Qual a melhor época do ano para abrir um bar?
Será que apenas o verão é o grande momento, ou temos possibilidades de vender e faturar o ano todo?
Bar de verão é aquele bar de temporada que a pessoa abre para pegar o maior número de turistas e movimento na rua, já que o calor ajuda muito a não ficar em casa, mas que tende a fechar pós carnaval. É aí que precisamos nos atentar para não cairmos em uma roubada.
Geralmente é a época do ano em que é mais difícil conseguir um bom ponto e a localização é um fator importante. Sem falar que os valores costumam ser mais caros nessa época do ano, então fica mais difícil conseguir uma boa negociação de aluguel.
Outro ponto importante quando você está decidindo a época para abrir o seu bar é a questão de parcerias: geralmente nessa época do ano as parcerias já estão consolidadas, e isso vai desde as grandes cervejarias até as menores. Fica mais difícil conseguir materiais de apoio (como freezer, ombrelones e jogo de mesas, por exemplo) e também negociar produtos com valores mais competitivos.
Abrir um bar antes do grande fluxo te permite consolidar uma equipe e treiná-la para dar o melhor atendimento ao seu cliente, assim, mesmo com a casa bombando, seu time não vai se perder porque já se conhecem e já estão bem treinados. E uma equipe treinada, significa atendimento de qualidade pros seus clientes, que com certeza vão querer voltar ali mais vezes para sentir essa experiência novamente e toda a sua especialidade.
Há a questão também de poder testar o cardápio no dia a dia, afinal às vezes idealizamos algo que na prática não funciona muito bem. Poder pesquisar e negociar com os fornecedores e fazer uma precificação correta. Lembrando que preço de custo não é só o valor do produto, tem outros fatores que precisam estar pensados ali.
O mundo das bebidas é o mundo das possibilidades e com isso você tem a opção de vender drinks, vinhos e as deliciosas cervejas de inverno. Mas também sempre tem o público que não abre mão de uma pilsen bem gelada. E esse público não vai mudar de opinião no outono / inverno.
Um ponto importante para se atentar sobre organização e controle financeiro é trabalhar pensando na sazonalidade. Em épocas de movimento mais baixo, exigem uma receita fixa menor e um olhar mais atento para não acabar com o seu caixa de giro.
Para abrir um bar é necessário planejamento, foco e muito trabalho. Vale a pena se dedicar, cuidar de cada detalhe e de cada negociação e depois, é só trabalhar para colher os frutos.
Um bar não é um negócio com rentabilidade em uma única estação, se você fizer tudo certinho com certeza colherá frutos o ano inteiro. Pois um ambiente hospitaleiro, uma boa bebida e uma comidinha gostosa, conquistam corações. 🙂
Quer conhecer mais sobre a myTapp e como podemos levar a tecnologia do autosserviço de chope para seu estabelecimento?