Brewpub: como abrir um e qual o investimento necessário?
Existem várias maneiras de abrir um Brewpub, dependendo do que se pretende vender ali, desde a venda exclusiva de cerveja até a venda de cerveja e comida, como se fosse um bar/restaurante. O coração desse negócio deve ser a cerveja feita ali mesmo e esse será o principal fator que levará ao sucesso ou fracasso. Dito isso, agora vamos ver como abrir um Brewpub e qual o investimento necessário:
Abrir brewpub – Primeiros passos
Você está decidido a montar um Brewpub? O primeiro passo é decidir onde ele será instalado e quantos litros você quer ou deseja produzir. Tendo feito isso, pode começar a procurar locais.
Procure um local para abrir o brewpub
Alugue um local que já tenha uma licença de bar ou restaurante: Essa é a opção mais simples, porque se você já tiver uma licença, não vai ter nenhum problema para produzir cerveja e vender ela no mesmo local. De qualquer forma, é aconselhável ir à prefeitura relatar essa “extensão” da atividade
Alugue um local: essa opção pode ser um pouco mais complicada. Antes de gastar dinheiro com o engenheiro ou o arquiteto, você deve se informar na prefeitura para ver quais requisitos eles solicitam e se é possível obter a licença para o local que você está interessado.
Decida qual a quantidade de cerveja que você deseja/espera produzir
Você precisa decidir a quantidade de cerveja que vai produzir para conseguir escolher um lugar com tamanho suficiente. O tamanho depende muito da sua ambição e do tipo de equipamento que você deseja usar, mas em média, não é recomendável adquirir espaços com menos de 130m2.
Para uma sala de brassagem 250 litros e três fermentadores, além do estoque de barris que estará sendo produzido e da matéria-prima, além do restante dos elementos para a fabricação, será necessário de pelo menos 70m2. O restante das medidas devem ser usadas em banheiros, bares, mesas e cadeiras para os clientes.
É possível fazer um brewpub com um espaço menor? Certamente sim, mas a capacidade para receber pessoas será bem reduzida, entre 6-8 clientes… nesse caso é muito provável que os números no fim do mês não sejam tão positivos quanto esperado, além de ter que trabalhar em um espaço pequeno.
Qual é o investimento para abrir um brewpub?
Depois de decidido o local e decidido quantos litros serão produzidos, vem a questão chave: qual é o investimento para abrir um brewpub?
O mais comum na hora de montar um brewpub é optar por fabricações de 250 a 500 litros, para que você tenha uma ideia, vamos fazer uma lista de equipamentos básicos:
– moinho;
– caldeira de mostura e caldeira de fervura;
– tina de filtro;
– tanque de água quente;
– tanque de glicol;
– misturador de água quente/fria;
– plataforma de serviço;
– trocador de calor;
– aerador de mosto;
– painel de comando;
– tanque de fermentação e maturação;
– tanque de pressão e serviço;
– bomba para trasfega;
– barris.
É muito difícil dar um valor certo para ser investido, pois é necessário considerar o tipo de produção, a quantidade, a região, a legislação e afins mas, de acordo com quem já conhece o mercado, o valor para investir em um brewpub vai dos R$ 200 mil à 250 mil, mas essa é uma projeção completa, que considera diversas etapas e, todos esses fatores podem ser condicionados de acordo com suas disposições, como irá configurar e com quem seu negócio.
Abrir brewpub ou cervejaria? Qual é a diferença?
Qual é a diferença entre brewpub e cervejaria? As leis estaduais são um grande motivo para a diferenciação dos segmentos de mercado da indústria de cerveja artesanal. A maioria das cervejarias passa por um processo de venda em três níveis (cervejeiro para atacadista, atacadista para varejista, varejista para consumidor).
A maior diferença entre um brewpub e uma cervejaria, é que o brewpub pode vender a sua cerveja somente no local em que ela foi fabricada, enquanto a cervejaria pode comercializar sua cerveja nos mercados, lojas e afins.
A vantagem do brewpub nesse caso, é que ele elimina todo o gasto com logística para distribuição e venda das cervejas, barateando todo o processo. Então, se você quer abrir um Brewpub, tenha a consciência de que sua cerveja não vai “ganhar o mundo” e que mesmo assim, você terá que conseguir todos os registros e licenças que uma cervejaria necessita.
Outro ponto que as pessoas confundem muito é na parte tributária. Não importa se você é uma Ambev ou um micro produtor que optou pelo MEI, de qualquer forma você precisará de todas as licenças e registros junto a Prefeitura e etc.
E se você está na dúvida entre abrir um brewpub ou um bar, confira nosso material sobre abrir um bar. Independente do que você escolher, a myTapp tem uma solução inteligente para aumentar seus lucros!
Quer conhecer mais sobre a myTapp e como podemos levar a tecnologia para seu estabelecimento? Solicite um contato!