O que é growler? E crowler? Saiba tudo sobre o item cervejeiro

O growler existe para que você possa beber o seu chope preferido no lugar que você preferir. Vem conhecer tudo sobre o item cervejeiro!

27 de setembro de 2022 Raquel Xavier

O que é growler? E crowler? Saiba tudo sobre o item cervejeiro

Já estamos todos bem familiarizados com os recipientes de cerveja do dia a dia, como os copos, as canecas e as garrafas, mas quem está ainda aprendendo sobre a cerveja artesanal pode encontrar um diferente e ainda não tããão conhecido assim: o growler.

O que parece um jarro comum, é uma importante ferramenta para o transporte de chope, e com uma grande história!

Se você ainda está se perguntando o que é um growler (e um crowler?), ou apenas curioso sobre como esses itens cervejeiros começaram a ser utilizados, você está no lugar certo!

O que é e para que serve o growler?

O growler existe para que você possa beber o seu chope preferido no conforto do seu lar, no churrasco com os amigos, na praia, no parque ou em qualquer outro lugar que você queira.

Nada mais é que um recipiente próprio para o transporte do líquido sagrado! O growler permite levar o chope com segurança, do bar ou cervejaria, para o lugar que você precisar.

Como surgiu o growler

Assim como hoje, as pessoas precisavam de uma maneira de transportar sua cerveja favorita de um lugar para outro. Embora o growler tenha sua origem nos EUA há pouco mais de um século, jarros especialmente projetados para transporte de cerveja existem há séculos!

Os arqueólogos descobriram o jarro de cerâmica filisteu, usado para transportar cerveja, que remete ao século 12 ac. Esses itens permitiam que os fabricantes de cerveja levassem sua cerveja ao mercado e distribuíssem.

Essas garrafas serviam a seu propósito na época, mas não conservavam a cerveja fresca por longos períodos.

Nos milhares de anos seguintes, a cerveja sempre foi vendida no barril original, uma vez que pequenos lotes de cerveja estragavam rapidamente antes da invenção da pasteurização.

No National Brewery Centre and Museum, no Reino Unido, você pode ver exemplos desses barris de madeira originais:

Jarro de cerveja filisteu – Fotografia por Hanay – via Creative Commons

A origem do nome growler

Na América da década de 1850 a cerveja era vendida em pubs locais, mas se você desejasse tomar ela em casa, precisava de uma maneira de levar da torneira até lá. Para isso, os homens usavam baldes galvanizados com tampas.

Balde de cerveja de metal, por volta de 1930 – Foto de Grand Teton Brewing

Eles também eram úteis para mulheres. Maureen Ogle escreveu em seu livro Ambitions Brew: The Story of American Beer: “As mulheres se reuniam no clima quente, e enviavam uma criança pela rua com um balde vazio para buscar um ‘growler’ de mãe.” Não há necessidade da mamãe aparecer no bar para beber cerveja quando o pequeno Jack pode ir buscá-la, não é mesmo?

À medida que as crianças iam para casa do bar a pé, a cerveja lá dentro emitia dióxido de carbono. Quando o gás passava pela tampa, um barulho era emitido, e como o barulho lembrava o rosnado de um cachorro, que em inglês é “to growl”, surgiu o nome growler!

Modelos

Após um breve hiato durante a Lei Seca, as garrafas de bebida estavam de volta. Durante o século 20, foram feitos avanços no design, que oferecia melhor proteção para a fermentação interna e tampas com maior vedação para manter o frescor e prolongar a vida útil.

Os jarros de cerâmica e vidro com tampa de rosca foram criados primeiro, seguidos pelas versões em aço inoxidável com juntas de borracha na borda.

Atualmente, existem diversos modelos, e você pode encontrá-los em vidro, cerâmica ou alumínio. Nos últimos anos, o growler de aço inoxidável de parede dupla chegou, trazendo a mesma durabilidade de seus antecessores, com isolamento adicional para ajudar a manter a temperatura ideal do chope.

Eles possuem um tampa de rosca ou pressão com presilha. O modelo de tampa evita a perda de gás carbônico, conservando por alguns dias (se mantido na geladeira) todo o frescor e sabor da cerveja com a mesma qualidade.

via guiadacervejabr

E o crowler, entra aonde?

Os crowlers têm o mesmo objetivo do growler, mas são feitos de alumínio e são descartáveis. Assim como o Growler, também permite que o cliente escolha e compre chope fresco direto da fábrica para consumir em casa. Normalmente, latas de 1 litro são utilizadas.

A palavra surgiu da junção de can (lata, em inglês) com growler e diferentemente do growler que tem que ser levado ao bar para ser abastecido, o crowler só pode ser enchido no local que tem a máquina própria para a vedação da lata. Um exemplo de máquina é essa da foto abaixo:

Como limpar growler e crowler

Usar o Growler é simples, basta levar ao seu bar preferido e pedir para encher. Mas, ele tem que estar limpinho, caso contrário, os resíduos de espuma se acumulam. Veja limpar o seu growler, é fácil:

  • Lave com água corrente e uma gota de detergente. Chacoalhe bastante para limpar todo o recipiente;
  • Enxague muito bem, para que não fique nenhum resquício de detergente;
  • Não use álcool ou qualquer outro produto de limpeza;
  • Deixe secando de cabeça para baixo, e guarde somente quando estiver totalmente seco.
  • Pronto! Agora é só encher e aproveitar!

Ao contrário do growler, os crowlers são de uma noite (ou dia) apenas. Apenas certifique-se de dar o destino correto à lata após o uso, ok?

Growler ou Crowler: qual o melhor?

Quer receber mais conteúdos como esse em seu e-mail?

Assine nossa newsletter e fique por dentro dos materiais da MyTapp!

Informe seu nome
Informe sua empresa
Informe seu e-mail