Os primeiros passos para abrir um bar

Abrir um bar não é uma tarefa simples, mas pode ser extremamente recompensador. Veja como iniciar nessa jornada e trabalhar com algo que você realmente ama!

27 de setembro de 2022 Raquel Xavier

Os primeiros passos para abrir um bar

Tá pensando como montar um bar? Vem com tudo! Segundo a Abrasel, esse mercado cresce aproximadamente 10% ao ano. Ou seja: sempre uma ótima possibilidade de investimento para quem quer começar um novo negócio.

Mas, é claro, com tanta competitividade, estar em destaque é sempre uma tarefa árdua.

Não se preocupe, estamos aqui para te ajudar a ir mais longe com seu negócio. Partiu saber quais vão ser os seus primeiros cinco passos a partir de agora?

Os primeiros passos para serem feitos antes de abrir um bar

Não, você não leu errado. Os cinco primeiros passos ocorrem muuuuito antes de colocar a mão na massa, comprar câmaras frias e sair colocando a cerveja no caminhão.

Essas primeiras etapas estão dentro de uma análise de mercado.
Em geral, essa é a primeira grande etapa para quem quer construir um bar, pub, cervejaria e, convenhamos… qualquer outro negócio!

Parece óbvio e todo mundo sempre te fala isso! Mas é inevitável falar nela e dar aquele puxãozinho de orelha para que se coloque muito empenho e dedicação nesse estágio.

Você pode trabalhar, neste momento, realizando questionamentos e respondendo para si mesmo e para seu time. Se colocar no papel, melhor ainda.

Análise de cenário

Parta da análise do cenário: dentro do local que você está inserido – pode ser região, caso você esteja em uma cidade muito pequena e próxima à outras; cidade ou até mesmo bairro – quantos bares estão atuando? E além disso: quais são os principais problemas que eles estão enfrentando?

É normal querer observar apenas os lados positivos, lindos e maravilhosos dos negócios. Mas você tem muito mais a ganhar se conhecer os problemas alheios para converter em soluções para você e sair na frente (ou pelo menos estar preparado, não é mesmo?).

Ficar de olho nas tendências de mercado cervejeiro é sempre uma atividade quase que obrigatória. Estar atento aos tipos de cerveja mais consumidos em cada estação, ou até mesmo quais são aquelas que não podem faltar no seu estabelecimento dependendo do público!

Público-alvo

Em um segundo momento, questione-se: quem eu quero atrair para o meu local?
Sim, focar em um público é fundamental e o “quem vier é lucro” deixou de funcionar faz tempo. Tente imaginar o consumidor ideal do seu estabelecimento e responda:

Quem está comprando?

Quantos anos tem? Onde vive? Que tipo de locais frequenta? Quais seus hobbies?

Como está comprando?

O que espera quando vai a um bar? Que tipo de produtos consome? Prefere quais tipos de cerveja? E para comer, prefere refeições maiores ou petiscos? Produtos clássicos ou mais moderninhos? Quanto ele paga em cada um desses produtos?

Por que está comprando?

O que seus clientes estão procurando em um bar? O que consideram importante? O que os motiva a ir pela primeira vez?E o que os mantém? Como fazem suas escolhas?

É claro, quanto mais você se colocar no lugar do seu consumidor, mas fácil será de propor um estabelecimento que se enquadra completamente ao seu público-alvo e fidelize todos que passarem por ele!

Lembre-se: essas perguntas devem ser respondidas sempre pensando com a cabeça de quem você deseja atingir com seu estabelecimento. É um exercício um pouco mais complicado do que aparenta. Deixar nossas ideologias e gostos de lado por alguns instantes é uma verdadeira atividade de empatia.

Por isso, proponho a você que abra sua mente e faça o que chamamos de “mapa da empatia”. Trata-se de uma ferramenta super simples e que pode facilitar o reconhecimento real de quem será o seu consumidor. A ideia é trazer de forma lúdica e ágil as respostas para as perguntas sobre o universo do seu cliente:

Com essa compreensão, você conseguirá desvendar então um dos pontos mais importantes para começar seu bar: o local.

Localização

Não, não basta ser no ponto mais bombado da cidade. É lá que seu público está? Ele irá se manter por lá ou já está cansado? A ideia não é te influenciar a nada… É claro que a Avenida mais badalada pode ser o ponto ideal para muitos bares, mas não para todos.

Você deve estar onde for agradável para seu público ir, em um espaço que converse com a sua imagem e com a proposta do local. Se seu local for jovem, ter uma cultura gamer e focar em experiências diferentes para pessoas entre 18 e 26 anos, muito provavelmente você não irá locar um espaço em um bairro super familiar e calmo.

Seus clientes irão de carro? Então você precisa de um estacionamento, local de entrada simples e bem visível. Entender os hábitos do seu público são imprescindíveis para que você faça a melhor escolha.

Fornecedores

Uma das partes mais importantes de um bar são os fornecedores de chope. Aqueles que trazem em caminhões toda a alegria de quem vai ir beber com você! A escolha deles pode ser uma tarefa árdua, por isso, não esqueça de sempre interligar o que seu público deseja com o que você irá levar até eles.

Se diagnosticar que deseja ser um local diferenciado, que deseja ser o novo point da cidade levando experiências inéditas aos seus clientes, você não vai trabalhar com o mesmo chope vendido em todos os bares que tem por aí, certo?

A logística pode até não ser das mais fáceis, por isso, é importante que você pese custo versus benefício, sempre mesclando o foco no cliente e o quanto você espera de lucratividade em cada produto.

O grau de confiabilidade no fornecedor também é fundamental. Não rola arriscar uma noite no bar por alguém que pode não te entregar o barril na data correta. Mas não se apavore e caia no “mais do mesmo”, opções de produtos super diferentões e acessíveis são cada vez mais comuns no mercado.

Concorrência

O quinto e último ponto (por hoje) a ser observado são eles: os concorrentes! E não adianta falar que prefere não comparar porque tem espaço para todo mundo no mercado. O estudo sobre a concorrência é fundamental no mundo dos negócios e em bares não seria diferente.

Algumas perguntas que você deve se fazer nesse período:

  • Qual é a participação deles no mercado?
  • Pontos fortes e fracos?
  • O que eles oferecem?
  • A concorrência trabalha com especialidade ou variedade?
  • Quão inovador você é?
  • Qual o preço ofertado pela concorrência?

Abrir um bar não é tarefa simples

Estaríamos mentindo se falássemos ao contrário, mas o que não podemos negar é que pode ser extremamente recompensador! Você deve estar trabalhando com algo que te dá prazer, assim como nós. Somos apaixonados por cerveja e levamos para nossos clientes a melhor solução de autosserviço e inteligência de bar para os locais mais legais do Brasil!

Bom, parece que a lição de casa está grande, né? Para se aprofundar no assunto, acesse nosso e-book gratuito Abrir um bar: do planejamento à expansão.

Se precisar de ajuda para se diferenciar neste mercado, converse conosco para saber como o autosserviço de chope pode proporcionar um diferencial e tanto para seu bar!

Quer receber mais conteúdos como esse em seu e-mail?

Assine nossa newsletter e fique por dentro dos materiais da MyTapp!

Informe seu nome
Informe sua empresa
Informe seu e-mail