Como calcular o tamanho da câmara fria?
Uma das maiores vantagens de ter uma câmara fria para barril de chope é a sua capacidade personalizada de armazenamento. Assim, você pode optar por qualquer tamanho que se adeque ao espaço específico do seu estabelecimento no caso das câmaras frias pré-fabricadas. Mas há também a possibilidade de fabricar a sua própria câmara fria, aproveitando melhor o espaço interno do seu bar.Para operação de bar com autosserviço de chope as câmaras frias são a melhor opção entre todos os sistemas de refrigeração como já falamos nesse outro artigo do blog.
Para começar a sua, o primeiro passo é metrificar qual o tamanho da câmara fria ideal para o seu estabelecimento e isso vai depender de alguns fatores como tamanho dos barris, movimento do bar, estoque e quantidade de torneiras que você vai operar. Aqui nesse artigo você vai encontrar a lista desses pontos e o que deve ser analisado para te ajudar nesse processo.
Barris de chope
Existem muitos modelos de barris de chope no mercado, mas os mais utilizados pelas cervejarias são os barris de aço inox de 40,8cm de diâmetro, que independentemente de serem de 30l e 50l, o que vai variar é somente a altura. Além desse modelo, muitas cervejarias têm optado por barris slim de 20l ou barris Keg em plástico. Como você vai precisar armazenar vários dentro de uma mesma câmara fria, vamos passar algumas dicas para otimizar o seu espaço.
Barris do modelo mais comum, de 40,8 cm de diâmetro, podem ser encostados um no outro e empilhados, mas limite a duas fileiras e duas pilhas, para não inviabilizar o funcionamento do bar. É importante que o acesso aos barris seja fácil e que não demande muito tempo e esforço, resultando em agilidade na troca de barril durante o funcionamento do seu estabelecimento.
Uma opção para espaços menores é criar uma prateleira e colocar os barris em 2 níveis. Separe barris maiores para ficarem no chão e os menores (e mais leves) nas prateleiras superiores. Um barril de 50l pesa mais do que 50kg e além do esforço, levantá-lo do chão é um risco a mais para sua equipe. Para criar 2 níveis ou mais, tem que cuidar da altura dos barris (existem modelos mais altos que os tradicionais, converse com seus fornecedores) e sempre lembre de considerar a altura do barril mais a extratora acoplada em cima.
Necessidade de Estoque (entrega pelos fornecedores e saída de chope)
Outro fator importante é como é feita a entrega do chope pelos seus fornecedores. O barril precisa ficar 24h dentro da câmara fria antes de ser servido (para alcançar a temperatura ideal e para o barril “descansar” do transporte) e você não pode correr o risco de ficar sem. Se você compra chope de outras localidades e com entrega mais difícil, provavelmente você vai precisar de um espaço um pouco maior para o estoque de barris novos.
Se você tem uma saída grande de chope, também vai precisar de uma boa quantidade de barris à disposição e na temperatura ideal de serviço.
Quantidade de Torneiras
Com quantas torneiras você vai trabalhar? A escolha da quantidade de torneira junto com o giro de barris do estoque é um dos principais pontos para o tamanho da câmara.
Vale a pena pensar se existe uma possibilidade de expansão da quantidade de torneiras no futuro. Você pode, por exemplo, começar com 10 torneiras e já deixar um espaço reservado para mais 2 ou 4, por exemplo. Para isso vale também aproveitar um novo canto da câmara. Nesse exemplo começamos com 8 e em outro momento adicionamos mais 4 em outra parede.
Espaço físico para câmara fria
Depois da quantidade de torneiras definidas, você precisa pensar no espaço físico disponível para montar a câmara. Uma câmara fria grande precisa de mais espaço, necessita de um motor maior e mais potente e vai custar mais, além de tirar espaço que possa ser utilizado por outra coisa, ou mesas, por exemplo.
Caso o seu espaço próximo às mesas seja limitado, você pode usar uma câmara menor ou até um balcão refrigerado com os barris em operação e manter o estoque em outro local.
Movimento
Imagine um evento em seu bar, com uma lotação máxima e fila para se servir. O espaço entre as torneiras pode ajudar a reduzir essa fila. Quanto mais afastada uma torneira da outra, melhor para grande movimentação de pessoas.
Uma distância de 50cm entre torneiras é o suficiente para que as pessoas possam se servir e sair com seus copos cheios sem esbarrar umas nas outras. Uma distância de 30cm é uma recomendação razoável para quem quer aproveitar bem o espaço e colocar uma quantidade legal de torneiras do autosserviço de chope.
É importante lembrar também que precisa ter uma distância entre a última torneira e a parede, geralmente de metade da distância entre as torneiras. A myTapp possui modelos de hardware de autosserviço que atendem a partir de 10cm entre torneiras.
Motor da Câmara fria
Existem dois modelos de câmara fria: câmara de resfriamento e câmara de congelamento. A câmara fria de resfriamento trabalha em temperaturas de 0ºC a 18ºC e elas não são as recomendadas para trabalhar com chope. O modelo recomendado é a câmara fria de congelamento. Ela trabalha em temperaturas de de 0ºC a -25ºC e possui sistema degelo preparado para manter uma temperatura ideal trabalhando com mais folga. Câmara de resfriamento vão trabalhar no limite para manter a temperatura baixa e algumas podem ter problemas em dias mais quentes e que a porta seja aberta muitas vezes.
Agora você já tem na mão todos os pontos fundamentais a serem considerados para a construção da câmara fria do seu bar mas, caso ainda tenha dúvidas, estamos à disposição para auxiliá-lo nessa empreitada! Solicite um contato e vamos conversar!
Quer conhecer mais sobre a myTapp e como podemos levar a tecnologia do
autosserviço de chope para seu estabelecimento?