, por exemplo, apresentaria um importante diferencial para esse grupo.

Temas para bar

Os bares temáticos são aqueles com decoração inspirada em algum conceito cultural. Os temas são variados e seus elementos podem estar presentes em várias áreas do salão ou aparecer sutilmente em pontos estratégicos. Inclusive, em alguns locais, a temática está presente também no cardápio. Vamos conferir algumas temáticas?

Filmes e séries

O cinema é uma temática clássica adotada por bares e restaurantes. Os locais escolhem filmes, séries ou franquias específicas e decoram o salão com diversas referências. Esses locais atraem, principalmente, os fãs da obra escolhida. Alguns exemplos são:

  • Séries: Friends; How I Met Your Mother; Cheers; Breaking Bad; Star Trek etc.
  • Filmes: Senhor dos Anéis; Star Wars; Harry Potter; filmes de super-heróis etc.

Estilos musicais

Bares de música são perfeitos para quem quer ouvir apenas o seu estilo favorito a noite toda, enquanto bebe uma cerveja. Esses locais podem receber apresentações ao vivo para entreter os clientes. Os mais famosos são os bares de rock, porém, outros estilos musicais também têm espaço, como jazz, blues e samba.

Tempos passados

Tempos passados podem trazer ideias criativas para a decoração de um bar. Bandas, roupas, carros e filmes são elementos marcantes para cada década. A curiosidade dos mais novos e a nostalgia dos mais velhos são pontos-chave para atrair clientes. Além disso, existem aqueles que apostam em tempos mais antigos, como o medieval. Esses locais utilizam elementos da Idade Média que remetem às tavernas, primeiros bares da história.

Países ou lugares

Homenagear os aspectos culturais de outros países também é uma temática utilizada por diversos bares. Além da decoração e do cardápio, essa temática pode aparecer, inclusive, nos uniformes e no modo de atendimento. Por isso, quem vai a um bar assim quer se sentir naquele país, buscando por um pint inglês original ou um legítimo mojito cubano, por exemplo.

Estilos de vida

Esses bares buscam exaltar particularidades de grupos específicos. Pessoas com interesses em comum com a temática se reúnem nesses locais para se encontrar e conhecer pessoas.

Um dos principais exemplos são os Garage Bars, bares que possuem decorações em homenagem a algum veículo específico. Os dois tipos mais comuns são os que se inspiram em motos e em carros antigos. Esses veículos possuem grupos de adeptos e colecionadores, por isso, os bares acabam ficando famosos.

Outro exemplo são os bares de jogos. Geralmente, esses locais possuem decoração com estátuas, posters e quadros inspirados em personagens de videogame. Para valorizar ainda mais, alguns bares disponibilizam arcades, jogos de carta e tabuleiros para que os consumidores se divirtam.

Seu bar não precisa se contentar apenas com um estilo. Já pensou em um pub clássico com autosserviço de chope? Conheça a myTapp e torne isso possível!

Quer receber mais conteúdos como esse em seu e-mail?

Assine nossa newsletter e fique por dentro dos materiais da MyTapp!

Informe seu nome
Informe sua empresa
Informe seu e-mail