Como limpar linha de chopp? Saiba como realizar assepsia corretamente

Quando a limpeza da linha de chope não é feita corretamente, a bebida pode ser rapidamente contaminada e ter sua qualidade alterada! Conheça quais são os riscos e como preveni-los.

3 de outubro de 2022 Raquel Xavier

Como limpar linha de chopp? Saiba como realizar assepsia corretamente

Você tem feito a rotina de limpeza da sua linha de chope da forma correta? A assepsia é um dos pontos mais importantes quando se fala em cuidados e como limpar sua linha de chope. Fazê-la da forma correta e com a periodicidade recomendada garante que não haverá proliferação de materiais indesejados, garantindo assim o aroma e sabor desejados da bebida e também evita o desperdício de chope.

Atualizamos este conteúdo para você!

Novos estudos apontaram produtos mais eficientes e prazos maiores para fazer a limpeza e sanitização das linhas de chope e facilitar sua vida! Acompanhe aqui as novidades!

Por que limpar a linha de chope

Porque sujeira e produtos alimentícios não combinam em nada! A limpeza evita o aparecimento de microorganismos que podem deteriorar o seu chope, sua linha e a reputação do seu bar!

Vamos conhecer alguns dos principais inimigos da cerveja artesanal (e que podem ser evitados com a limpeza correta dos equipamentos de extração e mangueiras:

  • Mofo: é aquele material marrom ou preto que se acumula em alguns componentes da sua linha de chope quando expostos ao ar;
  • BeerStone: A combinação de ácidos oxálicos e sais resultantes do processo de malteação da cerveja pode resultar em depósitos de sólidos conhecidos como Beerstone. Esse material se acumula e pode vir a descamar no interior dos tubos se o sistema não for adequadamente limpo, deixando mangueiras e superfícies internas com aspecto amarelado, cinza ou acastanhado.
  • Biofilme: é uma camada microscópica, onde os microorganismos se protegem da agressão de produtos de higienização;
  • Bactérias: são elas que estragam a sua cerveja, deixando-a com um sabor e aroma péssimos. Mesmo que não sejam prejudiciais à saúde, eles podem causar sabores amanteigados estranhos – chamados diacetil -, ou sabores desagradáveis de ácidos e vinagres.

Além disso, as cervejarias estão produzindo receitas de cervejas cada vez mais granuladas. Isso significa que o processo de filtragem é cada vez menor (e até mesmo inexistente em muitos novos estilos), o que significa uma maior quantidade de resquícios dos ingredientes em toda a linha de chope e, consequentemente, a necessidade de limpezas mais frequentes.

Pode até parecer um exagero para quem nunca viu uma linha suja e, por isso, trago cenas fortes – registradas pela galera da Clean Tap.

SIM, isso são grânulos da cerveja que ficaram acumulados na base da torneira, causando o entupimento da linha.

Agora que você já sabe o que você não quer na sua cerveja, você precisa saber exatamente o que e como fazer a limpeza da sua linha de chope e evitar esses transtornos.

Como limpar a linha de chope

Não importa quantas linhas de chope você tem instaladas no seu bar: todas elas precisam estar limpíssimas para entregar todas as variedades de chope da casa em perfeitas condições! E não é muito difícil: são duas limpezas que você precisa fazer para garantir que vai eliminar todos os inimigos que falamos acima: uma limpeza cáustica e outra limpeza ácida.

As duas limpezas têm o mesmo processo base para serem realizadas, no qual:

  • As linhas devem ser limpas com o produto específico para cada etapa;
  • Todas as torneiras devem ser completamente desmontadas, sangradas e limpas, removendo bem os resíduos sólidos;
  • Todas as extratoras ou dispositivos de drenagem (filtro, poupa chope, etc) devem ser igualmente esfregados e limpos.

Os produtos químicos cáusticos removem a matéria orgânica do interior da linha de chope, equipamentos e acessórios. A remoção desse acúmulo evita o crescimento de bactérias que estragam a cerveja, como lactobacillus, pediococcus e pectinatus.

Já a limpeza com produto químico ácido removerá também os materiais inorgânicos como oxalato de cálcio (beerstone) e carbonato de cálcio (water stone) do interior da linha, equipamentos e acessórios. Mas aqui você precisa ter cuidado: alguns limpadores ácidos podem danificar seus equipamentos de extração.

Abaixo organizamos uma tabela-resumo para você saber o que é removido em cada tarefa de limpeza:

Se você quiser se aprofundar mais no assunto, descobrir quais os melhores métodos de limpeza, indicação dos melhores produtos e quando se deve fazer cada uma desses procedimentos, sugiro que você baixe agora mesmo nosso Manual Completo sobre Manutenção e Limpeza de Linhas de Chope. Ele foi elaborado de acordo com a equipe técnica da Brewers Association americana e está disponível e gratuito para você no link abaixo!

Como a myTapp te auxilia na manutenção da limpeza da sua linha de chope

O sistema de autosserviço de chope da myTapp possui um módulo que informa quando deve ser realizada a limpeza.
Cada etapa tem um prazo para ser realizada, mas no dia a dia, quem é que lembra, não é mesmo?

Então o sistema mostra um alerta para você dizendo que a limpeza precisa ser feita novamente. Só é necessário fazer a inserção da data da última limpeza realizada no sistema e ele te avisará quando deve ser realizada a próxima. Fácil assim.

Quer conhecer mais sobre a myTapp e como podemos levar a tecnologia do autosserviço de chope para seu estabelecimento?

Quer receber mais conteúdos como esse em seu e-mail?

Assine nossa newsletter e fique por dentro dos materiais da MyTapp!

Informe seu nome
Informe sua empresa
Informe seu e-mail