Como vender chopp? Dicas para começar na área cervejeira

Quem está pensando em vender chopp, seja em um bar ou outro estabelecimento, deve se aprofundar no assunto para evitar qualquer erro.

27 de setembro de 2022 Raquel Xavier

Como vender chopp? Dicas para começar na área cervejeira

Se você está pensando em abrir um bar, com certeza já pensou em como vender chopp. Hoje em dia, o público está buscando cada vez mais pelas torneiras nos estabelecimentos que frequenta.

O chope em torneira traz uma experiência totalmente única, além de oferecer um chopp mais fresco do que a usual cerveja de garrafa.

Por ser diferente em diversos aspectos, o processo da venda de chopp também é diferenciado. Por isso, trouxemos algumas dicas para você. Vamos conferir?

Escolha o seu sistema de refrigeração

A escolha do sistema de refrigeração do seu chopp pode representar uma grande mudança em seu estabelecimento. Alguns fatores fundamentais a serem analisados nesse processo são:

  • Espaço disponível;
  • Quantidade de torneiras com as quais você deseja trabalhar;
  • Investimento que você pode fazer.

Um sistema que não condiz com a sua realidade e/ou com a experiência que você quer entregar para os seus clientes pode afetar diretamente a sua lucratividade.
Mesmo existindo diversas opções, como os balcões refrigerados, kegerator e traves, as soluções mais usadas são as chopeiras elétricas e as câmaras frias.

Cada uma tem suas vantagens, e a escolha certa depende diretamente do seu modelo de negócio e dos objetivos do seu bar.

como vender chopp

Se você estiver com dúvidas sobre qual o melhor opção para você, realizamos o levantamento de alguns pontos para auxiliar você nesse processo de escolha da melhor alternativa para seu estabelecimento.

A câmara fria possibilita a furação para inúmeras torneiras, enquanto a chopeira elétrica – normalmente – trabalha com 01 ou 02.

A chopeira elétrica possui serpentina, que auxilia na refrigeração do chope. Entretanto, o barril deve estar previamente gelado para que não corra o risco de obter espuma em excesso na hora de consumir.

A câmara fria se faz duplamente vantajosa: com os barris armazenados em um local que já permite o resfriamento. O chope estará pronto para consumo em qualquer horário e sem esquentar nem um centímetro que fique acumulado na torneira.

Equipamentos

Além do sistema de refrigeração, alguns equipamentos não poderão faltar para rodar sua venda de chopp com tranquilidade. Para que você não se perca nesse processo, montamos uma lista dos materiais indispensáveis:

Cilindros de gás

O que impulsiona sua cerveja do barril até a torneira é o gás que entra no barril por meio da válvula de extração e ele é vendido em cilindros de vários tamanhos.

O gás utilizado na grande maioria dos casos é CO2, ainda que nossa recomendação é a utilização de uma mistura de CO2 com Nitrogênio, que mantém a pressão mas evita a super carbonatação da cerveja, além de criar uma espuma mais cremosa na hora de tirar um chopp.

Linhas de gás

É a tubulação que transporta o gás do cilindro para o resto do seu sistema.

Linhas de chopp

Essencialmente a mesma coisa que a linha de gás, exceto que ela se liga diretamente à válvula extratora e de outro lado a torneira.

Válvula extratora

Enroscada no barril, atua como um ponto de junção muito importante entre o barril e as linhas de chope.

Torneira

A famosa tap, a torneira que você vê, de onde sai o chope geladinho! São vários tipos de torneira e na matéria torneira de chopp italiana ou belga? nós comparamos os dois tipos mais populares no Brasil.

Pingadeira

Base, normalmente de aço inox, instalada logo abaixo das torneiras e que permite coletar os pingos de chope que naturalmente caem das torneiras entre uma servida e outra.

Agora, se você vai trabalhar com um chopeira elétrica, trave ou qualquer outro sistema de refrigeração que não mantenha todo o processo de extração de chope gelado, você precisará de:

  • Pré Resfriador: máquina resfriadora instalada entre os barris e a torneiras e que permite gelar instantaneamente o chopp;
  • Linha de Glicol (Tubo Phyton): esse tubo “envolve” as linhas de chope que vão do pré resfriador à torneiras, mantendo todo a linha de chopp refrigerada.

Quantidade e variedade

A variedade de estilos comercializados é uma incógnita para muitos negócios e, claro, depende sempre do seu público. Entretanto, por questões de rotatividade e variedade, a recomendação é de começar com, pelo menos, seis torneiras.

Com essa quantidade, é possível dedicar 4 torneiras para rótulos ou estilos fixos, aqueles que o “mercado consome e pede”, e ainda ter outras 02 torneiras disponíveis para testar cervejas mais ousadas, produções únicas, cervejas em promoção ou até mesmo promover a experiência algo novo, por exemplo.

Segundo uma pesquisa da Mintel (2018), 57% dos consumidores brasileiros preferem experimentar pequenas quantidades de chopps diferentes, em vez de consumir grandes volumes do mesmo produto. Ou seja, oferecer variedade é também uma estratégia de venda.

Qual quantidade comercializar?

Quem trabalha com bares tradicionais pode vender chopp em quantidades e recipientes específicos, como os populares 300mL e 500mL, por exemplo.

como vender chopp

Além dos copos tradicionais, novas opções vêm ganhando força no mercado. Um exemplo é o copo de 200 mL, conhecido como “provinha”, muito comum em festivais e eventos. Outra alternativa interessante é a régua de degustação, que apresenta quatro ou cinco copos de 100 mL com diferentes estilos — ideal para quem quer experimentar antes de escolher seu favorito.

Por outro lado, quem trabalha com o modelo de autosserviço de chope pode oferecer ainda mais liberdade ao cliente. Nesse formato, ele escolhe exatamente a quantidade que deseja consumir, seja pouco ou muito. Com isso, você pode direcionar seus esforços para diversificar ainda mais o mix de chopes disponíveis no bar.

Conhecimento do mix de produtos

Em qualquer modelo de serviço, conhecer bem o que se está vendendo é essencial — e com chope, isso não é diferente. É fundamental que toda a equipe tenha domínio sobre os produtos. Afinal, muitas vezes o cliente não sabe exatamente o que está bebendo, e a orientação correta pode transformar a experiência.

Sendo assim, invista na capacitação dos garçons, maitres e de você mesmo. Sempre que possível, contar com a presença de um sommelier pode ser um diferencial enorme. Esse profissional poderá, por exemplo, sugerir harmonizações entre chopes e petiscos, agregando valor à venda.

Agora, se o seu bar for tradicional, lembre-se de que o contato principal do cliente será com os seus atendentes — e não com você. Por isso, contrate pessoas com o mesmo mindset de atendimento que você valoriza. Profissionais simpáticos, proativos e bem treinados são um ativo precioso em qualquer negócio.

Em contrapartida, se optar pelo autosserviço de chope da myTapp, a recepção do cliente será feita pelo próprio sistema. Nesse caso, todas as informações sobre os estilos disponíveis aparecem de forma clara na tela.

Desse modo, você pode manter uma equipe mais enxuta e focar na qualidade do atendimento premium. Isso abre espaço, por exemplo, para contratar um especialista em harmonização entre bebidas e pratos, oferecendo uma experiência ainda mais completa ao seu cliente.

Conheça o seu público

Uma boa seleção de chopps sempre tem como base um estudo do seu cliente: o que ele está pedindo e como ele está reagindo ao que está consumindo. Para isso, algumas perguntas são necessárias:

  • Quem está comprando?
  • Como está comprando?
  • Por que está comprando?

Trabalhando com um modelo mais tradicional de bar, uma boa prática é estar sempre de olho em tudo que acontece dentro do seu estabelecimento. Essa é uma missão árdua e a coleta de dados para análise é sempre um desafio.

Para auxiliar nesse processo, alguns bares contratam até mesmo empresas de pesquisa para ter um maior aprofundamento no conhecimento do cliente.

Com o autosserviço de chopp myTapp os dados para a análise já estão em suas mãos!

O sistema registra os consumos dos clientes para que você saiba o que mais gostam, o que menos gostam, qual bebida foi mais consumida e outras dezenas de informações que podem te ajudar a pensar estrategicamente seu negócio.

Destaque-se

Ter um estabelecimento que atrai público no século XXI, o século do delivery e da internet exige muito mais esforço. Os clientes não vão entrar no seu estabelecimento sem nada que chame a atenção deles. E isso vale para negócios de todos os setores. É preciso ter um diferencial!

Todos nós sabemos que o ser humano é muito visual, então uma boa dica: quando se trata de vender chopp, é chamar a atenção da sua clientela para as suas torneiras.

Customize, dê destaque, use materiais de exposição diferentes, cores diferentes – use sua criatividade! Afinal, o chopp é um produto tímido, ele precisa de holofotes. Algumas práticas legais para bares podem ser:

  • Uso de tap handles;
  • Cardápio de chopp especial;
  • Placas de sinalização.

Quem trabalha com autosserviço de chopp myTapp possui mais um grande carta na manga: as próprias telas do sistema! Além de ter inúmeras vantagens para o estabelecimento, trabalhar com myTapp traz um ar inovador para o estabelecimento, chamando novos clientes e fidelizando os antigos.

Acompanhe a tecnologia

Infelizmente, ainda existe uma série de medos e receios em investir em tecnologia. O mais comum deles nasce a partir do pensamento prematuro de que a inovação tecnológica, principalmente quando falamos de ponto de venda, é uma substituição dos braços humanos.

Quando acompanhada de perto, com olhos mais atentos, a tecnologia se apresenta como uma grande amiga disposta a auxiliar em processos, gerar dados e facilitar uma série de atividades cotidianas.

Assim, mais pessoas podem atuar estrategicamente para levar estabelecimentos à outro nível na imensa escada do mundo dos negócios.

Quando falamos em pontos de venda que trabalham com a comercialização de chopp, a myTapp se posiciona no mercado sendo, justamente, esse apoio para os negócios.

Com a automatização do serviço, muito além de levar inovação, ser um estabelecimento diferenciado e proporcionar o auto-atendimento aos consumidores, você ganha velocidade, rotatividade, informação e claro… mais faturamento.

Ao abrir a mente para inúmeras possibilidades que a tecnologia pode gerar, um mundo novo irá se abrir e, com certeza, ideias irão começar a borbulhar. Seja com o autosserviço de chopp, comandas eletrônicas, totens de venda e o que mais você puder imaginar, há sempre mais vantagens do que você imagina!

Curtiu a matéria? Então, aproveite e faça o download do nosso eBook sobre como abrir um bar, do planejamento à expansão. Saúde e bons negócios!

E aí, vamos bater um papo para você conhecer mais sobre a myTapp e o autosserviço de chopp?

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