Como harmonizar cerveja com chocolate: um guia com sugestões perfeitas

Era certo que uma das bebidas mais populares do mundo ia combinar com um dos doces mais populares. Ou melhor, a gente faz combinar! A arte da harmonização gastronômica não veio pronta. É uma história de tentativas, erros, acertos e muito aprendizado.

4 de outubro de 2022 Kainã Pacheco Santos

Como harmonizar cerveja com chocolate: um guia com sugestões perfeitas

Harmonização de Cervejas com Chocolate

Se você ainda não conhece boas harmonizações de cervejas e sobremesas, que tal começar pelo bom e velho chocolate? A procura por cestas com cerveja e chocolate disparou no dia dos namorados, então nada mais justo que explorar essa relação de muito amor entre cerveja e chocolate. Mas como?

Harmonizações podem ser muito intuitivas para paladares aguçados, mas tudo é treino! Para chegar neste “paladar intuitivo” é preciso primeiro conhecer as técnicas básicas.

Técnicas básicas para harmonização de cervejas

Vamos recapitular as técnicas básicas e universais para explorar as harmonizações com cervejas:

  • Equilíbrio de Potências: busque combinar as intensidades, optando por harmonizações entre alimentos intensos com bebidas fortes e bebidas refrescantes com alimentos leves.
  • Analogias e Similaridades: a combinação de sabores, aromas e texturas parecidas é uma via certeira para harmonizações deliciosas.
  • Complementos e Contrastes: criar uma tensão entre sabores pode levar a combinações muito ricas e complexas. É muito recomendável explorar o caminho das sensações contrastantes.

Breve história do chocolate

Não é de hoje que o Brasil se destaca na produção e consumo de chocolate – e de cerveja também.

Somos o quarto maior produtor de cacau e terceiro maior produtor de cerveja do mundo. Quase dá para dizer que combinar chocolate com cerveja é coisa de brasileiro – mas não é! 

Assim como a cerveja, o chocolate é milenar. Sua história remonta à era pré-colombiana, onde os povos do sul do México e América Central já faziam bebidas achocolatadas com as sementes do fruto do cacaueiro (Theobroma cacao). Estamos falando de mais de 5.000 anos atrás!

Milênios depois, durante o período das sucessivas descobertas européias, o chocolate se popularizou. Ao longo de séculos o Brasil se tornou um importante exportador de cacau e nos últimos anos conquistamos prêmios pela qualidade do nosso cacau. O chocolate gourmet é um mercado em alta no Brasil.

Harmonizando cervejas e chocolates

A cerveja pode realçar o sabor do chocolate ou, dependendo da escolha, contrastar com ele. O mesmo pode acontecer com a textura: a cremosidade amanteigada do chocolate pode contrastar com a gaseificação da cerveja, e o resultado pode ser extremamente satisfatório.

Algumas dicas para harmonização de chocolates e cervejas:

1 – Bons ingredientes!

Da mesma forma que um chef de cozinha busca por bons ingredientes para fazer uma receita, uma harmonização depende de uma boa cerveja e um chocolate de qualidade (um bom chocolate não leva gordura hidrogenada nem gordura vegetal na sua composição).

2 – Seja ousado!

Existem infinitos estilos de cerveja – e em cada estilo, infinitos sabores! O mesmo vale para chocolates: diversos chocolates gourmet que exploram sabores inusitados, como chocolates brancos com notas cítricas, ou mel, e por aí vai. Capriche nas combinações “exóticas”! 

3 – Atenção às técnicas!

Para harmonizar chocolates e cervejas é preciso atenção às intensidades. Dependendo da combinação, uma cerveja pode não ter “força” para despontar o sabor frente ao amanteigado do chocolate. 

Sugestões de harmonização

Chocolates amargos: a combinação com cervejas intensas é um verdadeiro clássico – talvez a mais famosa harmonização de cervejas e chocolates! 

Experimente com os estilos Belgian Dubbel, Strong Dark Ale, Barley Wine e Old Ales.

Chocolate meio amargo: o equilíbrio entre doce e amargo cai muito bem com cervejas dos estilos Porter, Stout e Fruit Lambics.

Chocolate ao leite: é o chocolate mais popular justamente pela cremosidade e dulçor. Para aproveitar essas características, experimente harmonizar com cervejas Dunkel, Schwazbier, NEIPA, Belgian Trippel.

Chocolate branco: há quem diga que nem é chocolate, mas dá para fazer deliciosas combinações! Para equilibrar com o alto teor de gordura do chocolate branco, recomendamos combinar com uma Fruit Beer, além do estilo de trigo Berliner Weisse.

Chocolate com especiarias/recheados: são de diversos tipos e intensidade, portanto explore as similaridades. Chocolates com café combinam com uma Porter. O caramelo realça com a Barley Wine. Frutas vermelhas são totalmente análogas ao estilo Fruit Beer. 



Se você gostou desse conteúdo e gostaria de saber mais sobre harmonização, indicamos a leitura do nosso Guia de Harmonização para Bares, que é cheio de informações valiosas – tanto para o dono de bar quanto para um amante de cervejas!


Com o autosserviço de chope myTapp seu cliente pode criar as próprias harmonizações e viver experiências gastronômicas marcantes no seu bar! Entre em contato com a nossa equipe para saber mais! 

Quer receber mais conteúdos como esse em seu e-mail?

Assine nossa newsletter e fique por dentro dos materiais da MyTapp!

Informe seu nome
Informe sua empresa
Informe seu e-mail