Coronavírus: como reduzir os impactos da quarentena no bar

Sabemos que nesse tempo de pandemia as coisas não estão sendo fáceis, então separamos umas dicas para te ajudar!

29 de setembro de 2022 Raquel Xavier

Coronavírus: como reduzir os impactos da quarentena no bar

Nos últimos dias lançamos no Instagram da myTapp várias dicas de como reduzir os impactos da quarentena no bar e sobreviver ao Coronavírus. São iniciativas mapeadas que já vêm sendo realizadas de alguma forma pelo Brasil afora, mas com o plus de como você pode fazer no seu bar segundo a galera da myTapp.

Para facilitar a sua vida, juntamos aqui todas as dicas. Vamos lá?

Iniciativas mapeadas 1: como manter meus funcionários

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel lançou um portal com publicações para ajudar a sua nova operação. Na página você encontra um guia prático sobre a MP dos salários dedicado à bares e restaurantes, incluindo modelos de termos aditivos para os contratos.

Além disso a página também disponibiliza outros materiais como recomendações para um serviço delivery seguro para o estabelecimento, entregador e cliente, e outros links úteis.

Iniciativas mapeadas 2: ações de marketing para reduzir os impactos da quarentena no bar

Embora o marketing possa parecer um investimento dispensável em épocas de crise, algumas marcas estão apostando em ações de branding justamente agora para ajudar a manter seu estabelecimento e a força da categoria na mente do consumidor.

É o caso da campanha Apadrinhe Um Bar lançada pela Abrasel em parceria com a CDL-BH. Nela o cliente pode adotar um estabelecimento preferido sem gastar dinheiro: só precisa divulgar o nome do bar pelas redes sociais, com a hashtag #ApadrinheUmBar. Assim a ação espera gerar propaganda gratuita para os bares agora e valorização para toda a categoria quando reativada.

Como você pode fazer: já pensou em criar uma campanha de branding com seus clientes? N próxima quinta-feira lance um desafio de #tbt no Instagram pedindo para os seus clientes usarem as fotos e a #doseubar e traga as boas lembranças deles à tona (e sua marca também). Você pode oferecer um vale-chope para as memórias mais engraçadas para aumentar o engajamento na ação, por exemplo.

Iniciativas mapeadas 3: crédito antecipado para gerar fluxo de caixa esse mês

Você já deve ter ouvido falar de algumas iniciativas de bares e restaurantes oferecendo vouchers, cupons, créditos, enfim, meios de vender adiantado seus produtos para conseguir levantar o fluxo de caixa do estabelecimento nesses dias de confinamento por Coronavírus, verdade?

Então listamos aqui algumas formas que você pode adotar essa atividade no seu bar

  • pelo movimento Ajude um Buteco da cervejaria Bohemia. Acessando o site do projeto o consumidor pode escolher o boteco que deseja ajudar e compra vouchers hoje para consumir no futuro ou faz uma doação direta ao buteco e a Bohemia dá um desconto de 20% no valor investido. Mais de 4 mil estabelecimentos já estão cadastrados;
  • da mesma forma atua o projeto Apoie Um Restaurante da cervejaria Stella Artois. No site do projeto há opções de combos em restaurantes por todo o Brasil. O consumidor escolhe um estabelecimento e, na compra de um voucher de R$ 100 para consumir presencialmente ao final da quarentena, paga apenas R$ 50. Se você oferece a marca no seu estabelecimento, pode cadastrar-se no projeto também;
  • usando uma plataforma de pagamento digital, o bar Casa Porto do Rio de Janeiro criou a Pendura Invertida: uma possibilidade do cliente pagar qualquer valor diretamente ao estabelecimento para consumir somente depois da quarentena.

Como você pode fazer: crie um sistema próprio de antecipação de pagamentos para o seu bar através de transferência bancária por exemplo. Pense um cardápio virtual de combos que você pode oferecer, como: a cada R$ 50, ganhe uma porção de amendoim para acompanhar a sua cerveja no bar; R$ 70, uma porção de azeitonas; etc, ou descontos que você possa arcar. Você pode ainda conversar com seus clientes para saber o que eles gostariam de ganhar em troca desse apoio.

Iniciativas mapeadas 4: evento de reinauguração do bar

Encontramos outra atividade de um bar do Rio de Janeiro que chamou a atenção: a campanha de uma festa que vai acontecer somente em setembro, mas eles já estão vendendo as entradas.

Como você pode fazer: que tal você criar um evento para a reinauguração do seu bar pós Coronavirus? Pense no perfil dos seus clientes e que tipo de evento gostariam: seria um tipo mais balada? Convide um DJ para tocar! Seria mais de nerds? Crie um quiz para a reinauguração! São mais do tipo cada um com a sua turma? Ofereça um chope cortesia na entrada ou algo semelhante. Faça um convite bem bacana e divulgue nas suas redes sociais e por email. Vale até passar a mão no telefone para conquistar os convidados.

Um passo além? Lance um bolão da Quarentena: quem ficar mais próximo da data de reabertura dos bares e restaurantes ganha um…. aí o prêmio é com você! E a entrega pode ser no evento de reabertura do bar!

IMPORTANTE: tenha um registro fiel de cada pagamento e seja transparente com sua comunidade. Assim, cada vez mais você atrai a confiança e a adesão do pessoal =)

Iniciativas mapeadas 5: crie um grupo de Whatsapp

Última mas talvez a mais importante, o Whatsapp é a ferramenta digital que você tem na mão, gratuita e que gera o maior engajamento com seu público. Então por que não ter esse canal de conversa direto com ele?
Alguns bares já criaram um grupo de convivência e troca de ideias com sua comunidade de clientes via Whatsapp. E tem alguns grupos que estão tão bacanas que já contam com mais de 250 participantes e, inclusive, ajudando com ideias que eles apoiaram nos bares.

Como você pode fazer: abaixo deixo algumas dicas para criar um grupo sucesso:

  • Crie um grupo no Whatsapp usando a logo e o nome do seu bar na foto do perfil;
  • Redija uma Regra de Convivência clara no grupo e deixe salva no campo Descrição (abaixo deixo um exemplo). Isso evita debates malucos e muito calorosos que fazem com que muitos outros membros desistam e saiam do grupo;
  • Faça uma primeira mensagem de boas vindas já com as Regras, deixando claro os objetivos do grupo;
  • Divulgue algumas coisas semanalmente, como por exemplo, o cardápio de delivery, lives especiais do final de semana para curtir com uma cerveja (lembra do post Oportunidades na crise? que fizemos no Instagram?), combo especial para o próximo final de semana, e por aí vai. Mas não extrapole. Lembre-se que a sua intenção é reter a galera no grupo, não espantar com volume de informações;
  • Relembre as regras de convivência sempre que necessário;
  • Depois de alguns dias, você vai pegar o jeitão da sua galera. E esse canal será valioso para todas as ações virtuais que você vier a fazer (inclusive a campanha de reinauguração do bar da dica anterior! Lembre-se de divulgar esse novo canal de comunicação também no seu perfil do Instagram e sucesso!

Em tempo: um exemplo para você usar como Regras do grupo de Whatsapp do seu bar:

  • Este grupo deve ser utilizado apenas para assuntos explicitamente restritos ao nosso bar, como fotos e dicas;
  • Não faz parte disso: marketing, política, piadas e assuntos de quaisquer outras origens. E qualquer coisa dita que possa discriminar ou machucar alguém ou grupo, será removido;
  • É muito importante que as regras sejam respeitadas para que esse espaço possa existir e gerar uma convivência proveitosa a todos;
  • Agora é com você: não tenha medo ou vergonha de se expor com seus clientes. Afinal, estamos todos na mesma tormenta!

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