Growler station: tendência de consumo para bares

Conheça aqui o que é uma growler station, modos de operação e como você pode começar esse movimento no seu bar agora.

29 de setembro de 2022 Raquel Xavier

Growler station: tendência de consumo para bares

Ainda não muito comum no Brasil, mas já bastante visto em outros países amantes de cervejas artesanais, as growler station possibilitam que as cervejarias e bares continuem a vender cerveja nesse momento de isolamento social.
A pandemia causada pelo novo Coronavírus está mudando hábitos do consumidor no mundo inteiro, e para o mercado cervejeiro não é diferente: bares e restaurantes estão sendo fortemente impactados e precisam se adequar para continuar faturando. Por outro lado, mesmo em casa, as pessoas ainda gostam e procuram por cerveja artesanal (ainda bem!).
Nesse contexto, o movimento da venda de growler para o consumo de cerveja fresca em casa vem como uma ótima alternativa para você se posicionar e continuar vendendo cerveja nessa crescente tendência de consumo.
Para te ajudar nessa jornada, conheça aqui o que é uma growler station, modos de operação e como você pode começar esse movimento no seu estabelecimento agora.

O que é growler?

Os growler são garrafões, em geral de vidro ou porcelana, com capacidade de 1 até 5 litros, para transporte de cerveja fresca. Eles podem ser levados para serem enchidos em bares, direto nas cervejarias e outros estabelecimentos que trabalham com a bebida na pressão, sendo uma ótima opção para se beber chope em casa.
Além da facilidade de se ter chope fresco em casa, os growlers de vidro e porcelana oferecem uma opção de consumo residencial sustentável, pois o cliente é dono do seu growler e pode reabastecê-lo infinitas vezes – desde que higienizando corretamente entre os usos.
Outra opção na mesma linha são os crowlers, de alumínio. Você pode saber mais sobre a diferença entre growlers e crowlers e higienização deles neste outro post aqui do blog.
Outra vantagem dos growlers, para as cervejarias, é a redução de custos com envase, garrafas, rótulos e logística das cervejas artesanais engarrafadas.

E o que são growler stations?

As growler stations por sua vez são um lugar pequeno, sem estrutura de consumo no local, para venda de cerveja fresca. Um local que o consumidor possa dar uma passada rápida, encher o seu growler de chope para levar e tomar aonde quiser.

Vai ser vantajoso para o meu bar ter uma growler station?

É uma dúvida muito pertinente visto que o growler geralmente é sinônimo de cerveja mais barata do que a venda em copo e de cerveja fresca. Por isso, a escolha de fornecedores pode fazer bastante diferença no negócio.
Outro ponto de atenção é que algumas cervejarias que antes não vendiam para o público final agora o estão fazendo e isso pode tirar um pouco o mercado de bares que queiram trabalhar com growler, ou então, fazer com que eles trabalhem com uma margem mais apertada.
Para contornar essas situações você pode estudar algum tipo de exclusividade com seu fornecedor para um região determinada ou então trabalhar como um distribuidor para essa cervejaria. Unindo forças o bolo fica maior e todos podem ganhar um pedaço maior.
Outra opção é a de trabalhar com cervejas que não sejam distribuídas facilmente na região e trazer novas opções para os seus clientes.
Por fim, e não menos importante, esse modelo não vai concorrer com o seu bar. Pelo contrário: uma growler station usualmente opera durante o dia, em horário comercial.

Como adaptar o meu bar para ser uma growler station?

Uma growler station pode ser adaptada no seu negócio atual, aproveitando toda a estrutura já existente tanto de serviço de chope quanto de comida.
Outra opção é aproveitar um espaço menor que estava desocupado e fazer em paralelo uma estação com uma estrutura super enxuta para trabalhar com os horários diferentes do seu estabelecimento. Imagine um bar que possui um estacionamento razoável. Pode ser montada uma growler station no formato container ou Kombi nesse estacionamento que opere durante o dia, facilitando aos consumidores darem uma passada no meio da sua rotina.

Modelos de operação de uma growler station na quarentena

Um dos modelos adotados é o delivery. Nele você precisará iniciar com growlers não retornáveis, uma vez que não terá qualquer contato com o cliente, ou seja: ele faz o pedido e pagamento via aplicativos e você entrega na casa dele. Portanto tenha opção de growler pet: ele irá te ajudar a fazer uma primeira venda e mostrar como é ótimo tomar cerveja artesanal em casa.
Após o cliente comprar e gostar, ofereça opções baratas de growlers de vidro ou cerâmica reutilizáveis. Pense em um modelo de logística reversa dos growlers e dê desconto para quem adotar.
Aos poucos você pode criar um modelo de assinatura de growlers naquele velho esquema do leiteiro que trocava a garrafa vazia por uma cheia. Para participar, o cliente precisará ter no mínimo 2 growlers retornáveis. Então, toda semana, seu motoboy pode fazer a rota de entregar um growler cheio e pegar um vazio para a entrega da próxima semana. E esse seria só o nível 1 do seu clube de assinaturas.
A dica mais importante aqui é cuidar da higienização dos growlers assim que chegam, antes do armazenamento no seu bar.
Outro modelo, o take away é como um drive-thru de chope: o cliente vai até a growler station para ter seu growler enchido. Essa é uma ótima opção para bares trabalharem diversidade de cervejas no estabelecimento e assim criar um diferencial para o cliente, que pode provar novas opções a cada visita.
Novamente fique atento à higienização e prevenção contra o novo Coronavírus: tenha disponível na entrada álcool em gel para os clientes e não dispense o uso de máscaras. Após cada consumidor passar pelo seu take away, reforce com álcool em gel a limpeza das torneiras e balcão.

Check list para começar uma growler station

Nosso palpite é que o growler está em alta e esse modelo de consumo vem para durar. Pronto para começar esse novo modelo de negócio no seu bar? Então confere o check list abaixo e não deixe passar nenhuma etapa!

  1. Pense no seu espaço e planeje o melhor modelo para começar;
  2. Crie uma estratégia para negociar com seus fornecedores de cerveja;
  3. Traga novidade para sua região e trabalhe com cerveja fresca;
  4. Tenha opções de growler descartável para conquistar novos clientes mas incentive o growler reutilizável. Assim você diminui o custo com estoque de pets e também o impacto ambiental de garrafas descartáveis;
  5. Divulgue sua nova forma de atender para seus clientes: use as redes sociais, Whatsapp e o PUBtv, para que seu cliente tenha a mão e a qualquer hora, a tap lista 100% atualizada e sem esforço, dos chopes disponíveis no dia;
  6. Avalie a oportunidade de oferecer um desconto para os primeiros clientes que aderirem;
  7. Crie um modelo de assinaturas viável para você e fidelize clientes;
  8. No modelo take away, adote as medidas de prevenção contra o novo Coronavírus;
  9. Cuide com a higienização dos growlers retornáveis.

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