Espuma no chope: causas, soluções e dicas para servir na medida

Se tem alguém que sofre com o pré-julgamento no mundo cervejeiro, esse alguém é a espuma no chope! Ainda tem muita gente que acredita que ela não serve pra nada e ainda rouba mL da nossa gelada no copo. Será mesmo?

27 de setembro de 2022 Raquel Xavier

Espuma no chope: causas, soluções e dicas para servir na medida

Nem demais, nem pra menos. Espuma em excesso ou a falta dela podem representar pontos de alerta, tanto para quem vende, quanto para quem consome.

E é necessário ficar de olho na saúde da sua bebida. A primeira coisa que precisa ser dita é que: Sim, espuma no chope é normal. Porém existe uma medida certa! Está pronto para descobrir tudo sobre o assunto? Então, bora!

O que é a espuma no chope?

A espuma no chope nada mais é que o gás carbônico – aquele que impulsionou o seu chope para fora da torneira – preso na tensão do líquido, formando bolhas. Quando a tensão é fraca, as bolhas vão se dispersando no ar e a espuma vai se desfazendo.

Existem dois elementos que ajudam a manter a espuma no seu copo por mais tempo: proteínas e ácidos do lúpulo. Essas substâncias, por não se misturarem com a água do chope, acabam aderindo à espuma, mantendo as bolhas por mais tempo.

Por que o chope tem espuma?

Além do gás carbônico, existem outras substâncias que influenciam na quantidade de espuma no chope:

  • Álcool: A quantidade de álcool têm grande influência sob a espuma no chope. Cervejas mais alcoólicas naturalmente têm menos espuma, porque o álcool diminui a tensão superficial;
  • Temperatura: Além de afetar a percepção do sabor do chope, a temperatura pode interferir na textura da espuma. A temperaturas mais altas, a quantidade de espuma aumenta e começa a ficar mais porosa no copo, e a quantidade de espuma nos barris também aumenta;
  • Nitrogênio: O gás nitrogênio, quando misturado com CO2 no cilindro de gás, tende a produzir um colarinho cremoso e encorpado.

Qual a função e importância da espuma?

No Brasil, é muito comum que peçam a cerveja ou o chope sem colarinho. O que muitos não sabem é que a espuma no chope é importante de diversas maneiras, desde realçar o aroma da bebida até ajudar a mantê-la gelada.

A espuma no chope chega a ser cultural em países como a Alemanha, onde o colarinho no copo é realmente visto pela maioria da população como sinônimo de qualidade da cerveja. É difícil um consumidor aceitar uma cerveja sem espuma.

Os benefícios da espuma

  • A espuma é formada por moléculas de CO2, que carregam os aromas da cerveja. Portanto, um colarinho com boa formação e consistência vai enriquecer a degustação da cerveja;
  • Ajuda manter a temperatura do líquido no copo, uma vez que funciona como um bloqueio entre o chope e o ar;
  • Evita o contato do chope ou cerveja com o ar, minimizando a sua oxidação, que leva à formação de aromas indesejáveis. Por esse motivo, um chope servido sem espuma vai oxidar mais rapidamente, ganhando amargor com o passar dos minutos;
  • Ajuda no reconhecimento da saúde do chope. O chope que não faz espuma pode estar com algum problema de carbonatação, contaminação ou prazo de validade;
  • Existem alguns estilos de cerveja, como as belgas, em que o grande colarinho faz parte do visual.

A principal justificativa dos brasileiros contra a espuma é que a espuma toma o lugar do líquido. Quanto à isso, não se preocupe: segundo especialistas, 70% da espuma volta ao estado líquido.

Aparência da espuma

Costuma-se dizer que existem duas coisas que podem ser analisadas na espuma da cerveja: formação e persistência (ou permanência). A primeira diz respeito a quão bem formada essa espuma está, ou seja, o quão uniforme são as bolhas. A segunda, é o quanto essa espuma dura no copo.

Checar a aparência da espuma é uma tarefa bem importante numa degustação. Ela pode ser usada como um critério para avaliar a qualidade da bebida, dando pistas sobre a história daquele chope que está na sua frente e sobre o serviço dela.
Pouca espuma pode significar pouco gás carbônico na cerveja, ou pouca proteína ou ácido de lúpulo.

Você é produtor de chope?

Fique ligado, porque alguns problemas de fabricação, como contaminações e formação de substâncias indesejadas na fermentação também podem detonar a espuma do chope.

Problemas na chopeira, que incluem serpentina suja, pressão e temperatura erradas, podem alterar a característica da espuma – e a qualidade da cerveja como um todo. Se você quiser saber mais sobre limpeza da linha de chope e como a sujeira pode afetar o seu chope, leia o nosso post sobre como limpar a linha de chope.

Pode parecer frescura, mas não é! Inclusive, nos concursos cervejeiros, a aparência da espuma é avaliada rigorosamente dependendo de cada estilo de cerveja.

No geral, a espuma deve ser mais clara do que o líquido, brilhante, com finos e estáveis poros, que devem permanecer por dois ou três minutos após a bebida ser servida.

Causas da espuma em excesso

Então, chegamos a uma conclusão: espuma no chope é bom, sim! Porém, contudo, todavia, entretanto: espuma demais não faz bem, nem para o chope, nem para você. Existem alguns motivos pelos quais o nível de espuma pode estar acima do normal:

Pressão de CO2 muito alta

O gás pressurizado dentro dos cilindros ajudam a levar a sua cerveja do barril até a torneira. Esse gás pressurizado força a cerveja a sair do barril através da linha de chope, viajando até a torneira por meio da qual você vai servir o copo do seu cliente.

Cada chope possui uma quantidade específica de gás carbônico que deve ser impulsionado do barril. Caso essa quantidade de CO2 se exceda, essas moléculas se acumularão no copo, formando um colarinho muito grande.

Chamamos este processo de super carbonatação, quando o nível de CO2 está muito elevado e se acumula no copo. O que deve ser feito é a regulagem da pressão por meio de um regulador principal.

Dica mytapp: recomendamos a utilização de uma mistura de CO2 com Nitrogênio, que mantém a pressão mas evita a super carbonatação da cerveja, além de criar uma espuma mais cremosa na hora de tirar um chope.

Chope muito quente

Quanto maior a temperatura do chope, maior a quantidade de espuma gerada no barril e, consequentemente, mais largo colarinho no copo. Quem usa câmara fria para extração, dificilmente terá problemas com temperatura, afinal, todo o estoque e linhas estarão sempre gelados.

A cerveja esquenta na tubulação

Se seu resfriamento acontece longe da torneira de extração, o chope vai esquentar no meio do caminho e quando o chope esquenta, a espuma aumenta. O barril dentro da câmara fria e a tap estão conectados por uma tubulação, e quanto mais distantes o barril e a tap, maior o tamanho desta tubulação e maior o caminho que o chope tem que fazer para ser extraído.

A solução seria um tubo phyton, ou linha de glicol, que seria um tubo que “envolve” as linhas de chope que vão do pré resfriador à torneiras, mantendo toda a linha de chope refrigerada.

Depósito de beer stone

São incrustações minerais de coloração cinzenta ou castanha, que vem do oxalato de cálcio, que se acumulam e eventualmente se descamam se o sistema não for devidamente limpo, deixando a cerveja com um gosto ruim e aumentando a espuma no chope. Para evitar a beer stone você deve limpar a sua linha de chope mensalmente.

Mas digamos que você comprou uma cerveja que deveria ter boa formação de espuma, só que na hora de servir ela mal apareceu. Alguns fatores podem ter contribuído para isso:

  • A pressão do cilindro de gases pode estar muito baixa;
  • Alguma conexão ou vedação da sua linha de chope pode estar aberta e o gás pode estar vazando por ela;
  • A bebida pode estar com defeito de fábrica, como contaminações;
  • Copos mal lavados, ou com resíduos do próprio detergente, podem espantar a espuma.

Como servir e formar espuma na medida certa

A maneira como você serve o chope influencia e muito na quantidade de espuma que sai da torneira. Quanto mais distante está a garrafa do copo, maior será o impacto da bebida no copo, contribuindo para ter mais espuma. Quando inclina-se o copo e serve-se o líquido lentamente, menor tende a ser o colarinho.

A quantidade ideal é de no máximo 3 centímetros ou dois dedos de colarinho, aproximadamente. Mas não se esqueça que, como já falamos, cada estilo tem características diferentes para formar espuma da cerveja.

Com o autosserviço de chope no seu bar, o seu cliente vive a experiência da extração de chope e descobre qual é a forma que mais lhe agrada! As nossas telas indicam a necessidade da inclinação do copo na hora de se servir, ajudando o seu cliente na experiência do autosserviço!

Agora que você já tem em mãos inúmeras informações sobre qual a medida certa da espuma no chope, é fundamental colocá-las em prática e estar sempre de olho!

E aí, vamos bater um papo para você conhecer mais sobre a myTapp e o autosserviço de chope?

Quer receber mais conteúdos como esse em seu e-mail?

Assine nossa newsletter e fique por dentro dos materiais da MyTapp!

Informe seu nome
Informe sua empresa
Informe seu e-mail