Qual a melhor torneira para chopeira?

Qual a melhor torneira para chopeira? Se você precisa escolher uma torneira para colocar na sua chopeira, você está no lugar certo! Muitas pessoas acabam ignorando a importância de escolher uma torneira que seja adequada para as suas necessidades e isso pode sair caro.

26 de setembro de 2022 Raquel Xavier

Qual a melhor torneira para chopeira?

A gente sabe que existem várias outras coisas que você precisa se preocupar para abrir um bar ou restaurante de sucesso. Então, por que é tão importante gastar um pouco de tempo pesquisando sobre as torneiras? Porque são elas que garantem o derramamento perfeito do chope e podem fazer com que você economize muito dinheiro também.

Importância de escolher a melhor torneira para a sua chopeira

O processo de servir cerveja não é simples, talvez pareça simples para o cliente que vê de fora, mas para quem está no bastidores sabe que cada parte do sistema desempenha um papel diferente que se não for executado corretamente pode comprometer a qualidade da cerveja.

Tendo isso em mente, a torneira é o componente que está em contato direto com a cerveja e o mundo exterior, por isso a importância de fazer uma boa escolha. Então como garantir o sabor e a qualidade do chope e ao mesmo tempo aumentar a sua lucratividade? Escolhendo uma torneira de cerveja de qualidade.

O que faz uma torneira de chopeira ser de qualidade?

O material, a facilidade de montagem, a limpeza e a praticidade no servir fazem uma torneira ser de qualidade. Mas, muito estamos falando de torneira e ainda não definimos o que é uma torneira de chope. É que é um assunto com tantos detalhes que a gente se empolga, mas calma lá, vamos por partes.

O que é uma torneira de chope? De forma simples, é por ela que o chope sai e entra no seu copo. Mas não é só isso, ela é um componente essencial para que o chope saia com a pressão certa, sem ela você não conseguiria servir um chope de qualidade. Como ela é o último componente que tem contato com o chope, é vital considerar o que ela faz com a cerveja.

A torneira ajuda a controlar o fluxo de cerveja que sai da chopeira, sem ela você teria uma cachoeira jorrando da chopeira que seria improvável servir um bom chope. Mas nem todos os fluxos de chope que saem da torneira são os mesmos, por esse motivo, existem vários tipos, designs e materiais de torneiras.

Material

Embora os materiais mais comuns sejam latão e aço inoxidável, as torneiras também podem ser feitas de vários outros materiais, desde plástico até metais mais sofisticados.

O aço inoxidável é o que oferece maior durabilidade e geralmente é mais caro. Porém, você pode economizar muito dinheiro com ela a longo prazo, porque são imunes a corrosão. O cromo e o latão são vulneráveis à exposição de produtos de limpeza e até à acidez relativamente baixa de algumas cervejas. Quando ocorre a corrosão, as peças começam a afetar na qualidade da cerveja, alterando até mesmo o gosto e o cheiro dela.

Manutenção das torneiras

Uma torneira que seja fácil de limpar vai facilitar muito a sua vida. Para que a cerveja sempre tenha a mesma qualidade, é necessário que a limpeza das linhas de chope e das torneiras sejam feitas regularmente. Sem a limpeza regular, os resíduos de cerveja podem ir se acumulando e deixar o cenário perfeito para o crescimento de mofo. Não é o que você deseja servir, certo?

Esse acúmulo também pode afetar no funcionamento da chopeira, deixando o mecanismo pegajoso. Isso tudo é muito ruim, pois vai desperdiçar o seu chope e se um cliente for servido com a cerveja que saiu por uma torneira com mau funcionamento, é muito difícil que ele volte ou que indique o seu bar para o amigos.

Para evitar toda essa dor de cabeça, limpe regularmente a sua torneira. E claro, para que fique mais fácil essa limpeza, você vai querer uma torneira que não dificulte ainda mais esse processo. Então qual tipo de torneira para chopeira escolher?

Tipos de torneiras para chopeira

Vamos citar aqui as três torneiras mais usadas pelos cervejeiros, a Americana, a Italiana e a Belga.

Torneira Americana

A torneira americana é a mais simples de todas e não oferece grandes funcionalidades para quem está servindo. A Americana permite que você puxe ela para frente e é isso, a cerveja sai e não é possível que você controle a espuma ou o fluxo. Ela também é a que tem um valor de compra menor.

Torneira Italiana

Essa é uma das torneiras mais usadas nos bares e o funcionamento dela não tem segredo. Ao puxar ela para frente, vai sair o chope, puxando para trás sai a espuma. Ela não é fixa, ou seja, ao ser puxada e tirar a mão ela volta para o lugar. O que faz a torneira italiana ter uma grande vantagem em relação às outras é o controle de fluxo, você consegue ter controle sobre a espuma e ela não vai mandar um jato forte.

Torneira Belga

A torneira belga possui um controlador interno e pode ser ajustada com auxílio de uma chave tipo Allen, dependendo do estilo de cerveja que você deseja trabalhar. Essa torneira é um pouco mais complicada de lidar e precisa de um conhecimento mais técnico.

Qual a melhor torneira para chopeira?

Qual o melhor chope que existe? É melhor chope ou cerveja? Torneira Italiana, Belga ou Americana? São perguntas comuns no mercado cervejeiro e todas podem ter a mesma resposta: depende! Depende do que você pretende priorizar no seu bar, pub ou restaurante.

Se você tem vários garçons e está sempre mudando os estilos que são servidos nas chopeiras, a belga pode ser uma boa opção.

Mas se você deseja qualidade e rapidez na hora de servir o chope e também quer ter uma rotatividade de estilos de cerveja, a torneira Italiana pode ser ideal para você. Se você quer trabalhar com o autosserviço de chope, ela também é perfeita, pois não tem segredos na hora de se servir e o chope sai perfeito, mesmo que seja um cliente se servindo pela primeira vez. Ah e claro, ela evita desperdícios, fazendo com que o cliente fique feliz por pagar exatamente o que ele se serviu e faz você feliz por lucrar mais.

Existem outros fatores que você vai precisar considerar, como preço e distribuidor, então conheça bem o modelo que você decidir comprar e lembre-se, investir em uma torneira boa vai evitar muita dor de cabeça no futuro e ajudar a economizar dinheiro.

Agora se você quer aumentar ainda mais suas vendas e lucros, você deve considerar seriamente o autosserviço de chope. Baixe o e-Book ‘Como o autosserviço pode ajudar o seu negócio’, é grátis!

Quer conhecer mais sobre a myTapp e como podemos levar a tecnologia para seu estabelecimento? Solicite um contato!

Quer receber mais conteúdos como esse em seu e-mail?

Assine nossa newsletter e fique por dentro dos materiais da MyTapp!

Informe seu nome
Informe sua empresa
Informe seu e-mail