Mercado da cerveja artesanal: Como entrar nesse nicho e vender muito

Trabalhar com cerveja artesanal e entrar no tão lucrativo mercado da cerveja artesanal é um desejo de muita gente! Mas vender o líquido sagrado tem suas especificidades e necessita de algumas dicas especiais! Vamos à elas?

28 de setembro de 2022 Raquel Xavier

Mercado da cerveja artesanal: Como entrar nesse nicho e vender muito

Trabalhar com um novo nicho de produtos dentro de um estabelecimento, ou até mesmo abrir um negócio com foco em um setor, requer análise e planejamento. No mundo do chope e da cerveja artesanal, alguns pontos podem passar despercebidos principalmente por quem está na fase inicial da organização de ideias.
Para começar a preparar sua estrutura de venda, alguns itens devem ser pensados e debatidos entre sua equipe como:

Escolha um bom sistema de refrigeração

A escolha do sistema de refrigeração do seu chope e cerveja artesanal pode representar uma grande mudança em seu estabelecimento. Alguns fatores fundamentais a serem analisados nesse processo são:

  • espaço disponível;
  • quantidade de torneiras com as quais você deseja trabalhar;
  • investimento que você pode fazer.

Um sistema que não condiz com a sua realidade e/ou com a experiência que você quer entregar para os seus clientes pode afetar diretamente a sua lucratividade. E ser decisivo no seu sucesso dentro do mercado da cerveja artesanal.

Variedade e quantidade de torneiras

A variedade de estilos comercializados é uma incógnita para muitos negócios e, claro, depende sempre do seu público. Por questões de rotatividade e variedade é interessante listar quais os estilos que não sairão de suas torneiras, por exemplo. Com essa lista em mãos, é sempre interessante deixar um número extra de torneiras para testes e outras bebidas.

Alguns bares, que oferecem chope e cerveja artesanal, tentam servir algo para todos os gostos. Locais assim tem uma grande quantidade de torneiras, geralmente de 50 para cima. Esse mar de opções pode até mesmo ser intimidante para algum cliente que não seja expert em chope escolher o que tomar.

Para bares que tem uma linha de chope menor, com uma ou duas dúzias de torneiras o ideal é focar em escolher opções que realmente mereçam estar ali, ou seja, opções que serão rentáveis e muito apreciadas pelos clientes. Aqui, tudo tem que ser bem escolhido.

Montar uma lista de cervejas segue o mesmo processo, independentemente se você está tentando preencher 10 torneiras ou 50. Claro, ter um número menor de torneiras é um pouco mais desafiador, mas também é possível fazer escolhas acertadas.

E ao mesmo tempo, é desafiador criar um menu de torneiras ideal, porque é necessário levar em conta variáveis ​​relacionadas ao tamanho do bar, ao volume de vendas e à base de clientes. E também tem a questão de que algumas cervejas estão sujeitas à disponibilidade regional e preferência pessoal. Porém, com algumas dicas de ouro tudo fica mais fácil. Clique aqui para ter acesso a mais dicas.

Padrões de copos e quantidades

Quem trabalha com bares ou até mesmo está acostumado a frequentar estabelecimentos que trabalhem com comercialização de chope e cerveja artesanal, consegue visualizar previamente algumas quantidades mais tradicionais de vender a bebida em barril.

Os copos que ficam em torno dos 300 e 500 mililitros são os mais praticados, ainda que outros formatos venham entrando para o gosto de alguns estabelecimentos. Copos de 100 mililitros, por exemplo, passaram a ser popularizados pelos festivais de cerveja para substituírem a famosa “provinha”. Além deles, a régua de degustação também ganhou destaque nos últimos anos.

Já quem trabalha com a liberdade do autosserviço de chope pode deixar seus clientes a vontade para escolher quantidade desejada! Dessa maneira, você fica livre para focar na variedade de chopes do seu bar!

Treine a sua equipe

Essa é uma das partes mais importantes: é imprescindível que seus funcionários tenham conhecimento qualificado sobre os produtos que estão vendendo; neste caso, a cerveja artesanal.

O mundo das cervejas que saem do padrão das comerciais está crescendo diariamente e está cada vez mais popular. Entretanto, as diferentes famílias e estilos ainda são um mistério para muitas pessoas. Principalmente para quem está adentrando nesta cultura, mas também para quem já está inserido nela, ter uma brigada qualificada para compartilhar conhecimento com o público é fundamental para tornar o seu estabelecimento um sucesso.

Extração de chope

Você sabia que até aproximadamente 27% do barril é desperdiçado? Uma das causas desse número alto é a busca pelo colarinho perfeito! Por isso, é indispensável ter a sua linha de chope bem alinhada.

A temperatura correta da câmara fria e a vazão bem ajustada evitam a espuma em excesso, auxiliando no processo de extração. Assim fica tão fácil que até o seu consumidor conseguirá se servir perfeitamente. Além disso, o ângulo de 45º é um ótimo auxiliar para evitar o desperdício e garantir uma servida perfeita!

E aí, prontos para vender chope e garantir a melhor experiência para seus consumidores? Essa foram apenas algumas das dicas que podem ser encontradas na íntegra (e com um check list completo de equipamentos necessários para trabalhar com chope) no e-book abaixo!

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