Quais tipos de negócio podem ter self service de cerveja?
Nesses quatro anos, a myTapp – primeiro sistema self service de cerveja do Brasil – já viu um pouco de tudo por aqui! São inúmeros os tipos de negócio que nos procuram – desde um clássico bar ou pub até buffets de açaí – cada um com suas diferenças, seus produtos, seu público.
Já trabalhamos com estabelecimentos de todos os tamanhos e em todo tipo de cidade – seja um bar local numa cidade interiorana ou uma filial de uma grande cervejaria numa capital. Apesar das diferenças entre si, todos esses estabelecimentos tinham um objetivo em comum quando entraram em contato com a myTapp: vender mais, diminuir o desperdício e controlar o fluxo.
Se você ainda não sabe se o self service de cerveja combina com o seu negócio, vem com a gente decidir!
Bares ou pubs
Vamos começar pelos óbvios, mas tão importantes quanto qualquer outro estabelecimento que iremos discutir: os bares e pubs!
O receio da maioria dos donos de bares de pequeno porte é o estigma de que self service de chopp só serve para bares grandes em cidades metropolitanas. A myTapp está aqui para desmistificar essa ideia – não existe estabelecimento pequeno demais ou grande demais. A geração de valor acontece independente do tamanho ou da projeção financeira.
O desperdício acontece em todos os bares e o aumento de vendas e fluxo é real, ainda que dentro da sua realidade. Pubs e bares vêm ganhando um padrão e, nesse tipo de estabelecimento, o atendimento vem – praticamente – sempre em primeiro lugar. A ideia do autosserviço não é acabar com o sorriso no rosto de seus garçons, mas levar o funcionário para funções que gerem valor ao seu estabelecimento, deixando o ato de servir por conta do cliente, deixando todo mundo satisfeito sempre.
Tap houses
Vamos começar pelo começo: qual a diferença entre um pub ou bar e uma tap house? Dica: tá no nome! Tap, em inglês, significa torneira. Ou seja, enquanto um pub ou bar, tem foco em bebidas em geral, toda a experiência proporcionada por uma tap house tem como foco as cervejas em barril – o famoso chope!
Vamos deixar mais formal – segundo o dicionário myTapp, uma Tap House é todo o estabelecimento que tem foco na comercialização de chope e disseminação da cultura cervejeira por meio de várias torneiras com estilos diferentes. Um ponto super legal desse tipo de negócio é a possibilidade de valorizar as cervejarias locais.
Com o número de empresas dedicadas a desenvolverem suas próprias receitas para a galera, incentivar quem está ao seu lado, levando uma cerveja de qualidade para o seu público é sensacional. Já que a torneira é a essência desse tipo de estabelecimento, nada poderia combinar mais com tap houses do que o self service de cerveja da myTapp!
Cervejarias e brewpubs
Cervejarias ou Brew Pubs são os negócios mais vinculados com cerveja possível: afinal, quer proximidade maior do que fabricar o líquido sagrado? Esses estabelecimentos também se adequam muitíssimo bem ao sistema de self service de cerveja.
Seja como um bar ou tap house da própria cervejaria ou um anexo à fábrica, o autosserviço de chope também é um aliado para testes de novos rótulos! Com ele, é possível analisar – sem interferir no consumo – o quanto o novo sabor está sendo aceito pelo público, conferindo a quantidade média por copo e se há novas servidas da mesma pessoa em um curto espaço de tempo.
Food parks
Se tem um tipo de negócio que deslanchou nos últimos anos foram os food parks. É aquele tipo de local que quando se está em um grupo grande de amigos, ou entre família, cada um escolhe o que for de seu agrado, sentam juntos em uma mesa e podem conversar e dar risadas.
É comum que nesse tipo de negócio tenha um truck fixo especializado em chope e, por muitas vezes, com venda exclusiva da bebida no local. Mas e se esse truck fosse substituído por um paredão com diversas cervejas artesanais dentro de uma lógica de um sistema self service?
É uma super oportunidade para introduzir os consumidores na cultura cervejeira, ser protagonista de um happy hour e estar presente no acompanhamento das comidas locais.
Growler Stations
A expansão da cultura cervejeira está quebrando a barreira do consumo de cerveja artesanal em situações e ambientes específicos com os growlers.
Pra quem não sabe, o growler é um recipiente – garrafão de vidro, cerâmica ou alumínio – feito especialmente para abastecer de chope e levar a felicidade engarrafada para casa. Era um costume antigo europeu e americano que foi substituído pelas garrafas de cerveja, e está começando a ganhar popularidade de novo.
No início dessa expansão, rolava por aí o mito de que o growler tinha que ser caro e servido apenas via máquina de contra-pressão. Contudo, com a popularização do negócio – e seguindo as tendências norte-americanas -, o growler, bem como os growlers stations se tornaram mais democráticas.
Agora, é possível ver inúmeros estabelecimentos voltados para esse público trabalhando, inclusive, com autosserviço de chopp. Seja por um adaptador na torneira, quanto uma torneira especial para tal, levar sua cerveja favorita (e fresquinha) para casa, para o churrasco de domingo ou para acompanhar o Netflix de sábado, já é uma realidade.
Estabelecimentos gastronômicos
Você é dono de um restaurante, sushi bar, queijaria, fast food, pizzaria ou qualquer outro estabelecimento que tem a comida como produto principal? Você quer dar um up no seu cardápio e faturar mais com as bebidas de um jeito muito cool e atrativo? Aposte no self service de cerveja!
São diversos os nossos clientes que adotaram o sistema de autosserviço de chopp da myTapp em seus restaurantes e tiveram feedbacks mais que positivos! Além de ser um jeito que diminuir a carga dos seus garçons, fazendo com que eles se preocupem apenas com a comida, a nossa solução diminui o tempo de espera do cliente e, consequentemente, o mau humor e a insatisfação. Você pode focar mais na sua especialização e deixar que o autosserviço cuide do resto!
Espaços de coworking
Um espaço de coworking é um local ou empresa que reúne a estrutura necessária para que outras empresas se juntem a eles e desenvolvam seus negócios. Estes espaços podem ter fins comerciais ou não, e contam com toda estrutura que um escritório tradicional teria, porém compartilhada por todos os integrantes do espaço.
Geralmente, um espaço de coworking é frequentado por empresas e profissionais que valorizam criatividade, troca de experiências e inovação – e inovação é com a gente mesmo!
É cada vez mais comum o local ter um espacinho (ou espação) reservado para a venda de cerveja. Seja em garrafa ou em torneira, a presença de um bar é a realidade enfrentada por muitos ambientes como esse e perfeitos para o autosserviço de chopp!
E além…
Existem diversos outros tipos de estabelecimentos que já estão inovando e saindo de seus padrões. Hotéis, barbearias e redes de cinema que querem um diferencial optam por torneiras de autosserviço em seus lobbys, tudo para que seus clientes acabem tendo experiências diferentes e marcantes.
Dessa maneira, clientes viram seus próprios “evangelizadores”, espalhando recomendações do estabelecimento no boca a boca que, convenhamos, ainda é a melhor publicidade que existe.
O mercado cervejeiro está cada vez maior em todas as regiões do Brasil e essa cultura não para de se popularizar.
A cerveja não tem mais local próprio para consumo: você ainda pode aproveitar uma gelada na sua casa e no bar, mas também pode ter novas experiências cervejeiras em lugares que você nunca tinha pensado que veria uma torneira de chopp.
A moral da história é: inove
Seja você o cliente final ou o dono de um estabelecimento, não tenha medo do novo, da tecnologia. Te demos vários exemplos que pessoas que inovaram e que o risco valeu a pena. Não importa se você mora no interior do Amazonas ou em São Paulo, o self service de cerveja myTapp combina com você!
Nos vemos por aí e, quem sabe no seu próprio estabelecimento.
Vamos bater um papo para você conhecer mais sobre a myTapp e o autosserviço de chope?