Brewpubs: a tendência que une bar e cervejaria em um só lugar

Produzir, vender, consumir, curtir e ser feliz em um só lugar? Essa é a realidade de um brewpub. Conheça mais sobre o modelo de negócio que vem crescendo no Brasil.

4 de outubro de 2022 Raquel Xavier

Brewpubs: a tendência que une bar e cervejaria em um só lugar

Esse tipo de estabelecimento tem todo o processo de produção da cerveja no próprio bar. Isso significa chope fresco, com qualidade e praticamente direto da fonte – sem logísticas de distribuição e armazenamento. Que beleza, não é mesmo?

O que é um brewpub?

Trata-se de um modelo que vem ganhando força no Brasil agora, mas ainda está muito atrás dos Estados Unidos, por exemplo, que já tem essa cultura mais consolidada. A tendência vai nascendo à medida em que a cultura cervejeira coloca seus dois pés no solo brasileiro e se fixa como um estilo de vida.
Os diferenciais são inúmeros e giram, principalmente, em torno do produto e do ambiente quando falamos da experiência do cliente (vocês sabem, meu papel aqui é quase sempre te mostrar a perspectiva do consumidor).

Ambiente

A ambientação é um ponto extremamente importante! 

O brewpub tem o poder de trazer um ponto bem interessante para essa atmosfera: sentar para beber conseguindo visualizar, por uma parede de vidro ou em um espaço próximo, os grandes fermentadores de cerveja, por exemplo, transmite uma imagem e transforma o happy hour em uma experiência!
E isso não vale só pra brewpub, não, viu?! Imagine a experiência de ver um sushiman preparando o seu prato bem ali na sua frente. No restaurante japonês Benihana, em São Paulo, essa experiência acontece e bomba nas redes sociais.

Produto

Sabe por que o pastel de feira é tão amado? Porque é feito ali, na hora! Não é à toa que o suco feito com a fruta no estabelecimento é mais requisitado do que o de polpa e por aí em diante!
Quando o produto é consumido no mesmo local que é feito, o frescor e a qualidade são maiores e não sofrem alteração de sabor.

Novidades

Além disso, no mundo cervejeiro, é mais fácil a avaliação de uma nova receita! Sabemos que os mestres cervejeiros adoram testar misturas, fazer novas adições e descobrir novas possibilidades. Honestamente, eu queria ser uma formiguinha para entrar no meio dessas produções e experimentar todinhas, mas entendemos que não são todas as receitas que vão ser aceitas pelo público, né?!
No brewpub, você pode deixar um novo sabor disponível apenas por alguns dias, sentir a reação do público e avaliar com calma e precisão.Entretanto, é bom deixar claro que, segundo a legislação, um brewpub tem uma grande limitação: não pode revender o produto! 
Ou seja, o chope feito pelos locais têm um apelo de exclusividade (o que pode ser usado como um discurso de venda e diferencial de mercado).

Growler

Além disso, você pode explorar um dos mercados que vem ganhando muito destaque nos últimos tempos: o de growlers,que são populares entre os amantes de cervejas artesanais e usados ​​de várias maneiras. Em breve falaremos mais sobre eles por aqui.
É claro que ser ou não um brewpub é uma escolha particular e vai depender 100% do que você pretende com o seu estabelecimento. Cheio de pontos positivos, mas também com alguns negativos.Particularmente, indico que você pense bem no que espera do seu negócio e, caso esse modelo seja o ideal para você: se joga de cabeça e tire o MÁXIMO de proveito do que a experimentação de sabores e ambientação podem fazer pelo seu estabelecimento!
E se você está pensando em abri um brewpub, confira nosso webinar gratuito sobre as

Maiores dificuldades de quem quer abrir um brewpub.

E se precisar de ajuda para se diferenciar no mercado, seja com um brewpub ou qualquer outro negócio que comercialize cerveja, converse conosco para saber como o autosserviço de chopp myTapp pode proporcionar um diferencial e tanto para você!

Quer receber mais conteúdos como esse em seu e-mail?

Assine nossa newsletter e fique por dentro dos materiais da MyTapp!

Informe seu nome
Informe sua empresa
Informe seu e-mail