Cervejas para o Inverno: conheça as artesanais mais indicadas para o frio
Somos um país muito quente – isso é verdade – e estamos acostumados a beber cerveja para matar a sede. Mas, e quando o frio aperta? Talvez seja a hora de trocar a “cerveja trincando” por uma opção mais aconchegante. Sabendo que o consumo de álcool aumenta com a chegada do inverno, talvez esse artigo possa ajudar muita gente a ter experiências sensoriais diferentes durante essa época do ano.
Em linhas gerais, uma boa cerveja para beber no frio deve ser:
- Mais encorpada
- Mais alcóolica
- Servida numa temperatura mais elevada, acima dos 7ºC
Origem e tradição das cervejas especiais no inverno
Assim como a maioria dos estilos de cerveja, as cervejas típicas de inverno também surgem na Europa. Durante a Idade Média começaram a se desenvolver receitas de cerveja mais alcoólicas para disputar o público dos vinhos. Desde então, as chamadas “winter ales” são produzidas para proporcionar uma sensação de corpo mais aquecido – o que de fato acontece quando se ingere produtos calóricos como o álcool.
Boas escolhas
São inúmeros rótulos de cervejas que se adequam às características das “winter ales”. Para facilitar a sua escolha, você pode seguir as dicas abaixo:
Escolha cervejas escuras
Como a Stout e a Porter, as cervejas escuras são ótimas para o inverno. Elas tendem a ser mais robustas e maltadas, o que as torna mais quentes e mais satisfatórias no frio.
Opte por receitas que levam mais lúpulo e malte
Lúpulo é o que dá a cerveja o seu amargor, e cervejas com mais lúpulo tendem a ter um sabor mais potente, seja ele de maior refrescância ou amargor. Quanto mais informação sensorial numa cerveja, melhor ela será para acompanhar num dia de frio.
Já o malte está diretamente ligado ao corpo da cerveja. Cervejas mais densas e espessas passam uma sensação mais acolhedora, ainda mais se servidas na temperatura ideal, acima dos 7ºC. O estilo American Barley Wine é super indicado para consumir no inverno.
Dê uma chance para as cervejas de trigo
Geralmente as cervejas de trigo são refrescantes, leves, e tendem a ser menos robustas do que as outras cervejas. Apesar de serem praticamente o oposto do que se sugere para o inverno, as cervejas do estilo Weizenbock apresentam teor alcoólico elevado e podem te surpreender positivamente.
Esqueça a “cerveja trincando”, pelo menos por enquanto
“Estamos acostumados a beber cervejas com menos complexidade”. Nilana Souza, sommelier de cervejas e consultora da myTapp, explica que no geral optamos por cervejas trincando pois “a temperatura muito baixa amortece nossas papilas gustativas, o que facilita a ingestão. Por isso falamos que quanto pior a cerveja mais gelada ela deve ser tomada.”
Mas quando falamos de cervejas especiais, a história é outra. “Quando a temperatura é mais elevada as papilas ficam mais sensitivas, tornando possível a degustação de toda a complexidade de aromas e sabores.” Preciso falar mais alguma coisa?
Ainda falta comentar um último ponto sobre as cervejas mais alcoólicas
Elas podem ser mais difíceis de beber. Mas e daí? Perceba que as tradições invernais geralmente consideram “diminuir o ritmo” e aproveitar as bebidas por mais tempo. Ou seja, essa dificuldade em beber pode ser uma oportunidade para você aproveitar cada gole com mais atenção e degustar a cerveja de um jeito diferente do que se está acostumado.
Rótulos de boas cervejas para tomar no inverno
Para não restar dúvidas, pedimos para a nossa consultora e sommelier Nilana Souza algumas indicações de rótulos de cerveja para tomar naquele típico dia de inverno. E como o paladar varia muito de pessoa para pessoa, a lista está bem diversa!
Stout
Uma das cervejas mais populares da nossa lista é a Guinness. A Guinness é uma cerveja preta e espessa que tem um sabor muito robusto, portanto muito adequada para se tomar no inverno. Além disso, a Guinness também é uma cerveja muito fácil de beber.
Outros rótulos: Lohn Carvoeira Imperial Stout, Wäls Petroleum Russian Imperial Stout
Barley Wine
Para aqueles que gostam de cervejas mais fortes, a Stone Old Guardian Barley Wine é uma ótima escolha. É uma cerveja muito forte e maltada e com alta complexidade.
Outros rótulos indicados: Leopoldina Barley Wine, Matarelo Barley Wine, Lohn Barley Wine, Cerveja Blumenau 1850 Barley Wine
IPA
Já para aqueles que gostam de cervejas mais refrescantes, a Sierra Nevada Celebration Ale é uma ótima escolha. É uma cerveja amarela e clara com um sabor refrescante e um aroma floral.
Outros rótulos indicados: Colorado Vixnu Imperial IPA
Lager
Fugindo um pouco das características invernais, mas dedicada aos amantes de cervejas leves: Samuel Adams Winter Lager. É uma cerveja amarela e clara com um frescor típico do estilo.
O autosserviço de chope myTapp permite que o cliente conheça seu bar e todas as opções de sabores que ele tem para oferecer. Entre em contato com a nossa equipe para saber mais!