Sangria de barril de chope: o que é e como fazer?

Conheça os elementos de um sistema de chope e todo o processo da sangria de barril de chope de uma vez por todas!

30 de setembro de 2022 Raquel Xavier

Sangria de barril de chope: o que é e como fazer?

Uma etapa importante do serviço de chope é a sangria do barril de chope. Para te ajudar a entender melhor esse processo, listamos informações e algumas curiosidades sobre o chope, o sistema de chope e seu processo de extração.

O chope e a sangria

É a cerveja não submetida ao processo de pasteurização para o envase. Essa expressão tem origem no termo schoppe, palavra de um dialeto alemão que significa copo de meio litro. Mundo a fora, o chope também é conhecido como draft beer ou draught beer, e refere-se normalmente à cerveja filtrada, servida a partir de um recipiente pressurizado.

Os Kegs são a evolução dos casks, recipientes desenvolvidos para servir cerveja/chope em que há pressurização, geralmente CO2 ou uma mistura de N2, durante o serviço.

O sistema de chope é composto por fonte de gás (cilindros de CO2 / N2), válvulas reguladoras de pressão, barris, sistema de refrigeração, mangueiras, torneira, válvula extratora e peças pequenas/conectores.

Sangrar o barril é a primeira etapa para servir um bom chope. A sangria consiste em deixar a primeira extração do líquido preencher as mangueiras da linha, que antes continham apenas ar, até chegar à torneira como espuma e ser então descartada.

Agora sim: como sangrar barril de chope?

Sempre que você for engatar um barril de chope é necessário realizar a sangria e a regulagem inicial. Listamos um passo a passo dessa tarefa para ficar claro como deve ser executada.

1. Confira se tudo está devidamente engatado

Esse não é um passo para a sangria em si, mas é fundamental você tomar alguns cuidados, afinal, estamos falando de pressão. Antes de mais nada, certifique-se que:

  • O barril está engatado e a alavanca da válvula extratora está para baixo, travada;
  • O gás CO2, ou mistura, está aberto e na pressão adequada;
  • Você tem disponível um recipiente grande, como uma jarra ou balde, para colocar o chope da sangria;
  • Toda vez que o barril chegar ao fim, é preciso fazer este passo a passo de checagem e então sangrar o novo barril de chope.

2. Abra totalmente o compensador

Antes de acionar a torneira para extrair o chope, abra totalmente o compensador da torneira. A forma de abrir o compensador pode variar de torneira para torneira. No caso da italiana, modelo mais comum, há uma alavanca pequena, tipo um pino: é ela quem regula o compensador.

No geral, colocando esse pino para cima o fluxo é fechado e colocando para baixo, aberto. Então, vire-o totalmente para baixo – se você fizer isso e não sair líquido, é sinal de que seu modelo funciona de forma diferente, então coloque o pino todo para cima.

3. Com vocês: a sangria do barril de chope

Agora que os primeiros passos foram feitos, vamos ao que interessa, a sangria do barril de chope:

  1. O procedimento é simples: você deve colocar um recipiente, uma jarra ou balde, embaixo da torneira e puxar a alavanca para você;
  2. Sem soltar a alavanca, continue tirando a bebida até que pare de espirrar e o líquido comece a sair de maneira constante;
  3. É neste momento que você deve começar, a fechar lentamente, o compensador para ajustar e regular a vazão de saída do chope;
  4. Conforme você move o pino do compensador pra cima, o fluxo diminui e o líquido extraído deixa de ser apenas espuma, aos poucos o chope sai na cor do estilo que foi engatado (se for uma Stout, sai preto, se for uma Pilsner sai dourado, se for uma IPA, âmbar e assim por diante);
  5. Quando o chope estiver saindo da torneira com uma vazão adequada, a sangria está finalizada! Qual a vazão adequada? Dá para perceber visualmente e é variável, depende do estilo do chope, se for mais ou menos carbonatado;
  6. Agora sim, missão realizada com sucesso, é hora de servir o chope e desfrutar!

Mas e esse desperdício?

Ele vai acontecer, trabalhar com chope é isso aí, mas para tudo dá-se um jeito! Vamos provar por A+B que é possível diminuir a sua perda e consequentemente aumentar o lucro do seu estabelecimento.

Estima-se que cerca de 25 a 30% do barril de chope é desperdiçado! Isso quer dizer que, pelo menos um quarto do seu dinheiro está indo pelo ralo. Entre a sangria do barril de chope e o tal colarinho, lá se vai, junto com parte desse líquido fresco e saboroso, seu lucro.

É preciso estar ligado a determinados problemas que podem impactar diretamente no seu processo, então é fundamental conferir alguns pontos importantes como: temperatura, vazão e pressão. Esse trio deve ser checado sempre!

A solução para o desperdício: sistema de autosserviço de chope da myTapp!

Primeira marca em solo brasileiro a trazer a tecnologia do autosserviço de chope, a myTapp garante, desde 2015, autonomia para quem consome e belas vantagens ao proprietário do estabelecimento.

A taxa de desperdício de quem trabalha com myTapp gira em torno de aproximadamente 5%!

Isso porque o sistema de autosserviço da myTapp oferece total controle sobre cada ml de chope que sai do seu barril. Enquanto no front o cliente se serve e paga por cada ml extraído da torneira com o estilo que desejar provar, para o gestor do bar, o Painel de Controle entrega as informações que ele precisa para uma gestão eficiente do estoque de chope e estratégicas para relacionamento com seus clientes, tais como: níveis de chope dos barris, maiores e menores em consumo, horários e dias de pico, barris que precisam de limpeza, entre outras. Todo o monitoramento é feito através de um computador ou celular, tudo em tempo real, claro!

Sabe o que mais? O sistema myTapp tem um dispositivo que bloqueia a entrada de gás na linha de chope na troca de barril. Ou seja: mais redução de desperdício de chope e de gás extrator da operação, mais lucro para você!

Quer conhecer mais sobre a myTapp e como podemos levar a tecnologia do autosserviço de chope para seu estabelecimento? Solicite um contato!

Quer receber mais conteúdos como esse em seu e-mail?

Assine nossa newsletter e fique por dentro dos materiais da MyTapp!

Informe seu nome
Informe sua empresa
Informe seu e-mail