Chope x cerveja: Quais as diferenças e vantagens de cada?

Chope x cerveja: qual é o melhor? – uma pergunta (quase) tão antiga quanto a humanidade. A melhor resposta é: depende! Depende do quê? Vamos considerar algumas diferenças e vantagens de cada opção para que você mesmo construa a sua resposta. Se você é dono de um bar, ou pretende ser, também falaremos qual das duas opções é mais lucrativa para você comercializar no seu estabelecimento.

28 de setembro de 2022 Raquel Xavier

Chope x cerveja: Quais as diferenças e vantagens de cada?

É de comum conhecimento que a mesma marca de cerveja pode ser degustada de maneiras diferentes, levando em consideração se é servida através das torneiras como um chope ou em uma garrafa. Nessas duas maneiras de provar cerveja, há vantagens e desvantagens em cada uma delas, vamos olhar mais de perto agora.

Cor das garrafas

A cerveja é basicamente feita de lúpulo, malte, fermento e água. A fermentação é uma mistura química com centenas de substâncias diferentes e todos esses ingredientes estão vulneráveis a mudanças depois da fermentação, que por sua vez vai afetar na cor, no sabor e na textura da cerveja final. É aí que entra a importância do armazenamento.

Você já se perguntou por que as garrafas de cerveja são de cores diferentes, sendo a maioria de cores escuras? A garrafa é vulnerável à luz, oxigênio e calor, então quando a cerveja entra em contato com a luz, sua composição é alterada e começa a ter um sabor diferente.

Já deve ter acontecido com você de ter deixado uma garrafa ao ar livre e quando você voltou ela estava com um gosto diferente, certo? Com o chope isso dificilmente vai acontecer, porque está armazenado dentro de um barril de metal, ficando mais protegido.

Carbonatação

Outro processo envolvido na fabricação da cerveja é a injeção de CO2 e nitrogênio, esse processo se chama carbonatação. Isso é feito para preservar o gosto e a espuma da cerveja, visto que quando ela é aberta, perde o gás.

A cerveja em garrafa só possui o gás que foi criado durante a fermentação ou que foi adicionado na hora do engarrafamento. No caso do chope, a carbonatação é geralmente muito mais controlada, o que faz com que o gás dure mais tempo.

Higiene e sustentabilidade

Se você já tem por costume frequentar bares e pubs, talvez você já tenha notado um sabor ruim ou metálico no chope. Se isso já aconteceu com você, saiba que é porque a limpeza das linhas de chope não estão sendo feitas frequentemente. Qualquer coisa que esteja no caminho do chope entre o barril e o copo, pode afetar o gosto final.

A garrafa de cerveja não tem esse problema. Caso você esteja em um bar que não parece ter uma higiene muito boa, pode ser uma boa opção escolher uma garrafa de cerveja.

Do ponto de vista sustentável, o chope é mais ecológico porque produz muito menos resíduos. Embora as garrafas e latinhas de cerveja possam ser recicladas, nem todo mundo se preocupa em jogá-las nas latas de lixo, por isso é comum encontrar latas ou garrafas na natureza. Você já viu um barril de chope jogado na natureza ou na praia? Eu não!

Temperatura

Nisso todos concordam, tanto o chope quanto a cerveja devem ser apreciados super gelados. Por esse motivo o chope é o mais queridinho, pois é mantido em temperatura constante. No caso das cervejas em garrafa, às vezes, não acontece o mesmo.

Um termostato permite manter o chope entre 3 e 5°C, o que não é muito frio nem muito quente. Com isso, o aroma é perfeitamente mantido, a espuma é mais cremosa, e é por isso que o sabor do chope é muitas vezes melhor.

Gosto pessoal

O gosto pessoal de cada um também pode influenciar na escolha entre chope ou cerveja. Na mesma temperatura e conservação, o sabor de ambos será sempre muito parecido, no entanto, o toque especial (tonturinha) é capaz de fazer o chope parecer muito mais forte.

A tontura que muitos sentem quando bebem chope não é por ele ter um maior teor de álcool, mas o chope tem um maior concentração de dióxido de carbono que faz com que o álcool circule imediatamente.

Fica claro que ambas as opções têm diferenças e vantagens, a boa notícia é que hoje temos muitas opções e elas estão melhorando cada vez mais, à medida que a cerveja artesanal está ficando mais popular.

Se você ainda tiver alguma dúvida, experimente as várias opções disponíveis no seu bar favorito e decida qual é a melhor. Também é possível que você goste de ambas as opções igualmente, ninguém vai julgar você. No nosso canal do YouTube você pode conferir um vídeo que fizemos sobre esse tema, onde a Daiane Colla, que é Jornalista, Sommelière de cervejas, Mestre em estilos e Juíza BJCP explica alguns mitos que giram em torno desse assunto. Inclusive, convidamos você para que se inscreva no nosso canal para receber sempre em primeira mão as novidades.

Chope ou cerveja, qual devo ter em meu bar?

A resposta é bastante simples: ambos. Tanto o chope quanto a cerveja têm suas vantagens. Sendo o dono de um bar que quer ter sucesso, é importante usar as vantagens das diferentes opções para o seu benefício.

Falando bem a verdade, você provavelmente tem mais espaço de armazenamento para cervejas em garrafas do que espaço para as torneiras; então, tenha uma grande variedade de garrafas e concentre suas torneiras em sabores mais específicos e diferentes, como cervejas artesanais.

Mas lembre-se, se for para tomar cerveja em garrafa, os clientes podem preferir comprar no supermercado e tomar em casa com os amigos. O que vai fazer com que eles prefiram ir no seu bar? Experiência diferenciada. Tenha coisas atrativas. Um excelente atrativo é combinar as cervejas com o cardápio que você serve, quer uma ajuda? Baixe o ‘Guia de harmonização com cerveja’ gratuitamente.

Quer conhecer mais sobre a myTapp e como podemos levar a tecnologia para seu estabelecimento? Solicite um contato!

Quer receber mais conteúdos como esse em seu e-mail?

Assine nossa newsletter e fique por dentro dos materiais da MyTapp!

Informe seu nome
Informe sua empresa
Informe seu e-mail