Cerveja em garrafa ou chopp: qual vale mais a pena?

Cerveja em garrafa ou chopp, qual é o melhor para você comercializar e conquistar a clientela? Confira nossas dicas e acerte em cheio na escolha!

27 de setembro de 2022 Raquel Xavier

Cerveja em garrafa ou chopp: qual vale mais a pena?

Clientes, amigos que já trabalham no mercado cervejeiro ou mesmo que estão planejando ingressar no mercado, abrindo uma bar ou outro estabelecimento que comercialize cervejas, tem essa dúvida, se é melhor trabalhar com cerveja em garrafa ou chopp.

Como sempre, quando falamos de cerveja, a resposta é: depende!

Depende de qual o público que você quer atrair, qual serviço você pretende oferecer e quais cervejas vai comercializar. E se for em barril, qual tipo de chopp quer oferecer e qual equipamento está disposto a adquirir.

Qualidade e quantidade

Em linha geral, tirando as cervejas de guarda – as que são feitas para envelhecer e serem tomadas depois de anos – e, hoje em dia, algumas latas de cervejarias artesanais – porque são na verdade envasadas com chopp, a cerveja servida em formato de chopp sempre é melhor do que cerveja de garrafa.

Um dos motivos é porque o chopp é “vivo”, ele não é pasteurizado.

Então, se quiser oferecer aos seus clientes o melhor produto, e estiver na dúvida entre chopp e garrafa, o chopp ganha.

Mas, o que faz ele ser melhor é o que o faz ele ser mais delicado também: o prazo de validade do produto entre os dois formatos nem se compara. Enquanto uma cerveja de garrafa dura facilmente seis meses, são comuns no mercado barris de chopps com 30 dias de shelf life.

Quando fechado! Porque uma vez engatado, o tempo que o produto tem antes de adulterar é de 5 a 10 dias.

Por esse motivo sugiro trabalhar apenas o chopp nos estilos de maior consumo, para ter certeza que o que está no copo dos seus clientes seja sempre fresquinho e você não tenha desperdício por precisar jogar fora barris de chopp azedo que não rodaram o suficiente e acabaram sobrando.

E para os clientes que gostariam de harmonizar com algum prato da casa e/ou que já são frequentadores assíduos em busca de alguma novidade, que a carta de cerveja, que não precisa ser gigante, vai brilhar.

Nela, sugiro ter algum rótulo mais diferente e ousado. Hoje em dia as cervejarias estão inovando e experimentando muitos ingredientes e processos. Cobrir pelo menos os estilos famosos, mas que não tem um giro tão alto assim, como Stout, Porter, Tripel, Quadrupel, Fruit Beer, Ácidas, entre outras.

Equipamentos e serviço

O modelo misto permite tirar proveito de tudo que a cerveja oferece em termos de visual para agradar o cliente: ele pode admirar uma linda choppeira que decora o seu balcão, ou se encantar com um inovador sistema de autosserviço de chopp chamado myTapp. Que tal?

Ao mesmo tempo, ele pode se perder ao olhar o vidro da geladeira decorado pelos rótulos das cervejas que ele pode escolher.

E os copos… Já pensou? Pode ter um copo padrão, com o logo do seu estabelecimento, para servir os chopps e os copos específicos para cada uma cerveja quando o cliente for optar pela garrafa.

Rentabilidade

O chopp, se bem trabalhado, evitando o desperdício, com um equipamento eficiente e uma limpeza sempre em dia, é um produto bem mais rentável que a cerveja em garrafa. Ele permite um markup maior na venda (ou tem um CMV menor dependendo de como você calcula) e as negociações com as cervejarias e distribuidores também são mais flexíveis.

Mas a carta de cerveja também é importante para gerar receita, porque pode conter a cerveja da moda, que vai atrair o público geek, pode ter uma cerveja sem álcool para o motorista da rodada e pode ter também aquela quadrupel com baunilha que harmoniza com o bolo de chocolate do seu cardápio.

Poderíamos abordar diversos pontos de comparação entre a cerveja em garrafa e o chopp, entretanto, acreditamos que no período em que o Brasil se encontra, descobrindo cada dia mais a cultura cervejeira, esses três pontos básicos podem ser muito relevantes para quem está com esta dúvida.

Não existe uma receita mágica e também não acredite em alguém que, sem conhecer o seu negócio e seu público aponte um caminho milagroso. Quem você irá atender? Que tipo de comodidade deseja oferecer? Que rentabilidade espera? Tudo depende de uma análise clara sobre quem é você, o seu negócio e o seu time.

E claro, precisando de uma consultoria, a myTapp está aqui para te ajudar. Que tal conversar com nosso time? Deixe seu contato que entramos em contato com você!

Vamos bater um papo para você conhecer mais sobre a myTapp e o autosserviço de chopp?

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