Reabertura do bar: como o autosserviço de chope te auxilia a voltar com toda segurança

Mais de 30 passos para você planejar e executar a reabertura do bar pós-quarentena Coronavírus com segurança para você, sua equipe e seus clientes.

29 de setembro de 2022 Raquel Xavier

Reabertura do bar: como o autosserviço de chope te auxilia a voltar com toda segurança

Como fazer o isolamento social para diminuir o contágio em um ambiente de socialização e confraternização?

A verdade é que depois de mais de 70 dias de distanciamento, todos estamos precisando nos sentir próximos e acolhidos outra vez. Então a flexibilização das regras de quarentena vem em boa hora para todos, mas é importante estar atento: a pandemia não acabou e medidas de prevenção contra o contágio do novo Coronavírus são indispensáveis para seu público se sentir seguro em voltar.

Agora é a hora de criar uma estratégia pós-quarentena para reabrir com segurança seu bar ou restaurante. Por isso juntamos nesse artigo um guia de sugestões para reabertura do seu bar com a máxima segurança para você, sua equipe e seus clientes, divididos em 5 etapas:

  • Legislação 
  • Preparação do bar
  • Treinamento da equipe
  • Tecnologias a serviço da prevenção
  • Como atrair clientes para o bar 

Veja as regras da sua cidade

As regras sanitárias de cada município são de responsabilidade do prefeito da cidade, em detrimento, inclusive dos governos do estado ou do país. Portanto procure as regras de reabertura dos estabelecimentos comerciais aplicáveis exclusivamente à sua cidade. Elas te orientarão, por exemplo, à redução da capacidade de público que pode ser atendido. Em Florianópolis, por exemplo, está limitado a 30% da capacidade total do estabelecimento, já a cidade de Bauru, SP, limita ao máximo de 10 clientes por vez no local.

Prepare o bar

  1. Com a redução de público, se possível, reduza as mesas do salão para ampliar os espaços entre elas e melhorar a circulação das pessoas. Isso também vai diminuir a sensação de bar vazio por tantas mesas obrigatoriamente vazias;
  2. Marque no chão com fita adesiva colorida ou reflexiva os locais de fila de espera tanto para a entrada do bar quanto para o banheiro, com 1,5m de distância entre cada um;
  3. Se possível, invista em um termômetro digital sem contato para medir a temperatura das pessoas antes de entrarem no bar. Caso a temperatura esteja em 37,5ºC ou mais, oriente o funcionário a ser educado e não permitir que a pessoa entre no bar. Ele poderá ainda entregar um flyer com as recomendações para quem está apresentando sintoma da Covid-19 em sua cidade.
  4. Você também pode ter um pano úmido com solução de hipoclorito de sódio para a higienização dos calçados antes do cliente adentrar. Lembre-se de manter o pano bem úmido e trocá-lo com frequência;
  5. Você pode estabelecer o uso obrigatório da máscara dentro do estabelecimento (caso não esteja previsto nas regras da sua cidade), exceto nas mesas. Para isso ofereça um local limpo e seco para que o cliente possa apoiar a sua máscara enquanto consome, como um saquinho zip lock, por exemplo.
  6. Mantenha o local arejado o máximo que puder, com todas as portas e janelas abertas. Sabemos que o inverno está aí, mas a chance de contágio é maior em ambientes fechados;
  7. Verifique o tamanho dos banheiros e não permita mais do que 1 pessoa por m2 e não esqueça de sinalizar com um cartaz na porta dos banheiros essa orientação;
  8. Elimine as bijuterias: bolachas de chope, guarda-chuvinhas e outras decorações nos drinks e pratos. Tudo que não é essencial é um ponto de contágio que pode ser evitado;
  9. Tenha placas nas áreas da cozinha e do bar, lembrando toda a equipe de lavar as mãos por pelo menos 20 segundos, com frequência e evitarem tocar no rosto ou na máscara.

Caso seu estabelecimento ofereça opções de alimentação:

  1. Invista em tampa para os pratos de comida servidos pelo seu estabelecimento para proteção dela no trânsito da cozinha até a mesa do cliente;
  2. Avalie embalagens individuais para os talheres ou faça a entrega destes em um recipiente, para evitar a contaminação cruzada;
  3. O momento do servir, de entrega dos pratos e da retirada, deve ser realizado com bastante atenção para que evite o contato do garçom com os clientes. Avalie incluir no cardápio um pedido educado para que os clientes organizem a louça na mesa para agilizar a retirada dos itens pelo garçom. Assim, com todos os itens já organizados na ponta da mesa, o garçom só precisa passar e pegar.
  4. Adapte o seu cardápio para uma versão plastificada, mais resistente e fácil de ser higienizada com frequência;
  5. Uma dica extra aqui em relação ao cardápio: com os clientes inseguros em relação a alimentação fora de casa, avalie se é possível reduzir seu cardápio de comidas para o básico, mantendo aqueles itens mais pedidos, porém eliminando pratos que raramente são pedidos. Isso vai melhorar seu custo com estoque e agilidade de atendimento nesse período de contenções.

Treine a sua equipe antes da reabertura do bar

Sua equipe deve estar consciente e bem preparada para esse novo normal. Converse com todos e insista nas medidas de segurança como o uso de máscaras e lavagem constante das mãos, que são para seu benefício e segurança. Além disso:

  1. Explique cada uma das medidas adotadas para evitar o contágio no salão para que, se questionados pelos clientes, estejam preparados para auxiliá-los.
  2. Certifique-se de comunicar que a distância entre funcionários também deve aumentar durante esse período.
  3. Estabeleça com eles uma rotina periódica de limpeza e higienização além do trivial. Não é mais só esvaziar a mesa entre um cliente e outro. É preciso higienizar com álcool gel as cadeiras e todos os itens sobre a mesa (cardápio, temperos, número da mesa, etc).
  4. Dê atenção extra de limpeza em maçanetas, corrimãos, balcão e outras áreas de alta circulação dos clientes. Atenção redobrada também aos banheiros: recomenda-se higienização ao menos 4 vezes durante o dia.
  5. Outra dica simples, mas importante de ser mencionada: se o seu estabelecimento trabalha com garçons, explique a importância de não compartilhar sua caneta com os clientes.

Tecnologias a serviço da prevenção

Reduzido o número de clientes no estabelecimento, hora de pensar como preservar sua equipe e diminuir o contato dela com os clientes do bar.

Nesse ponto, o autosserviço de chope é super recomendado pois ele automatiza processos de pedido e pagamento, além do auto servir individualizado. Para extrair o máximo dessa solução no seu bar, você pode:

  1. Incentive os clientes a utilizarem o cartão pré-pago com APP myTapp. Assim eles podem inserir créditos no cartão pelo aplicativo no celular e reduzem o fluxo de pessoas no caixa;
  2. Crie uma política de benefício para que o cliente cuide e mantenha o seu cartão de consumo. A cada visita ele não precisará requerer um novo;
  3. Utilize o PUBtv para ter visível em vários pontos do bar a lista atualizada de opções de chopes que estão naquele momento plugadas nas torneiras. Assim o cliente poderá escolher o chope da mesa e se direcionar para a torneira certa diretamente, evitando aglomerações na frente delas;
  4. Mantenha um dispenser de álcool gel abastecido ao lado de cada torneira para que o cliente higienize as mãos antes de tocar na torneira;
  5. Junto com o dispenser de álcool gel das torneiras você pode disponibilizar um dispenser de guardanapos de papel com a orientação de que o cliente utilize uma folha para tocar na torneira e outra folha para tampar o copo durante o trajeto até a sua mesa, uma vez que o Coronavírus é transmitido pelo ar;
  6. Tenha também um dispenser de álcool gel nas mesas para que o cliente higienize as mãos com frequência.
  7. Defina um membro da sua equipe dedicado à higienização da sua parede de chope, tanto das torneiras, quanto das telas. Fazer essa limpeza constante na frente dos clientes demonstrará a preocupação do bar com a prevenção e pode tranquilizar mais os clientes. Esse funcionário também poderá incentivar o distanciamento social, garantindo que toda a experiência com as torneiras seja segura para os usuários.
  8. Além do autosserviço de chope, você pode implementar uma política de não aceitar dinheiro como pagamento, apenas cartões de crédito e débito, que preservará o seu funcionário no caixa e garçons. Outra opção de pagamento sem dinheiro são os apps Google Pay e semelhantes, que permitem que seus clientes possam pagar pelo próprio celular de forma muito prática e segura.

Se você está pensando na opção de luvas descartáveis para as torneiras e pagamento em dinheiro, atenção: há muitos estudos indicando que o uso de luvas pode dar uma falsa sensação de segurança, levando a pessoa a tocar o rosto desavisadamente e assim contaminando-se da mesma forma. Isso e volume de lixo gerado, nos motivou a não recomendamos essa prática aqui.

Como atrair clientes para o bar nesse momento?

É esperado que tudo pareça um pouco estranho e desconfortável no começo. Por isso é crucial que, além de ter várias práticas para a segurança do seu cliente e equipe, você mostre que está fazendo tudo o que pode para tornar seu bar o mais seguro possível.

Portanto divulgue as suas ações de prevenção contra a Covid-19 exaustivamente. E aqui vão algumas ideias de como fazer isso:

  1. Faça um vídeo simulando como se comportar dentro do bar, fazendo todas as medidas indicadas acima e envie para os seus clientes. Adicione um pouco de diversão para que fique descontraído e chame a atenção do expectador;
  2. Crie um pequeno Manual do Cervejeiro não Contaminado em PDF para envio aos clientes, para ser impresso, plastificado e entregue junto com o cardápio, ou ainda ser fixado na porta de entrada e nas portas dos banheiros, por exemplo;
  3. Fotografe seu bar com as sinalizações e medidas de prevenção a postos, por exemplo: os dispensers de álcool gel ao lado das torneiras, ou uma máscara caseira dentro de um saquinho zip lock na mesa, ao lado daquele chope recém tirado e lindo, só esperando por seu cliente;
  4. Lembra das dicas para sobreviver na quarentena? Hora de programar aquele evento de reopening do seu bar, ou o resgate dos créditos antecipados;
  5. E falando em créditos antecipados, na plataforma myTapp você pode criar promoções para os clientes que se animarem a voltar já para o seu bar!

Utilize quaisquer meios que você dispõe de contato com o seu cliente: Whatsapp, redes sociais, email, vale até telefone. O importante é ser transparente e cuidadoso para que o seu cliente se sinta realmente confortável em ir até o seu estabelecimento.

No mais, bem vindo de volta aos negócios e sucesso na sua jornada!

Quer conhecer mais sobre a myTapp e como podemos levar a tecnologia para seu estabelecimento? Solicite um contato!

Quer receber mais conteúdos como esse em seu e-mail?

Assine nossa newsletter e fique por dentro dos materiais da MyTapp!

Informe seu nome
Informe sua empresa
Informe seu e-mail