Autosserviço de chope: Como planejar seu bar para o autosserviço

Muitos donos e futuros donos de estabelecimentos que pretendem trabalhar com o autosserviço de chope ficam com dúvidas em relação à instalação que precisa ser feita para receber o autosserviço, talvez esse também seja o seu caso. Esse material vai explicar como planejar o seu bar para o autosserviço de chope.

28 de setembro de 2022 Raquel Xavier

Autosserviço de chope: Como planejar seu bar para o autosserviço

Em vários materiais nossos você já deve ter observado como o autosserviço de chope gera experiências únicas e vantagens tanto para clientes quanto para os donos de bares e inclusive fizemos um e-book comparando o modelo tradicional de bares e o modelo de autosserviço, que você pode conferir por aqui.

Dessa vez, nossas dicas vão para você que já decidiu transformar seu bar em um local de autosserviço de chope e está se perguntando: e agora, como planejar o meu bar para o autosserviço? Pode ficar tranquilo que nós vamos esclarecer agora!

Decida onde será instalada a linha de chope

A primeira coisa que você deve decidir é a estrutura onde será instalada a linha de chope. O modelo mais comum é a câmara fria, e é também o mais fácil de fazer manutenção devido ao espaço mais amplo, que possibilita que todos os itens da linha sejam instalados de forma mais organizada e por isso, mais acessível.

Além disso, usar uma câmara fria é a forma mais eficiente de manter a temperatura dos barris sob controle. Porém, se o seu espaço é reduzido e não comporta uma câmara fria, não se preocupe. Existe também a opção de instalação em balcões refrigerados, kegerators, e chopeiras elétricas.

Nós sugerimos o uso de câmaras frias com todas as vantagens agregadas que ela possui. As vantagens de usar uma câmara fria para barril de chope giram principalmente em torno da conveniência, flexibilidade e custo operacional. Elas também estão disponíveis em diferentes estilos e modelos.

Elas são consideradas uma das melhores opções para manter suas bebidas refrigeradas. Isso é atribuído ao fato de serem tão avançadas. A maioria dos modelos é eficiente em termos energéticos e é a escolha perfeita para quem quer economizar dinheiro na conta de luz.

Escolha as torneiras

Depois de definir onde a sua linha de chope será instalada, você precisa escolher as torneiras. Não temos como negar que as torneiras são um elemento fundamental, pois são nelas que o cliente vai ter acesso ao chope.

Tendo isso em mente, o ideal então é que as torneiras sejam de fato acessíveis à todos e em um ponto focal do seu estabelecimento. Então é legal pensar num espaço mais amplo para elas, que não tenha mesas muito próximas e nem telões que possam ser obstruídos com o alto fluxo de pessoas que vão passar nessa área.

Caso ainda esteja com dúvidas sobre qual o modelo ideal de torneiras, recomendo nossa matéria que compara as torneiras italianas com as torneiras belgas para te ajudar a tomar a melhor decisão!

Se você deseja qualidade e rapidez na hora de servir o chope, a torneira Italiana pode ser ideal para você. Se você quer trabalhar com o autosserviço de chope, ela também é perfeita, pois não tem segredos na hora de se servir e o chope sai bem servido, mesmo que seja um cliente se servindo pela primeira vez. Ah e claro, ela evita desperdícios, fazendo com que o cliente fique feliz por pagar exatamente o que ele se serviu e faz você feliz por lucrar mais.

Combine tudo com a estética do bar

Agora juntando os dois últimos pontos: a instalação mais comum é em câmara fria, e sendo assim, as torneiras ficam instaladas na parte de fora do container, na parte acessível ao cliente.

Mas, como fazer isso de forma que fique legal e condizente com a estética do bar? O container da câmara fria possui fechamento em material metálico, então se o seu estabelecimento foi projetado para ter um estilo industrial, tudo certo, dá pra manter o container no material original ou pintar a parte externa, quem sabe até grafitar, se o seu bar tiver um estilo mais urbano.

Mas e se o seu estabelecimento tiver uma proposta mais rústica, por exemplo? Sem problemas também, você pode revestir o container com algum material mais natural, como madeira ou tijolinhos decorativos. Ou até utilizar barris de madeira para fixação das torneiras e módulos de controle.

O céu é o limite aqui, a câmara pode ser envelopada por painéis de materiais diversos, como por exemplo aço corten, mdf, placa cimentícia, acrílico, etc.

Tenha várias opções de copos disponíveis

Além de tudo isso que comentamos, existem outros elementos que podem ajudar você a agregar valor ao seu estabelecimento. Já pensou em deixar vários tipos de copos próximos às torneiras e ter um pequeno espaço com uma cuba anexo para que o cliente possa escolher e lavar seu próprio copo? Assim você leva a experiência do autosserviço um pouco mais além.

Muitas pessoas nos procuram pensando que nós fornecemos todos esses itens, porém, a myTapp apenas automatiza a linha de chope que você já possui. Nós entramos com o software, as telas e o sistema operacional que você vai usar para gerenciar o seu bar. O ideal é que você entre em contato conosco uns 4 meses antes da inauguração do seu bar.

Mas claro, essa é uma explicação mais resumida apenas para dar um norte de como planejar seu bar para o autosserviço de chope. Conte com a gente para orientações mais específicas e mais aprofundadas.

Quer conhecer mais sobre a myTapp e como podemos levar a tecnologia para seu estabelecimento? Solicite um contato!

Quer receber mais conteúdos como esse em seu e-mail?

Assine nossa newsletter e fique por dentro dos materiais da MyTapp!

Informe seu nome
Informe sua empresa
Informe seu e-mail