Por que vender chope no bar

A venda de chope artesanal, além de atrativa, é lucrativa. Saiba como o produto pode aumentar seus lucros e melhorar a experiência em seu bar.

3 de outubro de 2022 Raquel Xavier

Por que vender chope no bar

O mercado cervejeiro e o consumo de chope artesanal vêm crescendo nos últimos anos. Cada vez mais, bares e restaurantes estão buscando incluir variedades desse produto em seus cardápios. E a principal razão é: vender chope dá dinheiro. Seguindo algumas práticas, a venda de chope artesanal pode gerar lucros de 20% a 30%. Alguns motivos ajudam a explicar por que vender chope:

  • Amplo consumo da bebida no Brasil
  • Aumento na demanda por variedades de chope artesanal
  • Produto disponível exclusivamente em bares e restaurantes
  • Facilidade em transporte e estocagem
  • Melhor retorno em relação à cerveja vendida em lata
  • Maior ticket médio do seu bar

O gosto do brasileiro por chope

Basicamente, vender chope dá lucro porque o consumo no Brasil está em amplo crescimento. O país é o terceiro maior consumidor de cerveja no mundo, de acordo com uma pesquisa da Credit Suisse, Euromonitor e Statista


Além da demanda, o paladar do brasileiro também evoluiu. Com o passar dos anos, o gosto por cervejas e chopes artesanais cresceu. Hoje, consumir as mais diversas variedades de chope tornou-se uma verdadeira experiência. De acordo com um estudo da Euromonitor, 66% dos apreciadores de cerveja consideram o consumo de bebidas artesanais como algo moderno e legal


É para suprir essa carência que existem os bares e choperias. Afinal, para adquirir cervejas de garrafa ou em lata, o consumidor pode ir a conveniências ou supermercados. E aí pode estar o diferencial do seu estabelecimento: servir um bom chope na temperatura correta para alguém que está procurando por algo diferente do que já consome no dia a dia.


E se engana quem pensa que o consumo de chope é feito apenas por pessoas que já estão predispostas a sair de casa. Durante a pandemia, a venda de growlers cresceu no Brasil. O ato de ir ao bar para retirar a bebida passou a ser uma alternativa interessante para quem prefere consumir um chope de qualidade no conforto de casa. Por isso, investir nessa modalidade ou, até mesmo, na venda por delivery pode ser mais uma alternativa para potencializar os lucros do seu bar.

A logística de vender chope

Geralmente distribuído em barris, o chope é mais fácil de transportar e armazenar. Se compararmos com a logística de armazenamento da cerveja, a diferença fica clara. Um barril com capacidade para 50 litros de chope tem, aproximadamente, 50cm de altura e 40 de diâmetro. Enquanto isso, para a mesma quantidade de bebida, seriam necessários 50 “litrões” de cerveja ou mais de 140 long necks. Então, além de ocupar menos espaço no seu estoque, o chope é transportado de maneira mais fácil e em maior volume.


Evidentemente, é preciso investir para servir um chope de boa qualidade:

  • Refrigeração: o chope deve sempre permanecer na temperatura correta. Os sistemas de refrigeração mais comuns são as chopeiras elétricas e as câmaras frias, porém, existem alternativas como o Kegerator e o balcão refrigerado. Lembre-se: a escolha de um sistema não adequado para a sua realidade pode afetar a lucratividade.
  • Gás: nesse sistema, estão os cilindros e as linhas de gás. O gás é responsável por impulsionar o líquido do barril à torneira por meio da válvula de extração.
  • Extração: aqui aparecem equipamentos como linhas de chope, válvula extratora, torneira e pingadeira. Cada um desses é essencial para servir o chope no copo.


Apesar dos investimentos, o retorno com a venda de chope é mais alto quando comparado ao lucro com cervejas em latas. Afinal, depois que o sistema já estiver instalado, o  principal gasto será a reposição do produto. E aí está mais uma vantagem: enquanto as fábricas de cerveja embutem no valor de seus produtos variáveis como recipientes, rótulos, marketing e mão-de-obra, os distribuidores de chope cobram apenas pela reposição do líquido.


Além de tudo isso, o lucro com a venda de chope artesanal é ainda maior porque os clientes já estão acostumados a pagar a mais pelo produto. Os consumidores reconhecem a sua qualidade e seu maior valor agregado. Dessa forma, o ticket médio do seu bar aumenta, assim como o seu lucro final.

Como potencializar seus lucros com a venda de chope artesanal

Algumas dicas importantes podem auxiliar você a aumentar seus lucros. Saiba como atrair clientes e evitar gastos desnecessários.

Evite desperdício de chope

O desperdício de um barril pode ultrapassar 20% do total. Nessa conta estão inclusas as saídas de chope com sangria, as “provinhas” e, principalmente, o colarinho. Saber servir o chope é mais importante nesse momento, já que cerca de 70% da espuma volta à forma líquida.


Como uma forma de evitar desperdício, a myTapp desenvolveu um sistema de autosserviço para chopeiras, que possibilita que o cliente seja cobrado pela quantidade que ele mesmo serve no copo. Esse processo acaba sendo justo para os dois lados e o desperdício é reduzido a 5% do barril.

A variedade de chopes artesanais e a experiência do consumidor

Existem diversos tipos de chope, com sabores, texturas e aromas diferentes. Ter um cardápio variado é um ponto importante para atrair clientes, mas, além disso, é necessário conhecer o que está vendendo. Nem sempre o consumidor tem entendimento sobre o produto e muitos buscam por novas experiências. Então, seja a referência de conhecimento que o seu cliente procura e o ajude a encontrar o melhor sabor para o seu paladar. 


Confira algumas dicas para melhorar a experiência em seu bar:

  • Além dos sabores tradicionais, busque incluir variedades não tão comuns nas torneiras do bar. Tenha sempre algo que as pessoas precisem conhecer.
  • Crie um cardápio com pratos que combinem com tipos de chope específicos.
  • Invista em novos jeitos de se consumir, como no autosserviço de chope da myTapp, por exemplo.


Como vimos, existem diversas razões para se vender chope. Atração de clientes, logística facilitada e maior lucratividade são importantes incentivos para quem pretende começar a investir no negócio. Que tal instalar uma torneira hoje em seu bar?

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